
Desde que a internet surgiu, os mecanismos de busca ocupam um lugar de destaque na rotina dos internautas. No entanto, apesar da concorrência ser grande, o Google lidera a utilização dessas plataformas com mais de 90% do tráfego delas. Por isso, é importante se atentar a suas ferramentas, como o Googlebot.
Com a finalidade de rastrear e mapear todas as páginas da internet do mundo, entre sites, redes sociais, imagens, vídeos e muito mais, Googlebot é um recurso muito importante para qualquer negócio virtual.
Afinal, é através dele que uma página poderá aparecer como resultado de pesquisas dos mais diversos tipos de busca e palavra chave e em todos os mecanismos de procura, não só o Google.
Quer conhecer mais sobre o Googlebot? Acompanhe este conteúdo até o final e conheça a fundo as respostas para as seguintes perguntas:
● O que é o Googlebot?
● Como funciona o Googlebot?
● Qual é o impacto do Googlebot para um site?
● Como saber se o Googlebot rastreia o meu site?
Googlebot é uma das ferramentas desenvolvidas pelo Google para otimizar e auxiliar o marketing de conteúdo digital. Ela tem como objetivo o rastreamento de todas as páginas públicas da internet.
Esse processo acontece através da adição de um mecanismo que pode ser conhecido também como indexador, crawler ou apenas bot que fará o trabalho de um robô virtual nos mecanismos de busca.
Isso significa que ao coletar informações das páginas elas serão atreladas, ou melhor, indexadas a um conteúdo de busca. Mas para isso, alguns padrões devem ser seguidos, como:
● As páginas precisam ser construídas pelo modelo HTML;
● O acesso pelo Googlebot não pode estar bloqueado;
● As informações devem ser compatíveis com os mecanismos de busca.
Enfim, agora que você já sabe o que é Googlebot, vamos descobrir como ele funciona? Veja a seguir!
O funcionamento do Googlebot parece simples. No entanto, é muito mais complexo do que se possa imaginar. Afinal, em um mundo onde os conteúdos são produzidos e modificados em uma velocidade muito alta, a ferramenta deve acompanhar essa agilidade para não perder a eficiência.
Por isso, o Googlebot nada mais é do que um dos tipos de rastreadores capazes de mapear toda página da web a fim de construir um banco de dados que reúne informações e as agrupam por conteúdos relacionados.
Mas como isso é feito? O principal mecanismo para a realização dessas pesquisas e para o compilamento das informações do Googlebot pode ser chamado de web crawler.
Esse é um software que navega por todas as páginas da internet de todo o mundo de uma maneira automatizada e metódica, avaliando pontos padrões para identificar correlações e fornecer ao usuários que faz a pesquisa a melhor e mais completa informação.
Para que essa varredura seja feita serão necessários cumprir os requisitos básicos citados no tópico anterior, bem como permitir o acesso dos robots.txt no código fonte da sua página. Como os desenvolvedores de sites já estão acostumados com o processo, ele se cumpre de maneira quase que automática.
Uma das linguagens utilizadas para esse processo pode ser o Python, quer saber mais sobre?
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Depois de descobrir como funciona o Googlebot é hora de saber os seus impactos para a visibilidade de um conteúdo. Confira!
Como você já pôde perceber, o Googlebot impacta diretamente no alcance e na visibilidade de um site. Afinal, é através dele que uma página pode ser indexada e rastreada de maneira automática quando se pesquisa sobre determinado assunto.
Sendo assim, sem o Googlebot não é possível que o seu site apareça em mecanismos de busca de informações sobre alguma palavra chave.
Mas superada essa parte e com o Googlebot conseguindo rastrear os seus conteúdos, é possível identificar muitos benefícios de usar a ferramenta a seu favor de maneira alinhada com o Search Engine Optimization(SEO).
Afinal, para que os seus conteúdos apareçam na pesquisa, por exemplo, do Google é preciso utilizar não apenas as características identificáveis para o Googlebot. Também é necessário criar conteúdos novos e atualizar os antigos com base em metodologias de melhor ranqueamento.
Mas e agora? O Googlebot realmente consegue mapear o seu site? Descubra como testar a seguir!
Uma das maiores dúvidas de criadores de conteúdo e empreendedores é saber se de fato o Googlebot consegue rastrear o seu site. Isso é imprescindível para usufruir todos os benefícios da ferramenta que você conheceu aqui.
Por isso, para validar essa rastreabilidade alguns pontos devem ser reforçados, como:
● Construção em formatos padrões HTML;
● Visibilidade pública e sem necessidade de senhas ou assinaturas eletrônicas para acesso;
● Permissão de rastreamento por robots.txt.
Além disso, você pode fazer a verificação da possibilidade do Googlebot mapear a sua página por uma ferramenta oferecida pela mesma plataforma de busca, o Google Search Console.
Para isso, é necessário entrar na página da ferramenta e preencher com as informações iniciais da busca.
Vale lembrar que o ideal é que você faça pesquisas em domínios que sejam de propriedade do user agent. Ou seja, de quem faz a busca.
Depois disso, será possível acessar as áreas de rastreamento e erros de rastreamento. Com essas informações, você terá em mãos quais são os pontos que deve otimizar no seu site para garantir o mapeamento das suas páginas pelo Googlebot.
Outras opções interessantes do Google Search Console são as voltadas para dados e estatística de rastreamento. Nelas é possível obter insumos para traçar estratégias de marketing digital mais aprimoradas.
Além disso, há também a possibilidade de "buscar como Google". A sua utilização permite identificar como esse mecanismo de pesquisa funciona e como são os parâmetros de processamento das buscas.
Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!
A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.
Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn
Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!