O que é Seis Sigma?
Antes de continuarmos com a leitura do artigo, eu tenho algo para te falar...
Como surgiu o Seis Sigma?
Por que o Seis Sigma vem sendo mais implantado?
Como funciona a implantação do Seis Sigma?
Confira 6 erros comuns na implantação do Seis Sigma!
DICA DE OURO!

6 erros comuns na implantação do Seis Sigma

Descubra como funciona o processo de implantação do programa Seis Sigma e confira os erros mais comuns.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
6 erros comuns na implantação do Seis Sigma

A primeira companhia brasileira que decidiu implantar o Seis Sigma em suas operações foi o Grupo Brasmotor, em 1997.

De lá pra cá, milhares de outras empresas também começaram este ciclo de implantação, que vem se mostrando muito favorável, ainda mais em tempos de crise e retração econômica como vivenciamos atualmente.

Nos últimos anos, o programa Seis Sigma vem crescendo muito no Brasil e parece não parar mais, não é verdade?

A existência de cada vez mais empresas nacionais especializadas no treinamento e na consultoria de implantação desta revolucionária metodologia empresarial não é difícil de ser notada no cotidiano empresarial e, até mesmo, nos meios de mídia e relacionamento digital.

Diante disso, neste artigo você irá aprender:

  • O que é o Seis Sigma?
  • Como surgiu o Seis Sigma?
  • Por que o Seis Sigma vem sendo mais implantado?
  • Como funciona a implantação do Seis Sigma?
  • Confira 6 erros comuns na implantação do Seis Sigma!

O que é Seis Sigma? 

O Seis Sigma é uma filosofia de gestão que visa a resolução de problemas e a redução da variabilidade de processos, reduzindo de forma significativa os custos para a empresa e, aumentando assim, sua lucratividade.

Diferente do que muitos pensam, o Seis Sigma não é apenas uma ferramenta que busca a adequação das empresas à normas de qualidade, o foco dessa metodologia está diretamente ligado à satisfação do cliente.

É por isso que o Seis Sigma atua na otimização de processos, de forma a melhorar a qualidade no ambiente organizacional e ter como resultado, produtos e serviços mais padronizados e estáveis, desenvolvidos dentro dos limites de aceitação impostos tanto pelo próprio processo quanto pelos clientes.

Antes de continuarmos com a leitura do artigo, eu tenho algo para te falar...

Você gostaria de reconhecer as possíveis falhas no envolvimento e comprometimento gerencial?

Um projeto Seis Sigma pode falhar em vários pontos, porém, nós da Voitto conseguimos sintetizá-los em alguns momentos específicos, para que você saiba como prevenir-se em cada etapa do seu projeto!

No nosso ebook As falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma, você encontrará listas com as falhas mais comuns em cada uma dessas etapas chaves do projeto.  Além disso, contará com um manual de como evitar a ocorrência de tais falhas na implementação do programa.

É uma grande oportunidade para você se aprimorar. Está esperando o que? Clique botão abaixo e baixe agora!

As falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma

Como surgiu o Seis Sigma?

Sistema de produção

Com cenários que pedem por, a metodologia Seis Sigma ganhou espaço no ambiente empresarial.

Tudo começou em 1987, quando o engenheiro Bill Smith da Motorola apresentou uma metodologia que mostrava o limite de tolerância de um processo, encontrando seis desvios padrões da curva normal, motivo que originou o nome 6 Sigma.

A metodologia Seis Sigma proporciona uma referência de desempenho por nível de precisão tolerável, que pode atingir um máximo de 3,4 falhas por milhão de oportunidades.

Uma falha de processo pode ser definida como uma não conformidade de um determinado serviço ou produto que varia de acordo com suas especificações.

Nesse contexto, a implantação do Seis Sigma é considerada uma ferramenta importante na condução de negócios, por auxiliar empresas a se tornarem mais eficientes nos processos. Além disso, a implantação do Seis Sigma ajuda as empresas a cumprirem com a sua finalidade: gerar lucro com sustentabilidade.

No momento atual, é possível notar uma grande evolução e implementação do Seis Sigma em diferentes segmentos. Como exemplo, é notável um progressivo uso em Sistema de Gestão das Empresas, alinhado à estratégia organizacional.

Não há dúvida que o uso da metodologia Seis Sigma pode ser usado para atrair novos negócios ou fidelizar clientes, devido os seus bons resultados já comprovados pelo mundo afora.

Por que o Seis Sigma vem sendo mais implantado?

Linha de produção

O motivo é simples: a metodologia Seis Sigma comprovou que é possível, de forma rápida e exponencial, elevar o desempenho financeiro e qualitativo de uma companhia em uma escala inimaginável até o século passado.

