O sistema de gestão da qualidade total, ou em inglês "Total Quality Management" (TQM) já é utilizado há muito tempo e transformou o modo das empresas se destacarem no mercado.

Hoje em dia, ganhou ainda maior relevância, devido ao alto número de concorrentes, que produzem o mesmo tipo de produto.

Então, para você entender melhor sobre o assunto, neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos sobre a gestão da qualidade:

 

  • O que é qualidade?
  • O que é Gestão da Qualidade?
  • 7 Princípios da Gestão da Qualidade
  • Ferramentas da Qualidade
  • Seja um Auditor em Gestão da Qualidade

 

Vamos lá?

 

O que é qualidade?

 

A qualidade depende do objetivo, pois ela está diretamente relacionada com a proposta de desenvolvimento dos produtos ou serviços. Assim, não existe fórmula ou modelo genérico que defina a qualidade.

Como disse Gilmore, um dos gurus da qualidade: “qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação”.

Como ele definiu, a qualidade é um grau e determina quão próximo do objetivo está seu produto ou serviço desenvolvido, dessa forma, estamos sempre buscando por uma alta qualidade nos serviços.

Então, o que é possível fazer para garantir essa qualidade elevada? Para isso é importante investir na gestão da qualidade nos processos e na rotina das organizações.

 

O que é Gestão da Qualidade?

 

A gestão da qualidade é um tipo de gerenciamento bastante abrangente, sendo utilizado nos mais diversos segmentos e processos produtivos, sempre visando atender as necessidades dos clientes, gerando maior valor nos produtos e serviços.

E, como implementar uma gestão da qualidade nas organizações?

A política de qualidade é definida e implementada pela alta administração da empresa e tem como base a missão, visão e valores da mesma.

Com o objetivo de obter um padrão de qualidade para produtos e serviços, devem ser monitorados os indicadores de qualidade da empresa seguindo os 7 princípios da gestão da qualidade.

Mas, antes de falarmos destes princípios, você pode fazer download do nosso KIT Gratuito de Planilhas de Gestão da Qualidade! O KIT vai te auxiliar a monitorar indicadores através das seguintes planilhas: controle de documentos, FMEA (Análise dos modos de falha e seus efeitos) e MASP (método de análise e solução de problemas).

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Para se atingir um elevado nível de eficácia e eficiência e poder superar seus concorrentes, as organizações devem implementar em seu processo os 7 princípios básicos da gestão da qualidade. Vamos ver agora quais são eles.

 

7 princípios da Gestão da Qualidade

 

Vamos entender um pouco quais são estes 7 princípios da gestão da qualidade regularizados de acordo com a ISO 9001:2015.

 

1. Foco no cliente

 

O primeiro princípio da gestão da qualidade é o foco no cliente. Afinal, o que seria das empresas sem os clientes? Isso mesmo, nada! Por isso, é necessário que se saiba mais sobre os clientes para satisfazer suas necessidades. Afinal, são eles o foco da geração de valor da empresa.

Nessa etapa se atende, supera e surpreende as necessidades do cliente como forma de criar um vínculo verdadeiro em busca da fidelização.

 

2. Liderança

 

A liderança tem que seguir o mesmo caminho de todo o processo, as suas ideias têm que ir ao encontro de todos colaboradores, sempre buscando com que todos dentro da organização se esforcem e se comprometam para poder atingir os objetivos. Por isso, este é o segundo princípio da gestão da qualidade.

 

3. Engajamento das pessoas

 

Se não houver o envolvimento das pessoas no trabalho, a gestão da qualidade fica comprometida e provavelmente não irá funcionar. Os colaboradores precisam estar 100% conectadas com a missão, valores e a estratégia corporativas da empresa.

Vou exemplificar, para sua melhor compreensão. Imagine várias pessoas dentro de um barco, porém cada uma está remando para um lado. O barco não irá sair do lugar, não é verdade? Pois é, para que possa ir a frente, todos têm que remar na mesma direção, de forma harmoniosa.

 

4. Abordagem de processos

 

As atividades têm que ser compreendidas e gerenciadas como processos interrelacionados, que funcionam como um sistema coerente.

É preciso conhecer o processo, conhecer o mapeamento, enxergar o que pode mudar e onde quer chegar. É necessário um planejamento muito claro das atividades, para que possa atingir os objetivos pensados.

 

5. Melhoria contínua

 

Para satisfazer os clientes é necessário sempre buscar melhorar, identificar alguma falha, algum gargalo. Essa melhoria contínua é importante para conseguir gerir processos e manter um alto nível de produção.

Estamos sempre em busca de capacitação e melhorias, seja na vida profissional ou pessoal, não é mesmo? Então! No meio profissional é a mesma coisa, a procura pela evolução tem que ser constante, não pode parar.

 

6. Tomada de decisão baseada em evidências

 

Para produzir os resultados almejados, todo gestor precisa tomar decisões baseadas em análise e avaliações, e esses dados auxiliam muito neste processo. Mas qual o porquê disso?

Quando trabalhamos com uma abordagem factual, a possibilidade de ter um retrabalho é reduzida, otimizando assim, o tempo gasto na atividade e o modo de se tomar decisões dentro da empresa.

 

7. Gestão de relacionamentos

 

Como já dizia o escritor britânico John Ruskin, “a garantia da qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente”.

Esta frase resume muito bem o processo de gestão da qualidade, para conseguir resultados significativos para a sua empresa, é necessário um trabalho intenso de todos da organização, trabalhar juntos em um prol comum, e, claro, seguir e aplicar todos esses princípios.

Quer saber como garantir que esses 7 princípios serão seguidos? Acesse nosso artigo 7 princípios da qualidade definidos pela ISO 9001:2015 e descubra!

Além dos princípios a serem seguidos, você pode utilizar ferramentas para te ajudar a monitorar a qualidade de produtos e serviços dentro da empresa. Vamos conhecer algumas delas?

 

Ferramentas da Qualidade

 

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer uma boa gestão da qualidade na empresa, entre elas podemos destacar as 7 principais ferramentas da qualidade que são:

E, para você saber mais sobre cada umas delas não deixe de baixar nosso Ebook Gratuito As 7 Ferramentas da Qualidade! É só clicar na imagem abaixo!

 

 

Agora que você já sabe o que é a gestão da qualidade, quais são seus princípios e ferramentas, está pronto para se tornar um especialista no assunto?

 

Seja um Auditor em Gestão da Qualidade!

 

Um profissional especializado em gestão da qualidade pode atuar dentro das organizações com auditorias, conforme a ISO 9001. E, ser uma empresa certificada nesta norma, indica a preocupação com processos bem definidos, foco no cliente e com a qualidade dos serviços, o que traz um diferencial competitivo no mercado de trabalho para profissionais da área.

Você também deve saber que ISO 9001:2015 traz requisitos para sistemas de gestão da qualidade que são adaptáveis para qualquer tipo de empresa, independente do porte ou finalidade.

Então, para te ajudar a se tornar um auditor conforme essa norma, nós temos um curso de gestão da qualidade!

Através do nosso curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 você estará capacitado a realizar auditorias internas dentro das organizações!

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