Um artigo publicado no “Harvard Business Review” revelou que colaboradores que trabalham em home office são 4,4% mais produtivos.

Mas, para fazer com que essa produtividade seja real, é preciso entender os desafios e responsabilidades que envolvem o trabalho home office ou o trabalho remoto no geral.

Por isso, neste artigo vamos explicar como funciona o trabalho home office e mostrar 7 dicas para que você possa manter o foco e gerenciar o tempo e ser ainda mais produtivo! Vamos lá?

  • O que é Home Office?

  • Tipos de trabalho que se adequam ao Home Office;

  • Vantagens do Home Office;

  • 7 Dicas para manter o foco e gerenciar o tempo no Home Office;

  • Quer saber mais sobre como fazer uma boa gestão do seu tempo?

 

O que é Home Office?

 

O Home Office, ou escritório em casa, é uma modalidade remota de trabalho na qual profissionais autônomos ou colaboradores de empresas utilizam de um espaço escolhido em suas residências para realizar suas atividades profissionais.

Mas, você não deve relacionar o trabalho home office como uma forma de ganhar mais dinheiro, trabalhando menos. Pois, o trabalho remoto para empresas segue o mesmo padrão do escritório e suas demandas de atividades, seguindo as horas de trabalho designadas no contrato de trabalho.

E, mesmo para freelancers, no qual o trabalho pode ser cobrado por entregas e não por horas trabalhadas, é preciso dedicação e foco para garantir uma alta produtividade e ter um rendimento proporcional ao mesmo trabalho feito em escritório.

Além disso, vale ressaltar que nem todos os tipos de trabalho podem ser feitos por home office ou esse estilo pode não ser o mais adequado para o seu perfil profissional.

Atualmente, o home office se tornou uma forte maneira de se trabalhar e está sendo adotado por várias empresas, e pode ser que esse se torne o novo padrão de trabalho em algumas organizações.

Para saber mais sobre como esse cenário afeta o desempenho do trabalho e como cada perfil de colaborador pode se comportar no home office, não deixe de baixar gratuitamente o nosso Ebook Coronavírus: Como fazer um Home Office incrivelmente produtivo! 

É só clicar no botão abaixo para fazer o download do material:

coronavírus: como fazer um home office incrivelmente produtivo

 

Tipos de trabalho que se adequam ao home office

 

Não são todos os trabalhos que terão a opção de se adequar ao home office. Pois, em muitas atividades é necessário estar presente no ambiente de trabalho, como no chão de fábrica onde são necessários serviços de operação e manutenção de máquinas.

Portanto, trabalhos que necessitam apenas do uso de um computador com acesso a internet são os principais candidatos a serem movidos para um modelo de trabalho home office.

Como alguns exemplos de trabalho que podem ser exercidos de forma remota, podemos citar:

  • Profissionais que trabalham com produção e revisão de textos;

  • Programadores;

  • Consultores;

  • Advogados;

  • Administradores

  • Contadores, entre outros. 

Então, se você tem a possibilidade de trabalhar em casa, quais são as vantagens que estarão disponíveis para você? Vamos ver a seguir.

 

Vantagens do home office

 

Trabalhar em casa provavelmente pode parecer um sonho para muitas pessoas. De fato, trabalhar em casa também tem muitas vantagens. Vamos apresentar dois pontos de vista a seguir:

 

Vantagens para funcionários

Segundo uma pesquisa, publicada pela American Economic Review, o profissional médio estaria disposto a aceitar um salário 8% menor pela opção de trabalhar em casa. Isso porque esse tipo de trabalho oferece vantagens como:

  • Economia de tempo e dinheiro: quanto menor a distância de deslocamento, mais rápido você começa a trabalhar. Quanto menos distâncias percorridas, menores os custos de mobilidade. Isso economiza seu dinheiro;

  • Agenda flexível: você pode começar seu dia de trabalho mais cedo para tirar mais proveito do dia, ou pode trabalhar até a noite. Isso permite que você alcance uma melhor qualidade de vida, equilibrando vida profissional e trabalho;

  • Diminuição do estresse: o nível de ruído em escritórios costuma ser alto, especialmente em escritórios de plano aberto. Com o home office é possível evitar isso. Você pode criar a atmosfera de trabalho que deseja muito melhor do que precisa para ser produtivo.

 

Vantagens para empresas

E para as empresas? O home office apresenta impactos igualmente relevantes? Vamos ver.

  • Redução de custos: permitir que os funcionários trabalhem em casa ajuda a reduzir as despesas gerais: os funcionários podem usar sua própria rede e seus próprios equipamentos. Além da economia em contas de energia, material de escritório e detalhes como café e lanches;

  • Rotatividade reduzida: permitir que os funcionários trabalhem horários flexíveis pode aumentar a satisfação no trabalho e reduzir a rotatividade. Isso ajuda a empresa a cultivar uma equipe de longo prazo que desenvolve um grau crescente de conhecimento sobre seus negócios;

  • Aumento da produtividade: essa é uma vantagem que beneficia as empresas e os funcionários. Com maior produtividade os funcionários entregam mais resultados, e isso pode acabar gerando uma renda extra para eles.

Além de ter claro os benefícios do home office, manter a comunicação fluida, rápida e fácil entre empresa e funcionário também é altamente importante. Existem ferramentas de comunicação que são especialmente criadas para realizar essa tarefa, uma delas é o slack.

 

7 Dicas para manter o foco e gerenciar o tempo no Home Office

 

Agora que você já conhece os benefícios de um trabalho home office bem feito, vamos apresentar 7 dicas essenciais para quem quer desenvolver uma atividade remota com alta produtividade!

