Ter uma rotina de home office nas empresas está se tornando cada vez mais comum

Além de dar flexibilidade aos colaboradores, um bom programa de trabalho remoto permite que o trabalho continue sendo realizado com qualidade mesmo em viagens corporativas, imprevistos pessoais que impeçam o colaborador de ir até a empresa ou casos extremos como pandemias.

Mas como manter a produtividade dos colaboradores em casa?

Sabendo fazer uma boa gestão de equipes a distância!

Muitos líderes têm dificuldades em gerir e acompanhar suas equipes a distância. Acham que fazer a gestão remota é algo complexo e que a produtividade de seus colaboradores será afetada, mas temos dicas excelentes para você conseguir gerir suas equipes, ser um líder presente e manter a excelência nas entregas do seu time!

Neste artigo veremos:

  • Vantagens do Home office;

  • Vantagens de uma boa gestão à distância;

  • Como fazer uma boa gestão de equipes a distância;

  • 5 Ferramentas para auxiliar a gestão de equipes a distância.

 

Vamos iniciar conhecendo as vantagens em implantar o home office, mas antes quero te dar uma dica! 

Para fazer uma boa gestão de equipes à distância é muito importante saber lidar com os imprevistos, detectar rápido para resolver rápido.

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Vantagens do Home Office

 

Muitos ainda têm preconceito com essa forma de trabalho, porém é um modelo que têm apresentado muitos benefícios tanto para colaboradores quanto para a empresa, vamos conferir!

 

Bem-estar dos colaboradores

Quando bem estruturado, o home office pode trazer muitos benefícios para os funcionários como flexibilidade para trabalhar de onde estiver, estar em um ambiente mais calmo e tranquilo ou não precisar passar horas do dia no trânsito para se locomover até a empresa. 

Mas, é importante ressaltar que para que tudo isso funcione o colaborador precisa ter um espaço calmo, bem organizado e focar em suas atividades profissionais durante o período de trabalho.

 

Recrutar talentos de outras regiões

Um bom modelo de home office permite que seus colaboradores estejam a milhares de quilômetros de distância da empresa. Isso torna viável recrutar talentos e funcionários de alta performance de qualquer lugar que muitas vezes não aceitam as vagas devido a distância da família.

 

Redução de custos

Com boa parte dos colaboradores em rotina de home office a empresa consegue reduzir muitos dos seus custos operacionais, principalmente em relação a eliminação de um grande espaço físico para escritório. Isso ajuda a reduzir custos com aluguel, energia, produtos de limpeza, contratação de terceirizadas para manter a limpeza e segurança do prédio, além da diminuição dos custos de alguns benefícios, como por exemplo, transporte.

 

Agora que você já sabe que o Home Office pode ser um grande aliado, vamos conhecer também os benefícios de uma boa gestão de equipes à distância.

 

Vantagens de uma boa gestão  de equipes a distância

 

Como dissemos anteriormente, o trabalho remoto traz flexibilidade para os colaboradores e até redução de custos para a empresa, mas é muito importante ter líderes capazes de gerir bem suas equipes para manter o trabalho de qualidade.

Uma boa gestão de equipes à distância permite que o líder acompanhe de forma mais próxima seus colaboradores, mantendo o controle sobre a quantidade e qualidade das entregas de seu time como se estivessem trabalhando presencialmente, sem se esquecer do bem-estar de seus funcionários. 

Apesar de parecer uma missão complexa, com objetivos bem definidos e com o auxílio de boas ferramentas de gestão é possível manter a organização e a qualidade das entregas! 

 

Vamos te auxiliar nessa jornada! Segue com a gente que vamos te dar dicas de como fazer uma boa gestão remota e de algumas ferramentas para te auxiliar nesse processo.

 

Como fazer uma boa gestão de equipes à distância

 

Agora vamos ver como gerir as equipes para mantê-las produtivas e como ser um líder presente mesmo à distância.

 

1. Estabeleça objetivos e metas

Tanto no trabalho presencial como no trabalho remoto, é importante ter objetivos e metas bem definidas. Com seus colaboradores em casa, é ainda mais importante que esteja claro onde se deseja chegar e qual caminho seguir.

Assim, eles saberão quais atividades dar mais relevância e prioridade e você, como líder, terá mais facilidade para avaliar o desempenho do time.

