O que é Gráfico de Rosca?
Para que serve o Gráfico de Rosca?
Quais são os tipos de Gráficos de Rosca?
Como fazer um Gráfico de Rosca no Excel?
Seja um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Aprenda agora o que é e como criar um gráfico de rosca no Excel

Saiba neste artigo o que é um gráfico de rosca, quais tipos existem e como criar o gráfico no Excel para impactar seu público em apresentações.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda agora o que é e como criar um gráfico de rosca no Excel

Sem dúvidas, utilizar gráficos em suas apresentações é uma ótima forma de impactar o público, chamando mais a atenção para os dados. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio de um gráfico de rosca.

Gráficos são ferramentas extremamente úteis que permitem maior visualização e compreensão de dados e informações estatísticas para as pessoas. É possível até mesmo representar o controle de entregas logísticas com gráficos. Incrível não é mesmo?

Ficou interessado em aprender mais sobre o gráfico de rosca? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para que você possa entender melhor sobre o assunto, sendo eles:

●     O que é Gráfico de Rosca?

●     Para que serve o Gráfico de Rosca?

●     Quais são os tipos de Gráficos de Rosca?

●     Como fazer um Gráfico de Rosca no Excel?

Vamos à leitura?

O que é Gráfico de Rosca?

Um gráfico de rosca, também conhecido como donut chart, é um tipo de gráfico que é uma variação do gráfico de pizza que muitos de nós conhecemos das aulas do ensino médio de matemática.

Ele é chamado de gráfico de rosca devido a sua semelhança com o doce favorito do Homer Simpson. Sendo que a grande diferença deste tipo de gráfico para o gráfico de pizza é o furo presente no centro. Veja abaixo, a diferença entre o gráfico de pizza e o gráfico de rosca.


Existem gráficos de rosca com anéis de menor espessura e com um grande furo no centro, seu benefício é poder transmitir uma informação de impacto importante no centro do gráfico, a partir de um ícone com o valor da porcentagem, como mostra a figura abaixo.


Acima, estamos representando a grande contribuição do D para o todo. Viu como é possível chamar muito mais a atenção do seu público desta forma? Use da sua criatividade para criar um gráfico de rosca que realmente vá impactar seu público.

Existem também os gráficos de rosca que possuem anéis de espessura maior, mas que ainda assim conseguem transmitir informações no seu centro.

Para que serve o Gráfico de Rosca?

Existem diversas formas para usar o gráfico de rosca, em geral eles são bastante versáteis e servem para serem usados em diversos lugares. Porém uma característica que todos têm em comum é que os dados são no formato de porcentagem.

Pode ser usado tanto para representar uma única porcentagem quanto para representar vários números percentuais que juntos somam 100%, onde o gráfico de rosca irá mostrar cada parte do todo e você poderá chamar a atenção no centro do gráfico a parte que mais contribui para o todo ou a que menos contribui.

Além disso, também é comum que o gráfico transmita uma única porcentagem, onde o público irá entender que a parte restante somará os 100%. Veja o exemplo na imagem abaixo.

Quais são os tipos de Gráficos de Rosca?

Existem alguns tipos de gráficos de rosca, e dependendo da sua aplicação podemos usar essas variações para facilitar a compreensão e visualização. Vamos conferir quais são estes tipos?

Rosca inteira

Este tipo é o mais comum de encontrarmos e é utilizado para representar dados que possuem relação entre si.

Cada parte da rosca irá representar um valor percentual conforme os dados estatísticos.

Por exemplo: é possível comparar as proporções entre duas populações. Uma correspondendo a 80% e outra a 20%.

Rosca destacada

A rosca destacada pode ser entendida como uma rosca inteira cortada em pedaços. Desta forma, cada percentual será equivalente a uma das fatias, que vão mudar de tamanho.

Este tipo é bastante indicado quando existem três ou mais tipos de dados para serem analisados, permitindo comparação imediata das proporções.

Além disso, é possível criar uma explosão das partes para evidenciar ainda mais os cortes e as proporções.

Meia rosca

O gráfico de meia rosca é ideal para situações onde a limitação de espaço e em apresentações que são mais minimalistas.

A economia de espaço também possibilitará maior compreensão e visualização dos dados pelo público. A grande diferença é que apenas a metade da rosca irá representar todos os 100%.

Como fazer um Gráfico de Rosca no Excel?

Ficou ansioso para aprender a criar seu próprio gráfico de rosca no Microsoft Office Excel? Vamos conferir por meio de um passo a passo como fazer isso. Neste exemplo, vamos ensinar como criar um gráfico de rosca destacada!

1.   Planilha de dados

O primeiro passo para começarmos a construir nosso gráfico, é criar uma planilha de dados no Excel, como mostra a imagem abaixo.


Neste exemplo, queremos analisar o cenário sobre qual é o tipo de conteúdo preferido entre os jovens.

2.   Criar o gráfico de rosca

Agora devemos criar o nosso gráfico, para isso, selecione toda a série de dados da planilha criada, clique na aba “Inserir”, localize e clique no ícone de gráfico de pizza e em seguida clique no gráfico de rosca.

3.   Ajustes no gráfico

Existem alguns ajustes que podemos fazer em nosso gráfico para deixá-lo mais bonito e com uma melhor compreensão.

Para este exemplo, vamos criar uma explosão dos dados de modo a tornar as partes mais destacadas.

Para isso, dê dois cliques sobre a série de dados do gráfico e coloque a porcentagem de explosão em 5% e diminua o tamanho do orifício da rosca para 70%.


Além disso, caso queira utilizar outras opções, altere o título e insira uma caixa de texto no centro do gráfico para deixá-lo ainda mais personalizado.


Pronto! Nosso gráfico de rosca destacada está finalizado! Viu como é fácil?

Neste exemplo o gráfico de rosca mostra que apenas 10% dos jovens preferem consumir conteúdos em texto. Este poderia ser um ponto a ser levantado em uma reunião de uma editora de livros, por exemplo.

Seja um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

O MS Excel é o software de edição de planilhas mais utilizado no mercado, podendo ser aplicado até mesmo para uso pessoal.

É uma poderosa ferramenta para visualização e análise de dados e, além de facilitar o trabalho individual e em equipe, agiliza e dinamiza a organização das informações, potencializando a tomada de decisão!

Chegou a hora de transformar o Excel em seu maior aliado e aumentar sua produtividade!

"Ah, mas eu não sei usar o Excel!" Isso não é desculpa, ok? Mesmo sem nunca ter usado o software, com nossa abordagem 100% prática, você estará usando funções básicas já nas primeiras aulas e já será capaz de criar gráficos gerenciais ao final do Curso de Excel Básico ao Intermediário! Se inscreve agora e aumente sua produtividade!

Excel Básico ao Intermediário

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Excel Básico Ao Intermediário

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.