O que seria a melhoria contínua em liderança de projetos que envolva Green Belt?
Como liderar projetos de melhoria contínua?
Como o Green Belt pode te ajudar a liderar melhor os projetos?
Invista em você!

Como o Green Belt pode te ajudar a liderar projetos de melhoria contínua?

Descubra quais os benefícios que a certificação Green Belt em Lean Seis Sigma pode trazer para as lideranças de projetos de melhoria contínua.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o Green Belt pode te ajudar a liderar projetos de melhoria contínua?

Quando se ouve falar em capacitação profissional, o Six Sigma é um diferencial gigantesco no mercado de trabalho hoje em dia. Os profissionais com esse conhecimento são mais aptos a liderar projetos de melhoria contínua que beneficiam uma organização inteira.

O Seis Sigma possui diversas certificações de capacitação, indo do White Belt até o Master Black Belt, a certificação ideal para você depende muito de onde irá ser aplicado seus conhecimentos e o cargo que você possui ou deseja obter.

Nesse artigo vamos ver mais sobre a relação entre o treinamento Green Belt e liderar projetos de melhoria contínua com os seguintes tópicos:

  • O que seria a melhoria contínua em liderança de projetos que envolva Green Belt?
  • Como liderar projetos de melhoria contínua?
  • Como o Green Belt pode te ajudar a liderar melhor os projetos?

O que seria a melhoria contínua em liderança de projetos que envolva Green Belt?

A melhoria contínua é um dos princípios fundamentais de filosofias gerenciais ágeis, como o Lean Six Sigma e Kaizen. Elas buscam reduzir desperdícios, otimizar os processos, avaliar os resultados e aumentar a produtividade. Para isso, contamos com várias ferramentas, como a metodologia DMAIC e ciclo PDCA.

Elas são aplicadas periodicamente no intuito de garantir que as práticas, processos e métodos de uma empresa estão sendo o mais eficientes possível. Como o próprio nome “melhoria contínua” já diz, a ideia é aplicar as ferramentas e conceitos das metodologias ágeis de maneira constante e supervisionada.

A melhoria contínua e a inovação são elementos essenciais para a competitividade das organizações modernas em todo o mundo, e também é um ponto comum fundamental nos diferentes modelos de excelência de desempenho.

Para atender aos requisitos e alcançar a melhoria contínua, as organizações podem implementar iniciativas como círculos de controle de qualidade, estimular o trabalho em equipe, uma caixa de sugestões e outras maneiras.

E uma das formas de garantir essa evolução ininterrupta é por meio dos projetos de melhoria contínua Green Belt. Um profissional Green Belt é alguém que foi treinado nas práticas do Six Sigma e pode ajudar a liderar processos e projetos de melhoria.

Eles são responsáveis por liderar projetos em tempo parcial. Dominam os conceitos do Seis Sigma e são fundamentais para auxiliar na coleta de dados. Além disso, os Green Belts ajudam os Black Belts quando necessário.

Os projetos de melhoria contínua são processos baseados em equipes dedicadas, normalmente compostas de profissionais de departamentos diferentes, trabalhando para melhorar as métricas de desempenho de processos e sistemas.

Pode ou não haver investimento mínimo de capital, e tem duração relativamente curta, como um dia ou vários meses. Um projeto Lean Seis Sigma é um exemplo disso, bem como sprints de Scrum ou eventos Kaizen.

A partir dessa definição, podemos perceber que projetos de melhoria contínua possuem as seguintes características principais: são baseados no trabalho em equipe, multifuncionais, demandam investimento de capital mínimo e prazo relativamente curto.

Com isso, é possível ver que o líder desse tipo de projeto precisa ter conhecimentos fundamentais sobre o conceito de melhoria contínua, gestão de pessoas, gestão de projetos e coordenação.

Já pensou em ter uma formação acreditada internacionalmente em uma das metodologias mais valorizadas do mercado? É exatamente esse patamar que você alcançará com a nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!


Além do curso de Green Belt, na formação especialista, você recebe 1 projeto prático aplicado para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, terá acesso ao Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma com suporte em tempo real do consultor e Master Black Belt Daniel Fraga, durante 5 encontros por transmissão ao vivo!


Está esperando o que? Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma

Mas como liderar projetos de melhoria contínua? Continue lendo para saber quais habilidades devem ser trabalhadas para facilitar a liderança das equipes desses projetos.

Como liderar projetos de melhoria contínua?