 

2. Mantenha uma boa comunicação e de forma constante

A boa comunicação é um fator essencial para o trabalho remoto. Quando se trabalha à distância, é muito importante que as tarefas sejam definidas de forma mais detalhada, que haja um canal aberto para dúvidas e que todos os processos sejam documentados. Assim, são evitados ruídos ou falhas de comunicação que podem gerar erros e comprometer a produtividade.

 

3. Tenha um controle de ponto

Com o trabalho remoto, a gestão das equipes a distância se torna um desafio quanto ao cumprimento da jornada de trabalho. É importante tanto para o colaborador quanto para o líder uma ferramenta de controle de ponto, assim, evita-se excessos e também falta de comprometimento com as tarefas.

 

4. Estabeleça uma rotina

Com uma rotina bem definida, os cronogramas conseguem ser mantidos e as tarefas entregues com qualidade e no tempo esperado.

O excesso de flexibilidade pode gerar atraso nas entregas e baixa na produtividade. Por isso, estabeleça horários de início e fim da jornada, assim como do almoço e cafés para que seus colaboradores tenham bem definido qual o período de dedicação ao trabalho.

 

5. Evite o  microgerenciamento

O trabalho remoto exige muita confiança em sua equipe e demonstrar isso é essencial! Apesar da boa intenção, acompanhar passo a passo as atividades do colaborador limita sua autonomia e pode gerar insegurança e tensão. Isso torna as tarefas mais exaustivas e acarretam em queda na produtividade.

 

6. Realize reuniões eficazes

Utilize a tecnologia a seu favor e invista em uma boa ferramenta para reuniões virtuais. Com o trabalho remoto, o ambiente dos colaboradores pode gerar distrações. Por isso, tenha uma pauta bem definida, com a participação de todos e com temas de relevância. Reuniões rápidas de ajuste de atividades são muito eficazes quando bem planejadas.

 

7. Preocupe-se com o bem estar do seu colaborador

Criar conexões entre a equipe é essencial! Fortalecer os laços entre colaboradores e líder ajuda na boa comunicação e também nas entregas das tarefas. Muitos funcionários necessitam de mais atenção, têm dificuldades em trabalhar sozinhos e gostam do convívio social. 

Casos extremos como em pandemias em que o trabalho remoto dura muitos meses podem acarretar depressões e crises de ansiedade, assim como jornadas excedentes para aqueles que não conseguem se desligar do trabalho. 

É essencial que o gestor se atente sempre para o bem-estar de seu time, acompanhando periodicamente suas condições estruturais, físicas e emocionais.

 

8. Seja um líder presente

Fazer a gestão de equipes à distância não significa ser um gestor ausente! Não se esconda atrás de ferramentas de gestão, esteja sempre presente. A equipe precisa confiar que tem um bom líder para fazer o alinhamento da equipe e ajudar na solução dos problemas.

 

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de equipes a distância, vamos de dar dicas de ferramentas para te auxiliar na gestão do trabalho remoto.

 

5 Ferramentas para Auxiliar na Gestão de Equipes a Distância

 

1.WebEx

Esta é uma ferramenta criada especificamente para o mundo corporativo. É usado para reuniões virtuais, videoconferências e compartilhamentos de tela. 

 

 

2. StarLeaf

Nossa segunda indicação é um aplicativo mais completo. Ele é excelente para comunicação e colaboração em equipe. Permite mensagens em conversas individuais e em grupo, e reuniões e chamadas.

 

 

3. Slack

Já o Slack é um bom auxiliar na gestão dos fluxos de trabalho. É bom para a organização das equipes e também permite a criação de grupos, trocas de mensagens e realização de chamadas. 

 

 

4. Trello

O Trello é uma boa ferramenta para gerenciar as tarefas e projetos. É organizada em quadros e listas e se baseia na metodologia Kanban. Permite criar checklists, deixar lembretes e formar grupos de trabalho para organização interna da equipe.

 

 

5. Google Drive

Por último, mas não menos importante, o Google Drive é uma ótima ferramenta para compartilhar documentos, planilhas e muitos formatos de arquivos, que ficam armazenados na nuvem e podem ser editados de forma colaborativa.

 


 

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