Você já parou para pensar em por que algumas pessoas conseguem chegar ao topo e outras não? Além disso, você sabe qual a diferença entre um chefe e um líder?

Se você não sabe responder a essas perguntas, não se preocupe, você não está sozinho! Muitas pessoas não sabem o que deve ser feito para evitar uma demissão ou até mesmo para ganhar uma promoção na empresa em que trabalham. 

Sendo assim, neste resumo, vamos te apresentar as principais dicas de Debra A. Benton para chegar ao topo de forma rápida, além de lhe ensinar como pensar como o CEO, que age e resolve problemas como um verdadeiro líder.

Quer saber mais? Então continue com a gente e aprenda como alcançar seus objetivos!


 

Sobre a obra

 

O bestseller “How To Think Like a CEO” foi escrito pela autora Debra A. Benton e publicado em 1999 pela editora Grand Central Publishing. A obra possui 470 páginas divididas em treze capítulos.

Em seu livro, D. A. Benton aponta 22 principais características que um CEO deve possuir. Ademais, por meio de histórias e experiências de líderes bem sucedidos, ela apresenta dicas para se chegar ao topo de maneira mais rápida e manter a excelência em seu trabalho.

Ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre este livro? A edição completa está disponível para compra clicando no link:

 

 

Sobre a autora

 

Debra A. Benton é uma coach de executivos reconhecida globalmente, e palestrante de conferências sobre liderança e eficácia executiva. 

Além disso, D. A. Benton foi fundadora da empresa Benton Management Resources em 1976. Através dessa empresa, ela auxiliou profissionais de todo o mundo a melhorarem o estilo de liderança, aumentando a eficácia pessoal e profissional.

Benton é autora premiada e campeã de vendas, e escreveu livros como “Lions Don’t Need To Roar”, “The Virtual Executive”, “Secrets of a CEO Coach” e “How to Act Like a CEO”. 

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Iniciantes e especialistas em liderança que desejam expandir seus conhecimentos e se tornar um CEO que toda organização necessita.

 

Ideias principais do livro

 

  • Para se tornar um grande CEO, é preciso observar como eles exercem seu trabalho;
  • Tentar chegar ao topo é como escalar uma montanha, é necessário ter os equipamentos básicos e saber como e quando utilizá-los;
  • Um verdadeiro líder deve confiar em si mesmo;
  • Para alcançar seus objetivos é preciso correr riscos;
  • Aprender com o mau exemplo de um chefe é algo necessário e construtivo;
  • É fundamental avaliar seu desempenho e corrigir seus erros durante todo o percurso.

 

Overview: Como se preparar para escalar a montanha


 

Para a autora, o mundo corporativo é como uma montanha. Você precisa de algumas qualidades, que são como equipamentos, para chegar ao topo.

Você também deve estar pronto para passar por "situações difíceis e assustadoras", como faria se estivesse subindo cada vez mais alto uma montanha. 

Para começar, você deve estabelecer uma "base firme". Além disso, precisa "pegar a manha" para poder subir, superando dificuldades à medida que avança, para então, assumir a liderança.

Para aumentar suas chances de chegar ao topo, é necessário entender as ações de seu CEO. Você deve observar seu líder, aprender com as experiências dele e entender como ele chegou à liderança. 

Para a autora, ao compreender como os chefes comandam os negócios, você pode:

 

  • Evitar uma demissão;
  • Ser promovido mais rapidamente;
  • Apreciar a vida profissional que tanto deseja e merece;
  • Ter os equipamentos certos para utilizar quando decidir se tornar um CEO.

 

Segundo Debra A. Benton, existem 22 características fundamentais presentes em grandes líderes. Para se tornar um CEO, você deve absorver e compreender essas características e utilizá-las em sua vida profissional. 

Além disso, é necessário observar tais características em outras pessoas, para assim, entender como aprimorar suas próprias qualidades, superando a si mesmo e aos outros. 

A autora mostra que o CEO é apenas um ser humano que aprimorou as habilidades necessárias para desenvolver determinado trabalho com eficácia. 

Sendo assim, é preciso mostrar suas qualidades no momento certo - como uma entrevista de emprego - para conseguir o cargo que deseja. 

 

Overview: As 22 principais características de um CEO

 

Muitas vezes, o maior desafio não está na escalada, está dentro de você. Dessa forma, as oitos primeiras características descritas pela autora te ajudarão a avaliar sua atitude e comportamento.  

