O que é NFT?
A integração das NFTs nas redes sociais
Este será o futuro?

Integração das NFTs nas redes sociais: é para hoje?

Saiba como será feita a integração das NFTs nas redes sociais e entenda o que já foi definido e poderá acontecer daqui para frente!

Parceiro
Por: Parceiro
Integração das NFTs nas redes sociais: é para hoje?

As empresas de tecnologia e aplicativos deram a largada para a implementação do metaverso nos mais diferentes tipos de serviço na internet!

A competitividade é a alma do negócio e garantirá uma incorporação rápida e ágil das tecnologias envolvendo as criptomoedas e o metaverso. Uma delas é a integração das NFTs nas redes sociais, que está mobilizando empresas gigantescas para adquirir o pioneirismo.

Os tokens não-fungíveis, mais conhecidos popularmente como NTFs, estão presentes no mercado desde 2018, mas foi só três anos depois que ganharam notoriedade na internet.

Em 2021, era impossível navegar nas redes sociais ou ver memes no Twitter sem encontrar alguma pessoa falando sobre os famosos “tokens”.

Com o metaverso virando cada vez mais uma realidade e a popularização dos NFTs, era claro que as redes sociais não demorariam para incorporar, em suas plataformas, as obras digitais.

Mas como será feito esse processo? O que cada empresa diz sobre a integração das NFTs nas redes sociais? Para você saber tudo sobre este assunto, recomendamos você a ficar com a gente até o final deste artigo!

Aqui, vamos comentar um pouco mais sobre:

  • O que é NFT?
  • A  integração das NFTs nas redes sociais
  • Este será o futuro?

Gostou? Vamos debater um pouco mais sobre o nosso caminho para o metaverso? Então, tenha uma boa leitura!

O que é NFT?

Antes de comentar um pouquinho mais sobre o caminho das redes sociais para o mundo cripto, vamos explicar o que são os famosos NFT, sigla para a expressão non-fungible token, ou token não-fungível em português.

Vamos começar pela origem da palavra. “Token” é todo e qualquer ativo digital. As moedas digitais, por exemplo, são tokens de seus respectivos blockchains. Algo “não-fungível”, por sua vez, é algo único e exclusivo, ou seja, que não pode ser trocado.

Então, podemos entender o NFT como um bem digital único. Esse token pode ser desde uma obra de arte, chamadas de cripto artes, até músicas, vídeos, personagens de videogames e terrenos virtuais.

Um ponto que chamou muito a atenção das pessoas em relação aos NFTs, principalmente para as cripto artes, que são ilustrações totalmente digitais registradas em blockchains, foi o preço.

Neste ano, personalidades da mídia e empresários de sucesso desembolsaram milhões de dólares neste tipo de obra.

Amplie o seu conhecimento!

Confira o eBook 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain e conheça mais sobre essa tecnologia!

A tecnologia blockchain revolucionou o conceito de segurança e compartilhamento de dados hoje, e tem sido um tópico cada vez mais falado nas empresas. Pensando nisso, juntamos aqui 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain, para você entender melhor como funciona e como aplicar no seu negócio.

Neste Ebook sobre os 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain, você conhecerá mais sobre como o Blockchain funciona em negócios do ramo de transporte, educação, finanças e muitas outras, mostrando os benefícios e projetos rodados em cada uma das 9 empresas.

Baixe agora e veja o poder de mudança desta tecnologia!

9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain

A integração das NFTs nas redes sociais

Geralmente, quando falamos sobre a aplicação dos NFTs nas redes sociais, estamos nos referimos a essas cripto artes. Afinal de contas, eles poderiam servir como “avatares” aos perfis. Quem não gostaria de ter uma obra que custou milhares de dólares em seu Facebook ou Twitter, por exemplo?

Entretanto, ainda estamos andando em um terreno arenoso e desconhecido. O metaverso, embora já seja uma realidade e caminhe para o seu pleno desenvolvimento, ainda reside, e muito, no campo das ideias.

Por isso, a seguir, vamos trazer o que o Instagram, Twitter e YouTube, três das maiores plataformas usadas na internet, falaram sobre essa integração.

Instagram e o metaverso

Você presenciou a compra desenfreada de aplicativos pelo Facebook, não é mesmo? O Instagram foi uma dessas empresas, que agora faz parte do maior conglomerado de redes sociais do mundo: a companhia Meta.

