O que são tecnologias de RH?
Por que as tecnologias de RH são importantes?
Quais as tecnologias de RH que vêm se destacando?
Conclusão
Como ser mais produtivo no home office?

Transforme seu departamento de RH com novas tecnologias e inove no gerenciamento!

Entenda como implementar inovações no RH podem aumentar os resultados da sua empresa e proporcionar um melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores.

B2B STACK
Por: B2B STACK
Transforme seu departamento de RH com novas tecnologias e inove no gerenciamento!

Apesar da tecnologia já ser parte da realidade de muitas empresas, diversas tendências tecnológicas passaram despercebidas por já estarem integradas à rotina. Entretanto, com a pandemia iniciada em 2020, o ano se mostrou um momento de mudanças intensas para todos, tanto pessoal quanto profissionalmente.


Para superar os impactos dessas mudanças, muitas organizações foram obrigadas a implantar soluções para preservar a segurança de seus funcionários e dos clientes, além de aumentar a produtividade em um momento tão complexo.


Com isso, novos padrões de trabalho, gestão e processos foram criados com a intenção de se adaptar ao trabalho remoto e ao ritmo acelerado devido aos avanços da tecnologia. O teletrabalho, por exemplo, que estava se tornando cada vez mais comum antes da pandemia, virou a norma.


Com novas formas de viver e trabalhar tendo que ser adaptadas às pressas, muitas pessoas começaram a desenvolver sintomas prejudiciais à saúde e isso se reflete no desempenho do trabalho. Por isso, apoiar o bem-estar dos colaboradores, tanto físico quanto mental, se tornou mais urgente do que nunca.


A seguir você vai conhecer o que são, quais são, e qual a importância das tendências tecnológicas do setor de RH que ajudam as empresas a oferecer um ambiente melhor e possuir maior organização e comodidade em suas atividades.

O que são tecnologias de RH?

O termo se refere às ferramentas que os profissionais de RH ou gestão de pessoas utilizam na sua rotina de trabalho, a fim de proporcionar uma melhor experiência tanto para seus colaboradores quanto para eles mesmos, reduzindo tempo e gastos desnecessários para sua gestão.


A fim de digitalizar o departamento de RH, hoje existem diferentes softwares de RH que te permitem simplificar esses processos. Um bom software pode armazenar dados de forma segura ou automatizar as tarefas diárias de maneira muito eficiente. Também podem oferecer ferramentas analíticas que permitem tomar decisões mais estratégicas e vantajosas para a sua empresa.


Esse tipo de tecnologia permite que você tenha todos os processos de RH centralizados em uma única plataforma. Por exemplo, desde funções comuns como folha de pagamento, benefícios, comissões, bônus, etc. Até o controle e gestão de horários e ausências, por meio do relógio de ponto.


Essas tecnologias auxiliam não só economizando tempo e dinheiro para sua empresa, mas também reduzindo as possibilidades de falha humana, diminuindo as responsabilidades e evitando a ocorrência de erros que poderiam ser evitados mais facilmente.


Além disso, esses programas mantém informações salvas de forma segura e acessível de qualquer lugar. Ter um software de RH é ideal para o home office sem complicações. A tecnologia de RH é essencial para o sucesso de um negócio, trazendo resultados que provam sua eficiência cada vez mais. Hoje, a tecnologia de RH é mais abrangente, mais segura e mais integrada do que nunca.

Por que as tecnologias de RH são importantes? 

Com a constante evolução do mercado e o surgimento de novas tecnologias, as organizações precisam se adaptar à transformação e buscar estar sempre à frente para obter vantagens em relação a seus concorrentes.


Como o RH é o setor responsável por valorizar o capital humano das empresas, focado em otimizar a forma como os processos são desenvolvidos internamente, o apoio da transformação digital possibilita uma maior eficiência e um melhor direcionamento em cada decisão.


Por esse motivo, as rotinas do RH demandam o uso de ferramentas para auxiliar em todos os processos, facilitando a vida dos profissionais e desburocratizando o departamento.


Como dito antes, uma das principais vantagens da tecnologia em RH é possibilitar que a empresa tenha todos os processos e dados centralizados em uma única plataforma. Isto é, desde funcionalidades comuns como folha de pagamento, benefícios e comissões, até controle e gestão de horários e ausências.


Além disso, também é possível organizar e planejar todas as etapas de recrutamento e seleção e facilitar o acesso à comunicação. Portanto, a implementação da tecnologia nesses processos não só economiza tempo e recursos para a empresa como também reduz as possibilidades de problemas e erros.

Quais as tecnologias de RH que vêm se destacando?

Conheça a seguir algumas das tecnologias que são muito utilizadas atualmente no mercado:

Big Data Analytics

O Big Data Analytics é um sistema que cria, armazena e faz análise de uma grande quantidade de dados coletados de forma online. Eles podem ser usados para melhorar os processos da empresa e descobrir falhas, identificando-as em tempo real e agir imediatamente para corrigi-las.

Gamificação 

A gamificação é um tipo de tecnologia que usa estratégias de jogos digitais para diferentes atividades. Ela utiliza elementos de jogos para envolver, motivar e engajar os participantes para desenvolverem determinadas ações. Sua utilização no setor de RH existe para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa, promovendo um maior envolvimento nos processos e fazendo com que os profissionais dêem o melhor de si.

