O que é gestão do conhecimento?
Qual a importância da gestão do conhecimento?
O capital humano e a gestão do conhecimento
Qual a importância do benchmarking na gestão de conhecimentos?
Gestão por competências x Gestão de conhecimento
E aí? Vai buscar o conhecimento?

Aprenda o que é a gestão do conhecimento e sua importância para a difusão da informação nas empresas

Entenda o conceito de gestão do conhecimento, como ela mantém os colaboradores atualizados e sua relevância para a estrutura organizacional de negócios que buscam sucesso.

Gustavo Lima
Por: Gustavo Lima
Aprenda o que é a gestão do conhecimento e sua importância para a difusão da informação nas empresas

Você já ouviu falar em gestão do conhecimento? Não? Bom, você provavelmente já compartilhou alguma informação com alguém, não é mesmo? Seja sobre uma série de televisão, um livro, filme e até mesmo sobre uma matéria da faculdade.

Diariamente estamos compartilhando nossas ideias, experiências vivenciadas e até conhecimentos técnicos com pessoas ao nosso redor. Não seria diferente no ambiente de trabalho.

Nesse artigo, vou te explicar o conceito da gestão do conhecimento e qual sua importância para um empreendimento que busca as primeiras posições no mercado. Nele nós veremos:

  • O que é gestão do conhecimento
  • Qual a importância da gestão do conhecimento
  • O capital humano e a gestão do conhecimento
  • Qual a importância do benchmarking na gestão do conhecimento
  • Gestão por competências x Gestão do conhecimento

Vamos lá?

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento, ou knowledge management, em inglês, é um conceito muito abrangente. Ela compreende uma série de práticas que ajudam uma empresa a desenvolver a melhoria, visto que potencializa a geração de ideias que podem agregar valor a um negócio.

A gestão do conhecimento tem como objetivo se beneficiar dos conhecimentos internos e até mesmo externos a uma instituição e então, empregá-los de forma prática, facilitando a solução de problemas através de dados bem administrados.

Esse sistema de gerenciamento corporativo ainda pode ser explicado em três etapas:

  • Primeira: buscam levantar quais são os conhecimentos, as informações e competências que os colaboradores da organização possuem que levam a empresa a continuar operando.
  • Segunda: procuram transformar todos os conhecimentos acessíveis de seus funcionários em procedimentos padrões para compartilhar informações com toda a equipe de trabalho.
  • Terceira: visam &agrave melhoria dos funcionários e também trabalham a questão de desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades que sejam relevantes para a evolução do negócio.

A gestão do conhecimento tem como principal finalidade a otimização da tomada de decisão de forma intuitiva. Mas como assim?

Através do compartilhamento de ideias, a gestão do conhecimento permite mapear soluções que já foram usadas anteriormente. Ou seja, não é necessário perder tempo "reinventando a roda".

Outro ditado popular que você com certeza já ouviu e tem tudo a ver com a gestão de conhecimento é: "é errando que se aprende". Os erros, ou educadamente, as experiências anteriores, podem e geralmente são usadas no auxílio à solução de problemas.

De forma resumida, a gestão do conhecimento procura identificar, trabalhar e analisar todas as informações e os conhecimentos acessíveis e necessários para o funcionamento, o crescimento e a melhoria de um negócio.

Qual a importância da gestão do conhecimento?

Hoje em dia, graças à tecnologia da informação e aos assuntos pertinentes à indústria 4.0 como o Big Data, o número de informações, conhecimentos e referências é muito grande.

Dessa forma, saber lidar com tudo isso e ainda organizá-los de maneira adequada faz-se cada vez mais necessário.

A gestão do conhecimento é muito importante para que uma empresa seja capaz de fazer a organização e a sistematização de todas as informações e os conhecimentos que circulam em seu ambiente.

Ela permite estruturar atividades de uma melhor forma a partir de dados não somente internos de seus funcionários, como também externos. Informações sobre concorrentes, surgimento de novas tecnologias e influências culturais são exemplos desses.

Esse sistema de gestão visa a reduzir custos com planejamento, melhorando o aproveitamento do capital intelectual dos trabalhadores e fortalecendo as condições organizacionais através da geração e do compartilhamento de conhecimento.