 

  1. Ser seguro de si: Uma das atitudes mais importantes de um chefe é confiar em si mesmo;
  2. Estar no controle de sua atitude: Você deve parar de se perguntar “eu posso fazer isso?” e começar a pensar “eu posso fazer isso!”; 
  3. Ser persistente: Ser persistente diz respeito a estar comprometido com os resultados, e se manter de pé diante de qualquer circunstância;
  4. Melhorar sempre: Para ser capaz de aprimorar seu trabalho todo momento é preciso saber exercer sua função de forma correta, aprendendo com seus erros e com as experiências de outras pessoas;
  5. Ser honesto e ético: Para a autora, sem honestidade, não é possível ser um bom ser humano, portanto, seja sempre consistente no que diz, pensa e faz;
  6. Pensar antes de agir: Você é o único responsável por suas palavras e o que elas resultam, por isso, é fundamental pensar antes de agir para parecer mais sábio e evitar constrangimentos;
  7. Ser original: Um bom CEO é aquele que sabe ser inovador, diferente e imaginativo;
  8. Ser publicamente modesto: Ao ser publicamente modesto, um CEO fala de seus talentos com moderação e compartilha os elogios recebidos com seus colaboradores.

 

Colocando em prática

 

As próximas cinco características que apresentaremos exemplificam a maneira com que os CEO aproveitam a escalada. 

 

  1. Estar ciente do estilo: Estar ciente do estilo é estar atento às necessidades de sua organização e ser capaz de atender às demandas que surgirem;
  2. Ser corajoso/um pouco selvagem: Ser corajoso significa correr riscos sempre que necessário;
  3. Ser humorístico: Um bom líder deve ter senso de humor e saber usá-lo para descontrair o ambiente quando necessário, além de usá-lo para rir de si mesmo e mostrar a seus funcionários que vocês estão no mesmo time;
  4. Ser um pouco teatral: Segundo a autora, todos aqueles que estão no topo, já usaram seu lado teatral alguma vez. Muitas vezes é preciso agir como um líder inspirador mesmo quando a situação não favorece esta abordagem;
  5. Estar atento aos detalhes: Estar atento aos detalhes significa prestar atenção em todos os aspectos da organização e das pessoas que estão envolvidas nela.

 

Preenchendo lacunas

 

As últimas 9 principais características de um CEO de sucesso mostram como ele exerce seu trabalho e lida com as mais diversas situações dentro de sua empresa. 

 

  1. Ser bom no que faz e estar disposto a liderar: Um bom líder deve ser capaz de exercer sua função com excelência e ter um bom relacionamento com as pessoas;
  2. Lutar pelo seu povo: É de extrema importância dar apoio, suporte e ser leal aos seus colaboradores para que eles lutem pelos objetivos da organização ao seu lado;
  3. Estar disposto a admitir seus erros, mas sem se desculpar: Um grande líder é capaz de reconhecer seus erros e aprender com eles. Porém, não é necessário pedir desculpas, pois isso pode indicar insegurança diante de seu trabalho;
  4. Ser direto: É preciso ser honesto e objetivo com suas palavras. Além disso, é necessário pensar antes de falar, para demonstrar que você entende o assunto que está sendo discutido;
  5. Ser legal: Ser legal e gentil significa respeitar, para então ser respeitado, tanto pelas pessoas que trabalham para você como pelas pessoas para quem você trabalha;
  6. Ser inquisitivo: Uma das principais características de um líder é a curiosidade, portanto é fundamental fazer perguntas e pedir informações sempre que desejar; 
  7. Ser competitivo: A competição auxilia no autodesenvolvimento e crescimento. É importante enfrentar situações difíceis para aprender com elas;
  8. Ser flexível: Como um grande líder, é indispensável saber lidar com diferentes situações, admitir erros e mudar a atitude quando necessário;
  9. Ser um bom contador de histórias: Ao contar transmitir um ensinamento ou informação através de uma história, você torna essa mensagem clara, útil e inesquecível.

 

Overview: Os diferentes tipos de líderes

 

Apesar de possuírem as 22 principais características, os grandes líderes não são iguais, e não chegaram ao topo da mesma forma. Existem vários tipos de empresários nas empresas, e estes, superam os obstáculos de diferentes maneiras. 


 

O Alpinista

 

Alpinista é aquele que conseguiu chegar ao topo de uma montanha. Já o CEO é aquele que chegou ao topo de sua profissão. Sendo assim, os CEOs são diferentes em vários aspectos, porém eles serão sempre de dois tipos: 

 

  • Um empreendedor: o escalador solo;
  • Ou um gerente profissional contratado: o escalador de big wall.

 

Dessa maneira, ao empreendedor é aquele que: 

 

  • É o inovador;
  • Usa o próprio dinheiro;
  • É independente de outras pessoas;
  • Faz as regras;
  • Responde apenas a si mesmo;
  • Pensa e age com rapidez;
  • Raramente é contratado como gerente profissional.

