O que é HIperautomação?
Ferramentas de Hiperautomação
Para que Serve a Hiperautomação?
Quais são as Vantagens da Hiperautomação?
Super Dica!

Quer Mais Assertividade nos Processos Empresariais? Conheça a Hiperautomação

Entenda a fundo como a hiperautomação pode fazer com que empresas sejam mais eficientes, entregando produtos de qualidade com rapidez.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer Mais Assertividade nos Processos Empresariais? Conheça a Hiperautomação

O desenvolvimento da tecnologia permite que muitos processos sejam executados  por máquinas de forma mais simples e rápida. Essa evolução é conhecida como hiperautomação.

Com isso, a definição de padrões faz com que mecanismos, softwares e aparelhos se tornem capazes de comandar processos. No entanto, a hiperautomação vai além disso.

Essa nova tendência tecnológica busca também automatizar procedimentos empresariais mais complexos. Para isso, usa-se Automação Robótica de Processos (RPA), Inteligência Artificial (IA) e muito mais.

Quer conhecer mais sobre a hiperautomação? Saiba tudo sobre o assunto a seguir!

  • O que é Hiperautomação?
  • Ferramentas de Hiperautomação
  • Para que Serve a Hiperautomação?
  • Quais são as Vantagens da Hiperautomação?
  • Super Dica!

O que é HIperautomação?

A hiperautomação é um dos mecanismos base para a transformação digital nas empresas. Ela tem como fundamento o conceito de Machine Learning, que pode ser traduzido como aprendizado da máquina.

Essa é uma das áreas da computação responsáveis por mapear as capacidades humanas, fazendo com que sistemas aprendam e sejam capazes de reproduzir em tempo real, ajudando a força de trabalho.

Para tanto, a hiperautomação conta com o alinhamento de tendências tecnológicas, como:

  • IBPMS - Intelligence Business;
  • RPA - Roboti Process Automation;
  • Big data;
  • ICR - Intelligent Optical Character Recognition;
  • ML- Machine Learning.

Nem todos esses nomes fazem sentido para você? Abaixo você encontrará o impacto de cada uma dessas ferramentas e outras para a hiperautomação.

Ferramentas de Hiperautomação

Você já pôde conferir algumas das ferramentas utilizadas para a hiperautomação. Mas nem sempre, é possível ter claro em mente quais são as contribuições de cada uma delas para uma empresa.

Pensando em te ajudar a entender melhor sobre isso e até mesmo avaliar em qual delas você deve investir primeiro, preparamos uma breve descrição de cada uma.

Robotic Process Automation (RPA)

A RPA ou automação de processos robóticos é um mecanismo que permite a utilização de robôs para processos padrões. Para que isso seja feito, a ferramenta configura um software com integração aos sistemas digitais internos da empresa.

Machine Learning

O Machine Learning é uma ferramenta mais complexa. Ela pode ser utilizada para atividades que não sigam padrões muito repetitivos. Por isso, essa é considerada um implemento mais sofisticado.

Inteligência Artificial

Evoluindo ainda mais no processo de autonomia das máquinas, a inteligência artificial busca programá-las para que sejam capazes de resolver problemas e tomar decisões. Para isso, os equipamentos são moldados com base nos pensamentos humanos e na lógica.

Big Data

O Big Data é um dos mecanismos mais importantes. Ele faz com que seja possível analisar, gerenciar e até mesmo armazenar as informações geradas por todos os processos das empresas.

Diante disso, passa a ser uma forma de auxiliar gestores e estrategistas a tomarem medidas que minimizem erros e potencializem ações de alto impacto positivo.

Quer entender mais a fundo para que serve a hiperautomação? Não deixe de conferir esse conteúdo até o final!

Para que Serve a Hiperautomação?

A hiperautomação é um mecanismo que serve para dar mais agilidade aos processos. Mas não é apenas na velocidade que uma empresa se destaca ao adotar essa tendência.

Com a automação de ponta a ponta, as organizações também passam a ser cada vez mais assertivas no seu processo de negócios. As falhas se reduzem com a incorporação de máquinas para desempenhar funções diversas.

Sendo assim, os custos operacionais passam a ser mais baixos e a tomada de decisão mais ágil.

Mas não se encare, a hiperautomação está presente em diversos setores e não apenas nas atividades operacionais. Atualmente, o processo pode ser implementado em ramos como:

●     Saúde;

●     Indústria;

●     Finanças;

●     Marketing;

●     Consultorias.

Agora é hora de descobrir como a hiperautomação pode trazer vantagens competitivas aos locais que a adotam. Confira!

Quais são as Vantagens da Hiperautomação?

Atingir o nível de hiperautomação não é uma tarefa fácil. No entanto, todas as evoluções do processo podem trazer significativas vantagens para as empresas.

Pensando nisso, separamos algumas das mais importantes para que você saiba porque deve começar a investir nessa tendência tecnológica o mais rápido possível.

Foco Humano em Estratégia

Como você já sabe, a hiper automatização não busca fazer com que máquinas dominem apenas processos operacionais e simples. No entanto, essa situação normalmente é o primeiro passo para a sua implementação.

Desde esse início, já é possível voltar a força de trabalho para atividades que envolvam planejamento estratégico, criatividade ou funções que são mais relevantes para que a organização cresça.

Escalabilidade Exponencial

Processos hiper automatizados são altamente escaláveis. Afinal, eles podem ser replicados para grandes volumes de atividades sem custos muito relevantes a partir do momento em que já foram desenvolvidos.

Uma empresa com hiperautomação normalmente têm mais facilidade para crescer de maneira exponencial. Justamente pelo fato de que a sua capacidade produtiva pode ser maior com as máquinas.

Uso de Dados e Fatos

Não é novidade para ninguém que usar bases de dados e sistemas de inteligência fazem projeções que englobam muito mais cenários, permitindo com que as tomadas de decisões sejam mais assertivas.

Essa também é uma das vantagens da hiperautomação. A gestão de negóciopassa a ser muito mais visual. Dashboards, cruzamento de planilhas e sistemas, estruturação de relatórios são algumas das tarefas que passam a ser mais mais fáceis.

Eficiência Interna

A hiperautomação reduz  possíveis falhas de uma organização. Isso vai desde uma contabilização direta de notas fiscais e gastos no financeiro, até a produção acelerada de bens.

Com o máximo nível de eficiência e eficácia nas atividades internas e também nas relacionadas com agentes externos, a empresa passa a ter um potencial produtivo muito mais elevado. E isso sem perder a qualidade.

Vantagem Competitiva

A hiperautomação também é considerada uma vantagem competitiva. Investir nesse desenvolvimento pode significar uma projeção maior de crescimento para a organização.

Afinal, a especialização e a entrega de bons produtos e serviços será reconhecida pelo público-alvo e também pelos colaboradores.


Gostou desse conteúdo? Então continue a acompanhar o Blog Voitto para mais artigos como esse! Ainda, não se esqueça de verificar nossa super dica final, no tópico a seguir.

Super Dica!  


Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumos de Livros Profissional de Alta Performance".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Profissional De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.