O que é gestão hospitalar?
Benefícios de uma gestão hospitalar eficiente
5 passos para uma boa gestão hospitalar
Leve a sua gestão a um próximo patamar!

Gestão hospitalar: como ela pode influenciar na qualidade do serviço?

Veja por que a gestão hospitalar correta é fundamental para fornecer serviços de qualidade para os profissionais e pacientes.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Gestão hospitalar: como ela pode influenciar na qualidade do serviço?

A gestão hospitalar é uma área de suma importância, tanto na atuação médica ou clínica. Sem um bom gerenciamento, instituições de saúde não são capazes de atingir todo seu potencial.

É por esse motivo, inclusive, que cada vez mais profissionais de saúde estão se tornando administradores, promovendo planos de controle mais eficientes e melhorando a qualidade de atendimentos.

Consequentemente, também se desenvolve o bem-estar social de pacientes, de familiares e de todos os profissionais envolvidos.

Dessa forma, compreender o funcionamento da gestão hospitalar é fundamental.

Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo com todas as informações que você precisa para entender o que é e os benefícios de uma boa gestão hospitalar.

  • O que é gestão hospitalar?
  • Quais os benefícios de uma gestão hospitalar eficiente?
  • 5 passos para uma boa gestão hospitalar

O que é gestão hospitalar?

A gestão hospitalar envolve o gerenciamento de processos, finanças, materiais, pessoas e equipamentos.

Basicamente, é o planejamento e controle de custos, regular planos de saúde, coordenar procedimentos e diagnósticos, enquanto promove a inovação da instituição de saúde.

Em suma, a área de gestão envolve administrar os serviços de saúde que uma rede oferece.

Inclusive, não envolve somente hospitais, mas também clínicas, centros de saúde, laboratórios e mesmo casas de repouso.

Formação superior

Para que profissionais se tornem capazes de realizar a gestão hospitalar de forma adequada, é possível realizar cursos superiores de tecnologia e incluir grades curriculares voltadas para essa área na formação profissional.

Se tratando de um mercado tão grande, é preciso garantir a eficiência das instituições de saúde. Afinal, o Brasil é o 8° maior mercado de saúde do mundo, segundo o portal Terra.

São mais de 6 mil hospitais e 2 milhões de profissionais, entre médicos, auxiliares e enfermeiros.

Para que essas pessoas ofereçam o melhor atendimento para a sociedade, é preciso que responsáveis coordenem essas fundações adequadamente.

É nesse momento que a gestão hospitalar se torna fundamental. Inclusive, como curso de ensino superior, para capacitação de administradores.

Benefícios de uma gestão hospitalar eficiente

Uma instituição de saúde é composta de diversos setores, e você precisa aprender a administrá-los bem para que passem a funcionar em harmonia.

Dessa forma, uma gestão hospitalar eficiente pode potencializar os processos e os resultados alcançados pelos profissionais, como retorno social e também financeiro.

Confira os principais benefícios de uma boa gestão hospitalar:

1. Propõe uma administração competente

A gestão hospitalar é essencial para uma boa administração do centro de saúde, seja um hospital ou instituições relacionadas.

Esse gerenciamento não se refere somente a processos, mas a coordenar a gestão de pessoas, de setores administrativos e no mantimento de um correto planejamento financeiro.

Uma vez que esses fatores são devidamente regulados, a administração dessa instituição de saúde passa a ser reconhecida.

Importante ressaltar que isso não envolve somente a melhora da credibilidade do hospital, mas também faz com que os pacientes se sintam mais seguros e satisfeitos.

2. Melhorar os canais de comunicação

Uma boa gestão hospitalar promove uma melhora nos canais de comunicação interna e externa da instituição.

Isso porque os processos são gerenciados de maneira mais efetiva, potencializando os resultados e fazendo com que os setores se tornem mais coordenados.

Por isso, aperfeiçoar os canais de comunicação é fundamental para melhorar os procedimentos e promover a inovação do hospital.

3. Promove serviços de qualidade

A gestão hospitalar, se realizada de maneira eficiente, pode potencializar os serviços de saúde com maior qualidade.

Primeiramente, se aprimora o ambiente interno. Os profissionais passam a realizar seus processos com maior segurança e se integram melhor.

Além disso, o controle de recursos proporciona o fornecimento de materiais de melhor qualidade, por exemplo.

Assim, o ambiente externo também é aperfeiçoado, por meio do planejamento e administração dos procedimentos, propondo maior qualidade para os pacientes.

5 passos para uma boa gestão hospitalar

Depois de compreender a importância dessa administração, é possível seguir alguns passos para uma gestão hospitalar eficiente.

Confira abaixo alguns dos que separamos para você conseguir visualizar de maneira mais prática.

1. Atendimento personalizado

É preciso que o gestor hospitalar entenda as necessidades de cada paciente e de cada setor da sua administração.

Principalmente para elaborar planos de controle que atendam essas carências e proporcionem o crescimento da instituição.

Por isso, um atendimento personalizado é essencial para a gestão hospitalar.

2. Melhoria contínua

Uma gestão hospitalar eficiente está sempre em processo de evolução e melhoria contínua do gerenciamento.

Não somente o aperfeiçoamento dos profissionais e procedimentos, mas também do controle de recursos, processos, comunicação e setores administrativos como um todo.

3. Treinamento

Para que exista uma administração eficiente, é possível treinar profissionais habilitados para essa área, como o tecnólogo de gestão hospitalar ou médicos que se especializam na área.

Treinar pessoas competentes, em toda a equipe, é fundamental para fazer com que a instituição de saúde evolua.

4. Planejamento Estratégico

Toda gestão hospitalar eficiente precisa contar com um planejamento estratégico adequado. Afinal, mesmo sendo a área de saúde, também se trata de uma empresa.

Para coordenar os processos administrativos com atendimentos de qualidade para pacientes, é fundamental elaborar planos e estratégias de controle.

Além disso, é importante lembrar que a gestão hospitalar não deve focar somente na coordenação de profissionais ou no gerenciamento de recursos, mas no funcionamento como um todo.

5. Gestão Financeira

Por fim, como mencionamos, as instituições de saúde também são empresas,e devem ser administradas como tal. Isso significa também propor uma gestão financeira.

Dessa forma, os recursos poderão ser melhor distribuídos, proporcionando o crescimento do hospital.

Com isso, se torna possível o investimento em áreas que precisarem e adquirir materiais e equipamentos de qualidade.

O gestor hospitalar deve ter um controle adequado das finanças e acompanhar todos os processos, que também impactam no atendimento médico proposto aos pacientes.

Por isso, tanto a gestão financeira para médicos, como auxiliares, enfermeiros e todos os recursos que eles utilizam são de suma importância.

Leve a sua gestão a um próximo patamar!

“Aquilo que não é medido não é gerenciado”. Essa importante frase de Robert Kaplan e David Norton reflete o quão importante é você ter um modelo eficaz de gerenciamento das métricas de sua empresa. Nada melhor que inspirar-se na metodologia que as empresas que são referências globais nas suas respectivas áreas utilizam: OKR.
Nesse curso você aprenderá desde como estruturar esse sistema na sua empresa até como acompanhar o gerenciamento de forma efetiva e voltada para resultados. Além disso, você verá como alinhar o mindset da organização para um modelo de gerenciamento e criar metas que sejam SMARTs, ou seja, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

CarnaVoitto

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.