Para liderar projetos de melhoria contínua, o profissional precisa trabalhar algumas habilidades específicas.

Esse tipo de líder precisa ser devidamente treinado nos princípios da melhoria contínua, e saber usar as ferramentas das metodologias ágeis a seu favor. Além de estar aberto à experimentação, ao mesmo tempo em que precisa garantir que o projeto não irá fugir de seu escopo.

O líder de projetos de melhoria contínua precisa trabalhar para aumentar a eficiência da comunicação e estimular o diálogo. É necessário que a equipe esteja alinhada, e isso é feito por meio de transparência e transmissão de mensagens efetiva.

Por isso, é dever do líder criar um espaço onde todos se sentem acolhidos e valorizados, contribuindo com a inovação. Ele precisa colocar ênfase na segurança emocional, fazendo com que os membros da equipe se sintam ouvidos.

Para isso, ele pode considerar a utilização de plataformas de comunicação que contribuem com a colaboração em equipe e troca de ideias.

Além disso, saber delegar tarefas também é fundamental. Ele deve garantir que os participantes do projeto consigam equilibrar sua liberdade de criar e desenvolver novas ideias com disciplina e responsabilidade.

A liderança também é responsável por capacitar e inspirar as pessoas a assumirem riscos sem temer julgamentos ou penalidades. Para que isso aconteça, eles também precisam passar confiança.

Por fim, a mentoria e o exemplo têm papéis muito importantes. O líder precisa estar disposto a ensinar e direcionar os membros da equipe, bem como colocar em prática aquilo que ele cobra de seus liderados.

Sabendo disso, como o Green Belt pode potencializar o sucesso do líder no gerenciamento de projetos de melhoria contínua? Descubra no próximo tópico!

Como o Green Belt pode te ajudar a liderar melhor os projetos?

Um bom projeto Green Belt possui algumas características. A primeira delas é que os projetos devem buscar a melhoria de processos que já estão sendo implementados. O projeto deve procurar resolver questões de qualidade, como defeitos, reclamações de clientes e desperdício de tempo.

Então, um projeto de melhoria contínua precisa sempre ter o objetivo de reduzir desperdícios. Um desperdício pode ser qualquer coisa como excesso de estoque, tempo de espera excessivo durante um processo ou a não utilização de todo o potencial dos trabalhadores.

Portanto, para liderar projetos de melhoria contínua, um profissional Green Belt está muito mais capacitado, já que tem um conhecimento amplo sobre o conceito de melhoria contínua. Ela é a espinha dorsal de qualquer projeto bem sucedido.

A certificação Green Belt é o nível intermediário das certificações Six Sigma, acima dos graus White Belt e Yellow Belt. Um Green Belt conhece bastante sobre a metodologia Lean Seis Sigma e pode apoiar um Black Belt ou Master Black Belt em um grande projeto ou assumir pequenos projetos sob supervisão.

Ao fazer um curso de Green Belt, o profissional aperfeiçoa sua capacidade analítica, aprende os principais conceitos do Six Sigma e ganha experiência na metodologia. Isso permite que o profissional execute várias tarefas, como coleta e análise de dados, desenvolver projetos de melhoria contínua e liderar equipes menores.

Por ser uma graduação inferior do que o Black Belt, um Green Belt normalmente não dirige diretamente um projeto inteiro. Em vez disso, eles tendem a ajudar nos esforços de resolução de problemas ou a assumir a liderança em uma parte do passo a passo do projeto.

Invista em você!

Um dos profissionais mais valorizados do mercado é o especialista em Seis Sigma. Portanto, para obter a certificação é necessário ter, não apenas o conhecimento teórico, mas também a experiência prática.

Pensando nisso, elaboramos neste curso um projeto 100% prático! O Projeto Prático Aplicado na Área de Serviços é desenvolvido por você, candidato ao título de Especialista Seis Sigma!

O Projeto Prático Aplicado na área de serviços é dividido de acordo com o DMAIC e tem como missão melhorar o nível de serviço de atendimento em empresas de medicina diagnóstica.

Ou seja, ao longo do curso, você receberá o contexto da empresa, suas expectativas e dados coletados, para então utilizar o que você aprendeu para solucionar o problema.

Gostou do curso Projeto Prático Aplicado na área de serviços, então não perca tempo e se inscreva agora!

Projeto Prático Aplicado - Área de serviços

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

green belt para engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação Green Belt Em Lean Seis Sigma Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.