O que é a Gestão de Alta Performance (GAP)?
As vantagens da sua implantação
5 passos para aplicar na sua empresa
Quais são os principais erros que comprometem uma Equipe de Alta Performance?
Desenvolva as habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder!

Saiba como a Gestão de Alta Performance (GAP) pode aumentar a eficiência da sua empresa!

Conheça os benefícios dessa abordagem que tem crescido no mercado e os principais passos para implementar a Gestão de Alta Performance (GAP) na sua organização.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como a Gestão de Alta Performance (GAP) pode aumentar a eficiência da sua empresa!

O mercado está cada vez mais se parecendo uma selva. Seja por colaboradores, clientes ou oportunidades, as empresas estão sempre competindo entre si. Apenas o mais forte e perspicaz será capaz de se sobressair sobre os concorrentes e ter destaque naquele segmento.

Nesse contexto, novas abordagens surgem e se popularizam. As primeiras empresas que começam a utilizá-las podem sair na frente e assumirem a liderança. A Gestão de Alta Performance pode ser o diferencial que o seu empreendimento estava procurando.

Essa abordagem, muito conhecida na Europa e nos Estados Unidos, chegou ao Brasil e tem se popularizado nos últimos anos.

Para facilitar o entendimento sobre os principais conceitos, decidimos separar esse conteúdo em alguns tópicos:

  • O que é a Gestão de Alta Performance (GAP)?
  • As vantagens da sua implantação
  • 5 passos para aplicar na sua empresa.
  • Quais os principais erros que comprometem uma Equipe de Alta Performance?

Antes de mais nada, vamos mergulhar nesse tema incrível!

O que é a Gestão de Alta Performance (GAP)?

A Gestão de Alta Performance é conhecida também pela sigla GAP no nosso país e é considerada uma abordagem que pode ser aplicada na forma de liderança de qualquer organização. Ela prevê que seja extraído o melhor de cada colaborador, aumentando assim a produtividade de toda a empresa.

Para implementar a GAP em sua empresa, é necessário que sejam feitas algumas mudanças como: implementar uma nova cultura organizacional, investir em recursos tecnológicos, investir também nos funcionários e ter lideranças que estejam alinhadas com os propósitos da empresa.

Ao seguir a GAP, o líder deve atuar como uma espécie de mentor ou coach do seu time, conhecendo as principais características de cada membro da equipe, podendo assim posicionar estrategicamente cada um dos seus recursos de acordo com a situação vivenciada.

Quer se tornar um Líder de Alta Performance?

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance


Agora que você já tem mais essa incrível ferramenta, confira os principais benefícios que a Gestão de Alta Performance pode trazer para a sua empresa.

As vantagens da sua implantação

Nesse tópico, decidimos trazer as principais vantagens da Gestão de Alta Performance caracterizadas por três pilares principais

Colaboração

Uma das principais características das equipes de alta performance é a forma colaborativa como ela trabalha. Esse ambiente impacta diretamente em entregas de qualidade e solução de problemas com rapidez, afinal, um time integrado é capaz de se comunicar melhor e também complementar o trabalho de cada setor com conhecimentos multidisciplinares.

Produtividade

Outra característica comum da implantação da Gestão de Alta Performance é o aumento significativo de produtividade. Cada colaborador consegue ser melhor aproveitado e também faz com que suas melhores características e competências sejam utilizadas de forma estratégica.

Qualidade

O terceiro pilar da Gestão de Alta Performance é a melhoria da qualidade dos serviços ou produtos entregues pela empresa. Isso pode ser explicado pela diminuição da necessidade de retrabalho e também pelo aumento do foco nos resultados entregues.


Depois de ter visto essas vantagens, temos a certeza que você já está pensando em como implementá-la, não é? Não se preocupe, é o que veremos a seguir.

5 passos para aplicar na sua empresa

Nesse tópico, separamos cinco quesitos que devem ser implementados em sua organização para que a Gestão de Alta Performance seja atingida. Confira:

1. Equipe

A escolha de uma equipe de alto desempenho é, sem dúvidas, o momento crucial e que tornará a implantação de cada um dos passos a seguir muito mais simples.

Para isso, é necessário que você tenha um processo de seleção bem fundamentado e completo, que consiga ir além de somente atrair bons candidatos e que permita uma boa avaliação das soft e hard skills que o cargo necessita.

2. Planejamento

Ter um planejamento preciso é algo que faz a diferença em qualquer organização. Ele é responsável por preparar a empresa para enfrentar imprevistos e também para alcançar os resultados desejados.

É fundamental para a Gestão de Alta Performance que a equipe conheça os planos de açãoque o líder traçou para a empresa. Assim, eles conseguiram colaborar e também direcionar suas atividades para funcionarem como apoio para que os objetivos sejam alcançados.

3. Relacionamento

Como dissemos anteriormente, o líder deve trabalhar bem próximo de sua equipe e atuar como um mentor. Para isso, é preciso que o relacionamento com o time seja saudável e amigável.

Esse relacionamento é algo importantíssimo para que o clima do ambiente corporativo seja propício para aumentar a inovação, a criatividade e a motivação.

4. Recursos

Muitas empresas trabalham com um orçamento apertado e não têm os melhores recursos disponíveis no projeto. No entanto, é importante que o líder deixe claro os motivos de não conseguir fornecer as ferramentas naquele momento e mostre que continua tentando atender aquelas necessidades em um futuro próximo.

Se for possível, proporcione sempre treinamentos, capacitações e tecnologias, assim a busca e entrega de melhores resultados é impulsionada.

5. Plano de crescimento

A Gestão de Alta Performance é um sistema de longo prazo e que requer que as lideranças da organização se comprometam com o aumento gradual das metas e também de benefícios para os funcionários.

Assim, eles conseguiram se sentir parte daquilo e, com isso, facilitar a elaboração de um propósito dentro da empresa.

Quais são os principais erros que comprometem uma Equipe de Alta Performance?

Falamos sobre as vantagens da implementação da GAP em sua empresa, mas também é necessário explicar quais são os principais erros que são cometidos ao gerir uma equipe de alta performance.

  • Não fazer uso de métricas e medir o desempenho;
  • Deixar de investir na capacitação da equipe;
  • Não reconhecer o esforço dos membros da equipe;
  • Ser chefe e não Líder;
  • Não ter uma boa comunicação interna.

Desenvolva as habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder!

Como você pode perceber durante a leitura deste artigo, a implantação da GAP é muito dependente da figura do líder capacitado para exercer uma gestão empresarial completa.

A nossa Formação em de Soft Skills te aproximará da função de líder!!

O programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já!

Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Clique para saber mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.