Um gráfico de avaliação de desempenho pode ser definido como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizam durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e em grupo dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.

Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

O principal objetivo da planilha é proporcionar um gerenciamento claro e objetivo de um projeto. Esse gerenciamento se dará por meio da gestão financeira e entrega de marcos de etapa pertencente ao mesmo.

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

Entenda a Ferramenta abaixo:

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Avaliação dos Funcionários

A planilha de Desempenho por Competência possibilita a análise de até 10 funcionários simultaneamente. Sendo assim, para equipes que possuam um número superior a este, os mesmos deverão ser separados em equipes menores. 

O preenchimento das abas para cada funcionário segue a mesma metodologia, portanto, iremos demonstrá-la por meio do exemplo da avaliação do Sr. Antônio Carlos. O primeiro passo é preencher com o nome do funcionário a ser avaliado.

 

 

Em seguida, as competências nas quais o funcionário será avaliado. É interessante que esses critérios sejam os mesmos para todos os funcionários, logo, ao se preencher os critérios do funcionário 1, esses serão replicados para todos os demais.

 

 

Com as competências definidas, deve-se avaliar o funcionário, dando para o mesmo uma nota para cada critério. Essas notas, podem variar entre 0 e 10 pontos.

 

A planilha irá gerar o nível de desempenho do funcionário perante o nível total que poderia ser alcançado, 100%.

 

 

Por fim, serão gerados dois gráficos: um comparativo para os valores obtidos em cada competência listada e avaliada, e outro referente ao mapa de competências do colaborador.

 

 

Panorama

A aba Panorama, como o próprio nome já diz, visa apresentar um panorama das informações contidas nas abas anteriores de forma prática e objetiva. O objetivo é conseguir analisar o desempenho dos funcionários em cada tipo de competência.

 

 

O mesmo gráfico do tipo radar, utilizado anteriormente para avaliar cada colaborador, dessa vez utiliza-se dos valores da média de todos os colaboradores, de modo a avaliar as competências da equipe como um todo.