 

1 - Procure o lugar adequado

Algumas pessoas precisam de estímulos sonoros para trabalhar, seja ele uma música ou o simples barulho da chuva. Mas, certos tipos de ruídos podem se tornar verdadeiros problemas para quem pretende trabalhar home office, como sons de um cachorro latindo, uma entrada de ar barulhenta, crianças e automóveis.

O fato é que uma sala movimentada, com pessoas conversando, pode ser um dos piores cenários possíveis para realizar um trabalho de forma eficiente, então a mudança para o trabalho remoto pode acabar com esse problema.

Independentemente de sua preferência, com ou sem som, um espaço silencioso limita as distrações que você pode sofrer. 

Então, certifique-se que o seu local de trabalho é o lugar mais silencioso da sua casa. Para você trabalhar da maneira mais produtiva possível, sua atividade não pode ser realizada em qualquer lugar.

Caso seja difícil encontrar um local adequado, escolha um quarto com uma porta, nesses casos um fone de ouvido também pode te ajudar.

 

2 - Organize sua mesa

mesa de trabalho

Não seria incrível ter um escritório diante de uma vista para um lago tranquilo, com uma mesa gigante, sendo distraído apenas pelo som do vento batendo nas árvores? Ok, provavelmente isso não acontece com muitas pessoas, mas nada te impede de montar seu home office com a produtividade em mente.

Claro que nadar em papéis e canetas vai atrasar o seu desenvolvimento. Embora as sticky notes possam ser bem úteis, anotações extras, montes de papel ou até mesmo seu celular prejudicam fortemente sua produtividade, sem mencionar sua concentração.

A ideia é que em sua mesa esteja somente aquilo que você precisa para realizar o seu trabalho com facilidade. Tenha em mente que dar-se espaço para trabalhar permite que você tenha espaço para pensar também.

 

3 - Trabalhe ergonomicamente

Investir em uma cadeira que seja ergonomicamente correta pode estar fora dos seus planos, mas a longo prazo o investimento vale o retorno. Ninguém quer lidar com dores causadas por permanecer muitas horas sentado de forma incorreta.

Para algumas pessoas trabalhar em pé, em uma mesa alta, é uma excelente saída.

Aliás, é muito difícil ser produtivo quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou sentindo dores nas costas.

Pequenas coisas como um suporte para o seu computador podem aumentar seriamente o seu nível de conforto, permitindo que você mantenha a tela na mesma altura de seus olhos.

 

4 - Faça pausas significativas

Você precisará distrair o seu cérebro de vez em quando. Talvez seja uma rede social, um jogo ou um livro.

Parece algo ineficaz a se fazer, mas você pode se surpreender com a diferença que isso gera. Você pode usar um despertador para sempre lembrá-lo da sua pausa.

Para muitas pessoas, trabalhar por 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos é o ideal, no entanto, não existe uma regra que funcione para todo o mundo. 

Você pode começar fazendo pausas de 10 minutos, caso considere o tempo curto demais, basta aumentá-lo, caso contrário, é só diminuí-lo. Apenas tome cuidado para não tornar a sua pausa  tão curta ou tão longa ao ponto de torná-la ineficaz.

Independentemente do que tenha escolhido para usar como pausa, mantenha-o fora de vista. Você não quer ser constantemente tentado na hora de trabalhar.

Alinhando as dicas 3 e 4: não permaneça longos períodos na mesma posição. Regularmente, dê uma volta na sua casa. É importante se exercitar para minimizar as chances de dores no punho e na coluna cervical.

 

5 - Vista-se apropriadamente

É claro que um dos benefícios em trabalhar em casa é poder usar aquele pijama extremamente confortável. Você pode pensar que dessa forma é até mais produtivo. 

Entretanto, ao se vestir da forma adequada você se sente mais profissional e preparado para lidar com o seu trabalho de uma maneira mais produtiva.

Então, todos os dias, obrigue-se a se preparar para um dia normal de trabalho.

 

6 - Otimize a sua lista de tarefas

organizar ideias

Antes de começar a lidar com os problemas diários, reserve alguns minutos planejando um checklist detalhado. Depois, gaste poucos minutos fazendo uma lista ainda mais curta das atividades que você sabe que devem ser executadas nas próximas duas horas.

Esse truque não apenas ajuda a lembrar e planejar cada tarefa, mas também divide seu dia em tarefas pequenas e práticas. Além disso, uma vez que você finalizou e marcou sua tarefa como concluída, essa realização visível pode estimular sua produtividade.

 

7 - Não permita ser distraído 

Provavelmente, existem pessoas em sua vida que simplesmente não entendem que home office não é folga, por mais que você tente lembrá-las gentilmente.

Seja um vizinho, um amigo, seu irmão, ou até sua mãe, mostre a eles educadamente, mas com firmeza, que você está trabalhando, e nesse horário você não pode ser incomodado, você pode conversar com eles no seu tempo de pausa.

Não permita ser distraído. Informe as pessoas sobre seu horário de trabalho home office e sua indisponibilidade, após isso as pessoas apenas irão te incomodar quando acontecer uma emergência real.

 

Quer saber mais sobre como fazer uma boa gestão do seu tempo?

 

É inegável, que um dos maiores desafios atuais é gerenciar negócios pessoais e projetos profissionais. Por isso, se se você é dono do seu próprio negócio, funcionário de uma empresa ou mesmo um estudante, provavelmente já enfrentou problemas em gerir seu próprio tempo, certo? 

A partir de lições que tratam desde fundamentos básicos até ferramentas de comunicação para você gerenciar melhor ainda o seu tempo, o Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional vai te ajudar a  transformar o seu ambiente de trabalho, deixando-o muito mais produtivo.

Você também vai ver como delegar tarefas e lidar com imprevistos de uma maneira mais eficaz. Quer saber como? Clique no botão abaixo para saber mais:

curso de gestão do tempo e produtividade profissional