Computação em nuvem

A utilização da nuvem para arquivar dados pessoais e informações sigilosas da empresa é uma das formas mais práticas e seguras. Também conhecida como cloud computing, a computação em nuvem é um processo que usa a capacidade de armazenamento dos computadores, a memória e os servidores ligados por meio da Internet. O cloud computing tem como vantagens a redução de custos, a integração entre as ferramentas da empresa e o aperfeiçoamento da gestão dos dados e dos processos do RH.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial (IA) revoluciona a tecnologia em diversas áreas, inclusive o setor de RH. Afinal, diversas ferramentas auxiliam o setor na automatização dos processos, encontrando padrões e, assim, gerando resultados satisfatórios para a empresa. Ela permite cruzar os dados do padrão de comportamento dos colaboradores, ajudando a fazer análises importantes para a eficiência dos processos de RH, sobretudo no processo de recrutamento e seleção.


O gerenciamento por meio do comportamento é saber encontrar o perfil de desempenho de cada colaborador, conhecendo o que é ou não de valor para eles. Assim, os gestores conseguem desenvolver um trabalho de posicionamento e engenharia de cargo ideal com cada um dos membros da equipe, a partir das competências comportamentais.


Utiliza-se um sistema que faz um mapeamento do perfil comportamental dos profissionais, facilitando processos de contratação e possibilitando reduzir a rotatividade dentro da companhia e direcionar os colaboradores para a função que melhor se alinha ao perfil.

Treinamento online

O treinamento online, ou e-learning, tem sido também uma prática obrigatória para a evolução e o desenvolvimento dos profissionais. Consiste no uso de recursos e funcionalidades oferecidas por uma plataforma virtual de ensino.


À medida que as empresas inovam e se atualizam, as tecnologias de RH permitem a adoção de um sistema de revisões frequentes, criando um ciclo de estabelecimento de expectativas e feedback. Existem ferramentas que possibilitam o armazenamento de informações sobre a performance de cada membro, promovendo avaliações de desempenho.


Com essa tecnologia é possível estimular os colaboradores a aprender sobre diferentes assuntos e desenvolver habilidades, assim como mantê-los atualizados com conhecimentos profissionais e pessoais.

Admissão digital

A admissão digital é uma das tecnologias para o setor RH mais destacáveis do momento. Consiste em usá-la como ferramenta para contratar novos funcionários, com o intuito de facilitar o dia a dia das contratações, fazendo com que o setor gaste menos tempo com o trabalho manual e se dedique mais às pessoas.


Esse processo tem início com a reunião de documentos por meio de um software que realiza a captura dessas informações e repassa ao RH. Com isso, é possível ganhar tempo e agilidade no envio de documentações, que antes, pelo método tradicional de entregas de xerox e assinaturas, demorava até 7 dias, e hoje pode durar apenas 30 minutos.

Assinatura eletrônica

Já a assinatura eletrônica é uma forma simples e segura de assinar documentos online com validade jurídica, sem a necessidade de certificado digital. É semelhante à assinatura no papel, mas é realizada por meio eletrônico. Para o setor de RH, é uma forma de reduzir os processos burocráticos e agilizar envios e solicitações do setor, além de oferecer segurança e confiabilidade, uma vez que precisa ser validada judicialmente.

Home office

Por último, e talvez mais importante, temos o home office. Como essas novas tecnologias modificaram o ambiente empresarial, muitos funcionários deixaram os escritórios e começaram a trabalhar em casa. A tendência, apesar de existir previamente, chegou com força após a pandemia de coronavírus em 2020, seguindo até agora como uma alternativa principalmente nas grandes cidades.


Por esse motivo, o uso das tecnologias é imprescindível, pois são desenvolvidas para facilitar a realização das operações da empresa e das reuniões de forma remota. Além de proporcionar uma boa comunicação entre os membros da equipe, permitindo o acompanhamento de projetos, mesmo que a longa distância

Conclusão 

É importante destacar que a tecnologia no RH não deve ser usada sem critérios e planejamento, apenas por ser uma tendência. É necessário fazer um diagnóstico interno, para entender quais são as necessidades do setor da empresa, e, dessa forma, priorizar as soluções que mais beneficiarão a gestão de pessoas e a experiência dos funcionários e colaboradores.


Antes de iniciar o processo de implementação da tecnologia na sua empresa, deve-se identificar as necessidades e as particularidades do negócio, mapear os processos e encontrar ferramentas que possam auxiliar no alcance dos objetivos da empresa.


Outro ponto importante a ressaltar é que a incorporação das tecnologias deve ser feita gradualmente, para que toda a equipe esteja envolvida e ciente das inovações e possa se adaptar de maneira tranquila, se possível através de suporte aos colaboradores por meio de capacitação.


A tecnologia em recursos humanos pode se tornar cada vez mais produtiva e eficiente, uma vez que as ferramentas possibilitam agilidade e qualidade. O mundo do trabalho está em constante evolução assim como o mundo digital, e por isso devem andar lado a lado para proporcionar maior conforto e agilidade nos processos de seus usuários e colaboradores.

Como ser mais produtivo no home office?

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

B2B STACK

B2B STACK

A B2B Stack existe para ajudar profissionais B2B a navegarem pela transformação digital. Entendemos que é um grande desafio conhecer, analisar e eventualmente escolher quais softwares são adequados para gerar os resultados que buscamos alcançar

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Home Office De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.