O capital humano e a gestão do conhecimento

O ser humano é capaz de aprender basicamente com tudo: através da internet, de livros, imagens, vídeos... Enfim, tudo! Mas talvez a forma mais rápida de se entender algo seja por meio de uma conversa direta com uma pessoa que entenda de determinado assunto.

Sendo assim, o capital intelectual humano é fundamental e está entre as principais vantagens competitivas de uma empresa.

A gestão do conhecimento busca trabalhar essas habilidades intelectuais e competências de seus colaboradores para então organizá-las, buscando compartilhar e aproveitar o que é relevante para empresa.

Compartilhamento de informações

É interessante para uma empresa que o conhecimento gerado por um funcionário seja compartilhado e utilizado por outros do mesmo setor. Isso evita que todos os saberes a cerca de um assunto fiquem restritos a um único colaborador.

O compartilhamento de informações também pode ser visto como uma forma de segurança para a organização. Isso porque ajuda a manter o conhecimento dentro da corporação no caso de um funcionário chave precisar deixar a empresa.

Aproveitamento de informações

Outro fator importante para um empresa é saber como aproveitar habilidades ainda não exploradas de seus funcionários. Calma! Eu explico.

Suponha que você contrate um engenheiro mecânico para administrar o sistema de refrigeração da sua indústria e que, no currículo desse engenheiro, conste uma certificação de especialista Black Belt em Lean Seis Sigma.

Você sabe que esse colaborador tem conhecimento sobre importantes ferramentas para gestão da melhoria. Mesmo que essa não seja a função principal desse profissional, ele poderá usar essas metodologias para otimizar processos dentro da sua companhia.

Isso é interessante para qualquer empresa, pois permite aproveitar melhor todos os conhecimentos de seus funcionários, eliminando possíveis custos de contratar profissionais com conhecimentos duplicados.

Qual a importância do benchmarking na gestão de conhecimentos?

O benchmarking busca pontos de referência a fim de serem usados de base comparativa para verificar o desempenho de uma empresa. Isso é uma forma de saber como anda seu negócio e se ele está de acordo com as principais organizações do ramo.

A gestão do conhecimento e o benchmarking ajudam no desenvolvimento da aprendizagem empresarial. Obter conhecimentos sobre como a concorrência desenvolve seus processos e como ela se comporta no mercado também faz parte do processo de melhoria.

De posse dessas informações, é possível agregar mais valor ao produto e, ainda, incentivar a equipe de funcionários a criar novidades.

Gestão por competências x Gestão de conhecimento

A ideia por trás da gestão de competências é minimizar ou eliminar o gap existente entre as competências de um funcionário e as habilidades necessárias para uma organização atingir seus objetivos.

Identificar, selecionar e gerir os profissionais que possuem as habilidades ou competências certas e capazes de impactar positivamente em um negócio, facilitando o retorno financeiro - isso é importantíssimo para a gestão do conhecimento.

Dessa forma, fazer o investimento em capacitação de funcionários pode ser bastante interessante para uma empresa alinhar conhecimentos a metas.

E aí? Vai buscar o conhecimento?

A gestão do conhecimento trabalha basicamente com a utilização e o tratamento de todas as informações, os dados e conhecimentos que fazem jus ao crescimento e ao desenvolvimento de um negócio.

Mas além disso, para o crescimento da organização, é necessário o desenvolvimento das lideranças.

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Gustavo Lima

Gustavo Lima

Estudante do curso de Engenharia Mecatrônica do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. É membro da Equipe Ifly AeroDesign desde Março de 2017, na qual desenvolveu diversas habilidades e experiências da área profissional, entre elas técnicas e pessoais. Participou de diversos projetos durante a faculdade, entre eles: monitoria em Equações Diferenciais Ordinárias e suas aplicações iniciação científica em Análise de Fourier e aplicações em Equações Diferenciais Parciais e também foi bolsista de treinamento profissional no projeto Análise da Curva de Carga do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. Estagiário no departamento de P&D do Grupo Voitto, busca aprender e desenvolver habilidades na área de gestão de empresas.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.