Tudo isto ocorre graças a estrutura pragmática e funcional do programa que, com o auxílio do método DMAIC, consegue proporcionar diferenciais competitivos sempre elevados para estas empresas aderentes.

Porém, com toda esta propagação de benefícios de adoção, muitas organizações ainda acabam pecando na hora de implementar o programa em suas próprias operações.

Por isso, neste artigo separei para você os 6 dos erros mais comuns cometidos neste processo. Além disso, você também irá compreender como funciona o processo de implantação do Seis Sigma.

Vamos lá?

Como funciona a implantação do Seis Sigma?

O Seis Sigma é uma metodologia que proporciona resultados muito elevados em um curto período de tempo, com base na estrutura de seu programa, que promove o desenvolvimento de projetos de melhoria de processos em setores estratégicos da organização.

Todo este programa é executado de modo sistêmico e objetivo, de forma que o cotidiano das atividades inerentes seja constantemente aprimorado.

Para iniciar sua implantação, é essencial buscar a capacitação dos colaboradores que são considerados chaves da empresa quanto ao domínio da metodologia Lean Seis Sigma.

Para descobrir quais são os primeiros funcionários que devem ser treinados, o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) pode ser uma boa ferramenta para conferir quais as áreas que necessitam desta demanda.

Durante, ou até mesmo antes de iniciar este treinamento coletivo, contratar uma empresa de consultoria pode auxiliar a implantação e gerenciamento do programa Seis Sigma. Com este suporte, a ocorrência de falhas na implementação tende ser muito menor.

Terminado o treinamento, estes funcionários deverão ser estimulados a desenvolverem seus primeiros projetos Lean Seis Sigma. Aqui, vale direcionar estes projetos de acordo com o plano estratégico e o posterior desdobramento de metas por área e processo crítico da empresa.

De nada adianta melhorar o desempenho de um setor ou processo se ele não está interferindo no resultado final.

Realizada a execução e entrega destes projetos iniciais, o ciclo de geração de novos projetos de melhoria de desempenho deve ser constantemente desafiado para entregar resultados cada vez mais ambiciosos.

Com o passar do tempo, novas áreas e demandas vão surgindo e o programa vai se tornando cada vez mais sólido e cultural na organização.

Confira 6 erros comuns na implantação do Seis Sigma!

Separei para você as seis falhas mais comuns na implantação do Seis Sigma nas organizações, confira agora mesmo para aprender a como não cometê-los.

1. Abranger apenas o setor administrativo

Não envolver o setor operacional é um grande erro na implantação do Seis Tão importante quanto quem gerencia o projeto, é quem o executa e mantém em contínuo funcionamento.

2. Não prover de um sistema de KPI’s confiável

De nada adianta obter a informação de que a produtividade de determinada operação crítica está em alto nível se o sistema de emissão de indicadores de desempenho utilizado neste processo não é confiável.

A ferramenta Análise do Sistema de Medição (MSA) é uma ótima solução para validar este sistema e impedir que este erro ocorra.

3. Desenvolver projetos sem cunho estratégico

Como sugeri acima, o emprego da ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) pode ser utilizado para impedir que o direcionamento incorreto de investimentos financeiros e qualitativos seja efetuado.

Uma das principais razões pelo sucesso da implantação do Seis Sigma se dá por conta da sua precisão em atuar em processos e setores chaves de um negócio.

4. Proporcionar um rápido treinamento e cobrar altos resultados

Não existe ainda no Brasil nenhum órgão regulamentador que certifique o treinamento em Seis Sigma.

Então, procurar uma Instituição de Ensino conceituada no mercado que ofereça um conteúdo rico e explanatório. Isso é de vital importância na hora de cobrar resultados dos integrantes iniciais do programa.

5. Deixar de contemplar questões ligadas à segurança e meio ambiente

Outro erro comum, principalmente atrelado à empresas iniciantes na metodologia, é o de abranger apenas projetos que entreguem resultados financeiros imediatos.

As áreas de segurança do trabalho e meio ambiente são dois dos exemplos que não proporcionam ganhos financeiros a curto prazo, mas ambos favorecem a motivação de todos os funcionários da companhia.

A longo prazo, esta é uma excelente e incontestável necessidade estratégica.

6. Não promover um sistema de manutenção das melhorias conquistadas

Assim como é importante ter um sistema de KPI´s, é também muito importante controlar o novo desempenho adquirido com o término de cada projeto. Para isto, o Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma eficaz ferramenta que garante que os resultados alcançados continuem os mesmos.

DICA DE OURO!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo! Não se esqueça de deixar o seu comentário, o seu feedback é muito importante para nós!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.