 

Por outro lado, um gerente profissional contratado é aquele que:

 

  • É o realizador; 
  • Usa o dinheiro de outras pessoas; 
  • É dependente de outras pessoas;
  • Segue regras;
  • Responde aos constituintes; 
  • Pensa bem antes de agir;
  • Frequentemente é contratado como gerente profissional.

 

Um dos obstáculos a serem superados é o mau exemplo de um chefe ruim. Porém, segundo a autora, é fundamental ser capaz de superar esta situação. Além disso, é preciso aprender com estes exemplos e usá-los a seu favor. 

Sendo assim, você pode aprimorar suas qualidades individuais ao aprender como lidar como diferentes pessoas de forma eficaz e eficiente.

 

Overview: Como se tornar um chefe

 

Existem diferentes maneiras de se tornar chefe em uma empresa. Uma delas é estar sempre a frente e fazer mais do que os outros fazem. Segundo a autora, é fundamental encontrar um mentor; ele pode te guiar pelo melhor e mais rápido caminho para chegar ao topo. 

Para isso, o mentor deve:

 

  • Conhecer o território;
  • Saber para onde está indo;
  • Saber para onde você quer ir;
  • Saber como seguir pelo caminho desejado; 
  • Ser capaz de lhe dar bons conselhos.

 

O trabalho de um CEO envolve vários setores de uma organização. O diretor executivo é o responsável por criar um clima favorável ao crescimento, manter a disciplina entre os funcionários e a qualidade de sua produção. Sendo assim, seu trabalho abrange:

 

  • Trabalho com pessoas; 
  • Tomada de decisões; 
  • Frequentar e conduzir reuniões;
  • Manter um ambiente apropriado para venda;
  • Garantir lucro.

 

Overview: Como conseguir o emprego que deseja e ser promovido em sua empresa

 

As pessoas com maiores chances de serem contratadas ou promovidas possuem as seguintes qualidades: 

 

  • Mostram resultado em sua especialidade;
  • Têm atitude;
  • Se identificam com os valores da empresa;
  • Fazem mais do que as outras pessoas. 

 

Por outro lado, quando alguém é escolhido em seu lugar, é necessário refletir se vale a pena esperar por tal promoção ou tentar novas vagas de emprego. Sendo assim, para a autora é fundamental: 

 

  • Fazer uma lista das razões pelas quais você não conseguiu o emprego/promoção segundo o ponto de vista das pessoas envolvidas;
  • Buscar por críticas construtivas de seu chefe e colegas;
  • Tentar corrigir as fraquezas.

 

Assumindo a liderança

 

Para Debra, um bom escalador começa aprendendo com os melhores, para depois seguir seu próprio estilo. A escalada é sua, e não dos outros, portanto é preciso seguir seu coração e superar seus medos e possíveis fracassos. 

Além disso, é importante lembrar-se das 22 características essenciais de um CEO, e durante esta jornada, avaliar seu desempenho e pedir a seus colegas que o avaliem também. Dessa forma, você poderá acompanhar seu desenvolvimento e evolução através do tempo, e chegar ao topo como um grande líder.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

O livro “Smart Collaboration”, de Heidi K. Gardner, ressalta a importância de cultivar uma colaboração inteligente com seus funcionários. Dessa forma, tem-se um time formado por grandes profissionais alinhados a fim de expandir seus horizontes, inovar, trabalhar em equipe e conquistar a lealdade do cliente.

Em “Developing the Leader Within You 2.0”, John Maxwell aborda a importância do líder demonstrar que se importa com a sua equipe e desenvolver líderes entre ela. Além disso,  ele trabalha com a ideia de que 80% de seus esforços devem ser canalizados em 20% das suas prioridades mais importantes para o alcance de seus objetivos.

Por fim, em “O Gestor Eficaz”, Peter F. Drucker esclarece que executivos podem ser brilhantes, imaginativos e informados, e ainda assim serem ineficientes. Executivos eficazes são sistemáticos. Eles trabalham duro nas áreas certas e seus resultados os definem. São profissionais do conhecimento que ajudam a empresa a bater suas metas.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Aprenda quais são as 22 características fundamentais presentes em um grande líder;
  • Observe e compreenda o trabalho de um chefe (seja ele bom ou ruim);
  • Aprenda como corrigir seus erros e fracassos para chegar ao topo;
  • Reflita sobre seu desempenho e analise quais habilidades você deve aprimorar;
  • Siga seu coração e não tenha medo de arriscar para conseguir o que deseja. 

 

Gostou dessa análise?

 

Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários. Seu feedback é muito importante para nós. Ah! Não esqueça de atribuir sua nota para este resumo!

Além disso, é possível adquirir a versão completa deste livro clicando na imagem abaixo:  

 

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

Nota:

O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).

Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.

Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.