O que é inteligência emocional?
Obra de Daniel Goleman
Quais são as principais habilidades da inteligência emocional?
Como utilizar a inteligência emocional na negociação?
Desenvolva a sua inteligência emocional!

Qual a importância da inteligência emocional e como utilizá-la na negociação?

Entenda o conceito de inteligência emocional, a sua importância e as principais habilidades necessárias para aplicá-la em uma negociação.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Qual a importância da inteligência emocional e como utilizá-la na negociação?

A inteligência emocional na negociação é uma competência fundamental para a conversão de vendas. Ela possibilita a melhor tomada de decisões durante o contato entre o vendedor e o cliente, contornando situações desafiadoras.

As capacidades comportamentais (soft skills) - como a inteligência emocional - estão mais valorizadas que as habilidades técnicas (hard skills) no mercado de trabalho profissional devido ao impacto que trazem aos resultados.

A inteligência emocional possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional. Continue neste artigo e confira a sua importância por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é inteligência emocional? 
  • Obra de Daniel Goleman
  • Quais são as principais habilidades da inteligência emocional?
  • Como utilizar a inteligência emocional na negociação?
  • Desenvolva a sua inteligência emocional! 

O que é inteligência emocional? 

A inteligência emocionalé a capacidade de compreender as próprias emoções e usá-las a seu favor para melhores relacionamentos pessoais e profissionais.

Ela conta com um conjunto de habilidades para o controle da nossa reação diante das emoções e o contorno de situações desafiadoras em busca do sucesso.  

Essa competência impacta o desempenho no trabalho, nos estudos e nas relações afetivas com familiares e amigos.

As habilidades emocionais estão em constante valorização no mercado de trabalho, levando em conta que cerca de 58% do desempenho dos profissionais está relacionado a elas.

Dessa forma, o desenvolvimento da inteligência emocional impacta diretamente no nosso crescimento profissional, devido às habilidades que passam a ser aprimoradas.

Se você se interessa pelo assunto e quer desenvolver as suas habilidades da inteligência emocional, é fundamental que você realize o nosso teste “Como está a sua Inteligência Emocional?” e descubra quais competências melhorar.

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
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Como está sua inteligência emocional?

Obra de Daniel Goleman

O livro Inteligência Emocional, do psicólogo Daniel Goleman, foi lançado em 1995 e foi o primeiro best-seller a vender mais de cinco milhões de cópias.

Goleman desenvolveu em sua obra que as habilidades interpessoais tornam-se mais importantes que as habilidades cognitivas no avanço de sua carreira.

Empatia, feedback, confiabilidade, abertura e sensibilidade emocional são algumas das características que o autor defende serem essenciais para o sucesso de indivíduos e de organizações.

O autor divide a inteligência emocional em cinco aspectos: “o cérebro emocional”, “a natureza da inteligência emocional'', “inteligência emocional aplicada”, “momentos oportunos” e “alfabetização emocional”.

Confira as principais ideias de cada um:

O cérebro emocional

Em alguns momentos, a emoção supera a razão em nossas decisões. Enquanto a mente racional permite a reflexão, a mente emocional realiza a intuição.

As emoções são tão fortes que interferem na atenção e no pensamento crítico. Dessa forma, é ideal encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.

A natureza da inteligência emocional

O QI (quociente de inteligência) contribui com apenas 20% para o sucesso. Os outros 80% resultam da inteligência emocional.

A inteligência emocional pode ser dividida em autoconsciência, gerenciamento de emoções, motivação, empatia e relacionamentos. 

Inteligência emocional aplicada

As nossas emoções estão diretamente ligadas à nossa saúde. Dessa forma, ter bons relacionamentos na família e no trabalho resulta em bem estar.

Uma das melhores atitudes para o bom relacionamento no trabalho é a cultura do feedback. Ela resulta em harmonia entre os colegas de trabalho e em maior motivação para a realização de suas funções.

Momentos oportunos

A inteligência emocional deve ser realizada desde a infância, pois sua ausência pode acarretar distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão e transtornos de atenção. 

Assim, as habilidades da inteligência emocional devem ser desenvolvidas desde criança para a formação de adultos conscientes.

Alfabetização emocional

A alfabetização emocional consiste no desenvolvimento constante da inteligência emocional, utilizando a empatia, o autoentendimento e o autocontrole.

Isso aumenta a sua motivação e, consequentemente, melhora também os relacionamentos externos.

Quais são as principais habilidades da inteligência emocional? 

A inteligência emocional é dividida em cinco pilares principais: o autoconhecimento, o autogerenciamento, a automotivação, a empatia e a sociabilidade.

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento ou a autoconsciênciaconsiste em conhecer as próprias emoções e como controlá-las em situações específicas.

O autocontrole só é possível quando as reais emoções são identificadas.

2. Autogerenciamento

O autogerenciamento emocional é definido como o autocontrole dos sentimentos e das emoções.

Esse autocontrole resulta em decisões tomadas de forma assertiva e racional.

3. Automotivação

O terceiro pilar tem a ver com o desenvolvimento de motivação para a realização de suas atividades independentemente do turbilhão de sentimentos que possa estar sentindo.

A automotivação está diretamente relacionada com a tomada de ações assertivas mesmo com a presença de emoções e de sentimentos negativos.

4. Empatia

A empatia está diretamente ligada a reagir bem às emoções alheias e se colocar no lugar do outro na tomada de decisões e no relacionamento.

Essa habilidade possibilita a visão do mundo por outra perspectiva, a compreensão de outras atitudes e a resolução de problemas que possam ter sido causados por elas.

Ser empático é compreender as dores e as alegrias do outro e, através disso, estabelecer a comunicação não violentapara a solução dos problemas.

5. Sociabilidade 

A sociabilidade é a maneira como vivemos em sociedade, possibilitando os diversos relacionamentos interpessoais.

Por meio dela, é possível uma melhor convivência com as pessoas ao seu redor e a criação de um ambiente agradável e harmonioso.

Como utilizar a inteligência emocional na negociação?

Um bom negociador possui a inteligência emocional como uma de suas principais habilidades.

A inteligência emocional é responsável pelo equilíbrio entre as duas partes da negociação, além da melhoria da comunicação e do relacionamento entre vendedor e consumidor.

Dessa forma, a utilização dos cinco pilares acima é fundamental para não tomar decisões impulsivas na hora da venda e saber se portar diante do cliente.

O autocontrole e a autoconsciência para monitorar as suas emoções, a resiliência e a empatia para entender o cliente e a harmonia para possibilitar um bom relacionamento no momento e no pós venda.

Alguns especialistas chegaram à conclusão que os compradores seguem a emoção para adquirir um produto ou serviço. Assim, o vendedor deve ser responsável por proporcionar esse sentimento ao cliente. 

Além disso, colocar-se no lugar do seu potencial cliente, procurando entender seus sentimentos e emoções, é essencial para procurar uma solução para suas dores. Isso dará ao cliente razões verdadeiras para aceitar e realizar o negócio.

Por fim, para o vendedor aperfeiçoar suas competências de liderança e empreendedorismo, deve buscar a melhoria contínua, para se capacitar, aprender e reduzir erros cruciais.

Depois de aprender sobre a inteligência emocional e como utilizá-la no mundo dos negócios, é hora de desenvolvê-la!

Desenvolva a sua inteligência emocional! 

Depois de aprender sobre a inteligência emocional e como utilizá-la no mundo dos negócios, é hora de desenvolvê-la!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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