
Fugir da inadimplência é importante para qualquer negócio, principalmente se for um comércio virtual. Em tempos de muitas vendas, como a Black Friday, essa necessidade é ainda maior.
Afinal, a falta de pagamento pode comprometer o funcionamento do empreendimento se for muito alta.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como lidar com esse problema. Para facilitar seu entendimento, separamos o seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
Inadimplência é a situação em que uma pessoa física jurídica deixa de pagar uma dívida contraída por falta de dinheiro.
Uma pessoa inadimplente pode ser incluída em serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e cobrada na Justiça.
Portanto, não confunda inadimplência com o endividamento, que inclui todas as pessoas com alguma dívida a vencer, ainda que estejam pagando em dia.
Agora que você sabe a diferença, confira como está a situação no país.
O Brasil tinha em setembro de 2022 cerca de 64,25 milhões de pessoas inadimplentes, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil.
Este número equivale a 39,71% da população nacional adulta, sendo o maior registrado pela pesquisa em toda a série histórica que teve início oito anos antes.
Também neste ano, o Google divulgou um dado bem parecido: 40% dos brasileiros estão com todo o orçamento comprometido com dívidas e gastos recorrentes.
A mesma pesquisa, aliás, indica a inflação como grande vilã dos brasileiros, com outros dados como:
● A situação financeira piorou para um em cada quatro pessoas no país
● Dois em cada três brasileiros tiveram a capacidade financeira impactada pela inflação
● A inflação preocupa 64% dos brasileiros, e 66% acreditam que ela vai subir até o fim do ano.
Este cenário é complicado principalmente para empreendedores que apostam na recorrência, como vamos mostrar na sequência.
A inadimplência prejudica o fluxo de caixa de uma empresa, que é um dos aspectos mais importantes para um negócio recorrente.
Afinal, a grande aposta da recorrência é justamente essa: receber valores regularmente.
Um alto número de clientes inadimplentes neste cenário pode provocar um rombo no caixa do empreendimento, prejudicando sua capacidade de operação.
Datas comemorativas são essenciais para alavancar vendas de qualquer tipo de empreendimento.
Afinal, o empreendedor já espera que vá melhorar seus ganhos nessas ocasiões e investe nisso, com despesas com logística, marketing e outros setores.
Portanto, a inadimplência nessas épocas pode comprometer as atividades do negócio.
Principalmente no caso das datas mais ao final do ano, como Natal e Black Friday – que, por sinal, neste ano acontece em meio à Copa do Mundo.
Em muitos segmentos, as vendas caem em janeiro e fevereiro, o que torna necessário garantir bons resultados no fim do ano anterior.
Além disso, esses ganhos ajudam com os gastos a mais no começo do ano, como o pagamento de impostos e de apólices de seguros.
Portanto, é importante fazer tudo o que você puder para evitar isso.
Veja como a seguir.
Para evitar a inadimplência em época de Black Friday, é preciso ter uma equipe de cobranças pronta e bem treinada para fazer as cobranças.
Por isso, vale investir na capacitação dos seus colaboradores.
Se for preciso, faça contratações temporárias para fortalecer o time.
Caso o investimento necessário seja muito alto, considere terceirizar o serviço.
Outra medida importante é saber gerenciar sua carteira de cobrança, ou seja, a lista de todos os clientes em inadimplência.
Além de armazenar todos os dados de identificação desses consumidores, separe conforme critérios como atraso, valor da dívida e ticket médio.
Com esses dados, é o momento de aplicar uma régua de cobranças eficiente.
Ou seja, uma sequência de ações padronizadas para lidar com a inadimplência, como se fosse uma linha do tempo.
Planeje tudo com antecedência, com critérios diferentes de acordo com a forma de pagamento.
Aliás, quanto mais modalidades de pagamento seu negócio aceitar, melhor.
Outra maneira de combater a inadimplência é automatizar suas ações.
Existem no mercado opções de ferramentas que resolvem automaticamente problemas de falta de pagamento causada por falhas no cartão ou erro na digitação do número, por exemplo.
Além de se preocupar com a inadimplência, a data comercial pode causar outras dores de cabeça aos empreendedores.
Veja algumas a seguir.
A Black Friday pode render ótimos resultados para segmentos diversos.
Mas para isso, é preciso tomar cuidado com alguns problemas que podem aparecer.
Um dos principais é a fraude.
Em 2021, o número de tentativas de crimes em compras pela Black Friday aumentou mais de 130% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a ClearSale.
Por isso, conte com um dispositivo anti fraudes, ou um gateway de pagamento com essa solução incluída.
Além disso, a atenção com a logística é essencial.
Se deixar de abastecer o estoque para a data, seu negócio corre risco de ficar sem os itens e perder vendas.
Mas se algum produto ficar encalhado, faça promoções para se livrar deles.
Problemas no frete também são comuns nesta época.
Na Black Friday de 2021, o atraso nas entregas representou o maior número de reclamações ao site Reclame Aqui.
O ideal é fazer contato com as transportadoras e planejar bem suas ações.
Como você pode ver, os obstáculos não são poucos.
Mas com um bom planejamento, você pode evitar todos esses transtornos e se dar bem.
Automatizar os processos do seu empreendimento é um passo importante para combater a inadimplência e ter muitos lucros durante a Black Friday.
Para isso, você pode usar ferramentas que podem se antecipar a problemas comuns, em que a falta de pagamento não é intencional.
Uma boa plataforma pode verificar dados do cartão ou detectar números inválidos para impedir a compra de prosseguir se houver erro de digitação, por exemplo.
E se o saldo for insuficiente, o sistema pode repetir a cobrança mais de uma vez, e até fazer uma outra tentativa usando outro cartão do mesmo titular.
Se você quiser saber mais, leia nosso e-book sobre inadimplência e acesse a plataforma completa de informações sobre a Black Friday da Vindi.
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