Passo a Passo: Como Fazer uma boa Gestão de Ativos Dentro da Minha Empresa?
Os Maiores Benefícios de Implantar uma Gestão de Ativos
Conheça o curso da Voitto sobre Planejamento e Controle de Produção na Prática!

Desvende o que é a Gestão de Ativos e qual a sua Importância para as Empresas

Saiba o que é a gestão de ativos e qual a sua importância dentro das empresas. Descubra seus benefícios e compreenda o seu significado.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Desvende o que é a Gestão de Ativos e qual a sua Importância para as Empresas

A gestão de ativos é um conjunto de regras que visam manter um maior controle dos bens de uma determinada empresa para torná-los competitivos no mercado.

Segundo a ISO 55.000, importante organização que visa padronizar elementos técnicos, podemos chamar de ativos qualquer elemento que tenha valor e importância para uma corporação.

Dessa forma, podemos compreender como ativos os seguintes elementos:

  • Marcas;
  • Contratos;
  • Ferramentas e materiais;
  • Equipamentos de TI;
  • Conhecimento e expertise sobre um assunto.

Esses, por sua vez, são elementos que podem compor tal gerenciamento e são usados para fazer uma boa gestão dentro das empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura conosco e fique atento aos seguintes tópicos:

  • Para que serve a gestão de ativos?
  • Passo a Passo: Como fazer uma boa gestão de ativos dentro da minha empresa?
  • Os maiores benefícios de implantar uma gestão de ativos!
  • Conheça o curso da Voitto sobre Planejamento e controle de produção na prática!

Vamos lá?


Para que Serve a Gestão de Ativos?

O gerenciamento de ativos serve para calcular o consumo de material e manter uma boa organização e consciência sobre aquilo que acontece, entra e sai da empresa. Dessa maneira, sua principal funcionalidade é manter o controle e registro de todos os ativos desde a sua produção até o seu descarte.

O ciclo de vida de cada elemento, por sua vez, é monitorado em tempo real por um software de gestão que mantém sob observação cada ativo. Nessa atividade, são feitas relações importantes sobre o seu estado dando uma maior percepção sobre a qualidade dos mesmos.

O principal objetivo da gestão de ativos é alcançar uma melhoria contínua a partir de metodologias ágeis para que esses elementos possamestar em suas melhores condições, agregando valor à empresa e aos possíveis investimentos a partir deles.

Vale ressaltar, que dentro desse tipo de gestão, antes mesmo do produto se dar em forma física, ou a ideia se tornar prática, já são analisados todos os riscos com uma análise refinada das probabilidades.

Passo a Passo: Como Fazer uma boa Gestão de Ativos Dentro da Minha Empresa?

Para obter uma gestão de ativos qualificada e que resulte na facilitação dos processos é necessário seguir alguns passos, e como somos uma escola de negócios que se preocupa em passar o melhor do conhecimento para você, listamos alguns deles! Veja só:


Liste Todos os Bens e Faça uma Análise de Custo 

O primeiro passo para conseguir calcular o consumo de materiais, é analisar e ter o controle de todos os bens da sua empresa, colocando em lista todos os itens!

Fazendo uma relação de todos os ativos presentes, será possível dar início ao gerenciamento de ativos. Para isso, podeutilizar as planilhas do Excel ou utilizar um software específico para esse fim.

Defina as Normas de Procedimento

Assim que forem listados todos os ativos presentes dentro da empresa, é hora de definir os procedimentos, isto é, qual software será empregado  para controle desses ativos e qual o objetivo a ser alcançado com o gerenciamento deles.

O melhor softwarepara utilizar na gestão de ativos é o PDCA. Nele, são definidos 4 princípios: planejamento, execução, verificação dos indicadores e aprimoração.

Veja as especificações de cada um:

  1. Planejar: o primeiro passo é elaborar um plano de ativos, que consiste no mapeamento e cadastro. Depois de registrar essas informações de forma detalhada, é necessário iniciar o plano de administraçãoplano de administração dos bens. Definir quais serão as mudanças a serem alcançadas e os impactos delas na organização. Lembrando que um bom plano de ativos deve conter planos de emergência para ativos de nível crítico, e a identificação de possíveis falhas. 
  2. Execução: com os objetivos e planos de ações traçados, o próximo passo é a execução dasações mapeadas no planejamento. Para entender essa etapa,vamos utilizar o exemplo que será a necessidade de adquirir novos equipamentos. Ao  fazer a solicitação, é necessário que os modelos sejam semelhantes com os critérios estabelecidos pelo planejamento. É importante criar um calendário para acompanhar essas mudanças. Lembrando que é primordial que todo processo seja documentado, com todas as ações que estão sendo feitas. 
  3. Verificação dos indicadores: os indicadores serão responsáveis por validar se as ações planejadas estão de acordo com os objetivos traçados. Nessa etapa, por exemplo, deve-se colher alguns números para identificar se as falhas estão diminuindo.  É possível recuperar as ordens de serviço e os  checklists. É importante lembrar que só é viável mensurar o que está documentado.
  4. Aprimoração:  a gestão de ativas eficiente está atrelado amelhorias e resultados, sendo imprescindível aprimorar os processos. Essa etapa pode ser considerada como uma avaliação dos passos anteriores, com objetivo de analisar e monitorar

