Qual a importância de processos humanizados?
Como a Tecnologia pode auxiliar na Humanização?
Atendimento humanizado na era digital
5 dicas de como humanizar o atendimento digital
Essa é a trilha para o sucesso!

5 dicas de como a Humanização e Tecnologia podem ser usadas como fortes aliadas!

Você sabe a importância de um atendimento humanizado na era digital? Neste artigo, entenda sobre essa relação de Humanização e Tecnologia!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
5 dicas de como a Humanização e Tecnologia podem ser usadas como fortes aliadas!

A era digital já é uma realidade.A tecnologia de alta complexidade já faz parte do nosso dia a dia e está em constante evolução e dinamicidade.De modo análogo, a tendência de humanização cada vez mais ganha força e aderência!

Diante disso, fica o questionamento: a Humanização e Tecnologia podem ser aliadas no processo de desenvolvimento humano e de negócios, ou será que elas andam uma na contramão da outra?

Neste artigo, entenda como essas duas tendências se relacionam, qual a importância disso e ainda, confira dicas para a implementação da humanização no atendimento do seu negócio. Não deixe de conferir:


● Qual a importância de processos humanizados?

● Como a Tecnologia pode auxiliar na Humanização?

● Atendimento humanizado na era digital

● 5 dicas de como humanizar o atendimento digital

  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

Qual a importância de processos humanizados?

Toda relação humana de sucesso tem uma grande influência de uma atitude empática por uma das partes, afinal, para se relacionar com outras pessoas é necessário entender e respeitar seus posicionamentos.

Com isso, essa tendência humanização das relações não se restringe mais ao aspecto pessoal, sendo uma variante importante do mundo dos negócios, onde a Tecnologia se torna uma ferramenta para proporcionar o bem estar emocional.

Essa união entre Tecnologia e Humanização, concretiza uma parceria de sucesso, tal que une a qualidade técnica, que os recursos tecnológicos proporcionam, com a qualidade de relacionamentos, promovendo uma conexão genuína e forte.

Logo, inúmeros benefícios são estabelecidos para ambas as partes envolvidas em um processo humanizado, tais como o sentimento de valorização por parte do cliente e ainda, o alcance de resultados e visibilidade por parte das empresas.

Assim, essa tendência se consolida cada vez mais como uma forte estratégia para o alcance do sucesso. Para entender mais sobre essa relação tão poderosa, acompanhe o tópico a seguir!

Como a Tecnologia pode auxiliar na Humanização?

Diante das diversas possibilidades de auxílio que a tecnologia pode proporcionar para uma abordagem humanizada, vale ressaltar a contribuição da capacidade inteligente para o atendimento humanizado.

Isso porque, muitas empresas vêm aderindo ao uso de robôs para o setor de atendimento, o que exige que a inteligência artificial seja usada a favor da humanização, para que o cliente seja cativado e bem atendido.

Além disso, a tecnologia é uma das principais responsáveis pelo avanço da mudança cultural dentro de uma empresa inserida na era digital, afinal, os novos canais inteligentes são usados para a integração de colaboradores, o que é muito positivo.

Por fim, vale ressaltar que  a possibilidade de criar novas conexões emocionais através das novas tecnologias são diversas, devido ao dinamismo da era tecnológica e a dimensão gigante que a mesma tomou.

Logo, seja no atendimento humanizado, nos mecanismos internos de uma empresa ou no estabelecimento de relações através da internet, a Humanização e Tecnologia estão presentes!

Diante disso, você sabe como funciona o atendimento humanizado na prática? Não deixe de conferir a resposta e mais detalhes sobre esses assuntos no próximo tópico!

Atendimento humanizado na era digital

A era digital é marcada pela automaticidade das tecnologias, mas ao contrário do que o senso comum aponta, essa tendência tecnológica não é contrária à humanização e pode ser usada nesse processo.

No atendimento humanizado, por exemplo, o uso de tecnologias é muito assertivo para promover agilidade e dinamismo no atendimento comercial, garantindo que milhares de  pessoas sejam atendidas de forma personalizada e satisfatória ao mesmo tempo. 

Pode-se ainda, aplicar a tecnologia na humanização da assistência ao cliente, tal que o suporte passa a ser feito de forma automatizada, mas sem deixar a humanidade de lado.

Outro exemplo é a contribuição das tecnologias na área da saúde, o que faz com que o atendimento humanizado priorize o tratamento da pessoa como um ser individual e não apenas como uma doença que precisa ser tratada.

Tal fato é essencial para favorecer a boa relação médico paciente, assim como essa capacidade é importante para todos profissionais da saúde, tais como: médicos, enfermeiros, nutricionistas, etc.

Essa capacitação de humanização é essencial para o impacto direto na qualidade de vida das pessoas que buscam ajuda profissional, afinal, um atendimento humanizado em um momento de fragilidade é um diferencial positivo e necessário.

Muito interessante, não é mesmo? Para finalizar, não deixe de conferir nossas  super dicas para potencializar os seus resultados através do atendimento digital humanizado.

5 dicas de como humanizar o atendimento digital

Agora que você já sabe qual é a importância do conceito de humanização, como ele se relaciona com a tecnologia, para complementar seus conhecimentos, veja as dicas para humanização do atendimento ao cliente no meio digital:

1.Conheça seu público

O seu público precisa ser cativado para que os resultados do atendimento digital humanizado sejam positivos, por isso, conhecer as características e comportamentos do seu público-alvo de forma aprofundada é fundamental.

Dessa forma, busque analisar de forma detalhada seu público-alvo e aprimorar a sua persona, o que facilitará na montagem de uma abordagem eficiente e humanizada durante os atendimentos.

2.Invista em capacitações

O aprendizado não é um processo com data de validade, por isso, o investimento em capacitações é algo muito relevante para o desenvolvimento contínuo de qualquer empresa.

Por isso, busque capacitações para seus colaboradores e invista em ferramentas tecnológicas que podem agregar no processo de humanização, pois isso fará muita diferença para os resultados dessa abordagem.

3. Proporcione uma experiência positiva

A experiência de seu usuário ou cliente deve ser o principal foco da aplicação de estratégias de humanização e tecnologia. Dessa forma, analisar os dados sobre isso pode servir de indicadores para o progresso e melhoria contínua.

Além disso, as inovações tecnológicas e iniciativas criativas nesse momento são duas habilidades importantes para que seu negócio se destaque e consiga fidelizar seus potenciais clientes, o que é muito positivo para a empresa.

4. Otimize o processo

Agilidade. Praticidade. Eficiência. Inovação.  Esses são alguns dos fatores que são apreciados pelos seus clientes durante um atendimento e que são proporcionados pela otimização de processos.

Por isso, busque reduzir gastos desnecessários e amplie a aplicação de tecnologias assertivas, que contribuirão para um atendimento mais rápido, personalizado e seguro para seus clientes.

5.Use o feedback ao seu favor

O feedback é um ótimo conselho de implementação de melhorias ofertado por quem realmente importa: o público que utiliza dos produtos ou serviços ofertados.

Por isso, essa ferramenta deve ser usada de forma estratégica, visando a melhoria da experiência do cliente, reconhecimento de sua importância e valorização dessa relação entre ele e a empresa, que é essencial para o sucesso.

Essa é a trilha para o sucesso!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Inscreva-se no Programa de Formação em Gestão da Voitto!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Formação Em Gestão Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.