Sim, Mark Zuckerberg mudou o nome da sua empresa de Facebook para Meta, distanciando um pouco mais das redes sociais e caminhando para o metaverso em si.

O desejo do presidente da Meta em ser um dos pioneiros nesta nova realidade virtual aumentada é tanto que a empresa prevê a criação de mais de 10 mil empregos ao longo dos anos.

Agora, falando do Instagram, a atualização com a implementação dos NFTs veio pelo próprio chefe da plataforma. Adam Mosseri respondeu um internauta no seu perfil no final de 2021.

Em suas palavras: “Definitivamente, estamos explorando ativamente os NFTs e como podemos torná-los mais acessíveis a um público maior. Acho que é um lugar interessante onde podemos jogar e também uma forma de, espero, possa ajudar os criadores”. 

Mas, pode-se especular que o alto escalão da plataforma estuda meios de trazer o mundo cripto para dentro do Instagram, seja por meio das obras digitais ou compra e venda de roupas e ativos virtuais, que também possuem NFTs.

YouTube e a monetização

Embora os investidores do YouTube tenham demonstrado muito interesse na aplicação da tecnologia NFT dentro da plataforma, as ideias ainda não estão bem desenvolvidas.

As declarações vieram de Susan Wojcicki, diretora executiva do YouTube. Ela afirmou que a plataforma vê com bons olhos e desejo a integração dos tokens não-fungíveis e de outras tecnologias, como as organizações autônomas descentralizadas (DAOs), que são feitas por meio dos contratos inteligentes (smart contracts). 

Essa integração, segundo Wojcicki, pode aumentar a interação entre quem cria conteúdos para a plataforma com quem apoia esses trabalhos.

Twitter e o seu pioneirismo

Agora, chegou o momento de falarmos sobre a plataforma pioneira na integração das NFTs nas redes sociais: o Twitter.

Sendo o lar de muitos memes, entretenimento e discussões diárias, o Twitter lançou sua primeira atualização que permite a utilização de cripto artes nas fotos de perfil da plataforma.

Em um texto falando sobre a integração, a plataforma declarou que, “quando você configura uma imagem de perfil NFT, as pessoas podem associar sua conta do Twitter ao endereço público da sua carteira de criptomoedas conectada. Ou seja, sua conta do Twitter será associada a suas transações e históricos em criptomoedas, incluindo todos os outros NFTs nessa carteira, porque todas essas informações ficam disponíveis no blockchain público”.

Mas, calma. Essa atualização ainda não está disponível para todas as pessoas que usam a plataforma. Por exemplo, apenas quem tinha iPhone poderia atualizar sua foto de perfil com um NFT no começo de 2022, já que o programa ainda não funciona para dispositivos com a interface Android.

Este será o futuro?

O que você acha sobre essa integração das NFTs nas redes sociais? Sim, ainda estamos no começo de um caminho que promete muitos frutos.

Para integrar as redes sociais com a tecnologia blockchain de uma vez por todas, algumas ações precisam ser tomadas, como:

  • planejamento assertivo sobre o que será integrado;
  • estudo de como a junção será feita em um âmbito global; 
  • popularização e facilitação da aquisição de NFTs pelo público das redes sociais. 

Como você imagina esse futuro? Vale lembrar que, anos atrás, tínhamos apenas o Bitcoin como representante do mundo das criptomoedas. Hoje em dia, principalmente com o avanço da plataforma Ethereum, somos capazes de criar contratos inteligentes e de comprar obras totalmente únicas por meio dos NFTs.

Então, sabemos que podemos esperar muita coisa para o mundo das criptomoedas! Como você está se preparando para este futuro?

Super dica!

Quer dar um salto na sua carreira e se preparar para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN? Então esse é o curso certo pra você!

Com essa formação você irá aprender os conceitos básicos de blockchain! Assim como, quais as principais áreas de aplicação, conceitos de criptografia, chaves públicas e privadas, hashes e algoritmos de consenso.

Além disso, o curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN oferece cases de aplicação, questões comentadas, simulados para você se preparar para o exame de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Não perca a chance de se preparar para uma das certificações mais conhecidas no mercado, se inscreva agora no curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN!!


Preparatório para Certificação Blockchain Foundation e Essentials EXIN


Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.