Neste sentido é importante a constância  na política de gestão dos ativos, para que  transpareça o compromisso com os colaboradores e com a gestão.

Eduque os Departamentos Envolvidos

Com suas metas traçadas e a gestão de ativos preparada para serem colocadas em prática, deixe os seus colaboradores a parte do que está acontecendo. Se possível, destine um setor para cuidar desse gerenciamento e invista na especialização deles para obter um maior resultado!

Para melhorar ainda mais seu desempenho, confira nosso material sobre Gerenciamento de Projetos!

Confira essa dica!

Confira o KIT de gerenciamento de projetos , um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

Sendo assim, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam precisa de ferramentas e métodos para gerenciar projetos com eficiência para alcançar o objetivo planejado.

Está esperando o que? Se torne um profissional completo agora e baixando nosso KTI de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento de Projetos

Os Maiores Benefícios de Implantar uma Gestão de Ativos

Uma boa gestão de ativos é imprescindível para promover uma empresa organizada e que possua um bom planejamento estratégico. Visto isso, separamos os maiores benefícios de implantar uma gestão de ativos dentro do seu negócio!

1. Auxilia na Tomada de Decisão

Usando as ferramentas de gestão de ativosa tomada de decisão se torna mais fácil devido a ampla análise dos riscos que é feita nessa metodologia. Dessa forma, a empresa possui em mãos os instrumentos necessários para decidir se determinada ação será benéfica ou não ao seu negócio.

2. Aumenta a Qualidade dos Serviços 

Ao implantar uma gestão de ativos dentro das empresas, a qualidade do serviço imprescindivelmente aumentará. Isso porque um dos focos desse tipo de gestão é priorizar o controle dos ativos e aumentar o desempenhode cada um, calculando também o seu ciclo de vida.

3. Produz um Planejamento Estratégico de Qualidade

A gestão de ativos tem como uma de suas maiores características a fundamental análise estratégica. Esse tipo de gestão pode ajudar os colaboradores na análise de riscos e na implantação de novos projetos, obtendo um planejamento de qualidade segundo os dados coletados pelas ferramentas de gestão.

4. Reduz Custos Desnecessários

Uma das formas de aumentar a qualidadedos produtos na gestão de ativos é utilizando a análise do ciclo de vida de cada um. Dessa forma, pode-se prever o tempo médio de cada produto e planejar também a sua manutenção de acordo com o seu desempenho.

Isso, por sua vez, reduz custos desnecessários quanto a implementação de novas máquinas, por exemplo. A gestão de ativos, e principalmente a ferramenta de PDCApromovem essa análise e diminuem o gasto em produtos que ainda não necessitam de manutenção.

Interessante, não é mesmo? Hoje você aprendeu sobre o que é uma gestão de ativos, como implementá-la dentro da sua empresa e seus maiores benefícios!

Agora, que tal saber como fazer essa gestão de ativos com um bom planejamento?

Conheça o curso da Voitto sobre Planejamento e Controle de Produção na Prática!

O PCP é um sistema de gerenciamento que irá melhorar a tomada de decisões. Além de aumentar a qualidade dos produtos, sistematizar a produção e reduzir custos na sua empresa!

Sendo assim, com o Treinamento em Planejamento e Controle de Produção (PCP) você terá a oportunidade de assumir um cargo de liderança dentro da sua empresa e será capaz de diferenciar os três níveis de planejamento do PCP.

Além disso, o curso Treinamento em Planejamento e Controle de Produção (PCP) fornece entrevistas exclusivas com especialistas da área, exibindo o Planejamento e Controle da Produção na prática.

Nesse sentido, se você deseja aprender conceitos essenciais, ferramentas e a visão prática da implementação do PCP, esta é a capacitação correta! Se inscreva já!


Treinamento em Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Treinamento Em Planejamento E Controle Da Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.