No decorrer do livro, o autor ensina como utilizar as ferramentas de análises adequadas e maximizar a chance de bons retornos. A ideia da obra é ensinar a fórmula de investimentos de uma forma simples e objetiva, com comentários de estratégias para multiplicar o patrimônio com segurança e eficiência.

Enriquecer é uma questão de predileção particular, assim sendo, atenuar gastos e não deteriorar toda remuneração mensal e investir com qualidade faz toda diferença seguindo um projeto pessoal de vida.

Ele introduz diversos conceitos e ajuda investidores a não cometerem erros e aterem estratégias de longo prazo bem desenvolvidas. Essa é uma obra que todo iniciante deveria ter na sua estante.

Quer aprender a ter boas decisões de investimento e a seguir os princípios do autor? Continue conosco neste artigo!

 

Sobre a obra

 

No livro Investimentos Inteligentes (2013), o autor Gustavo Cerbasi visa facilitar e auxiliar quem deseja ser investidor, em que estão dispostos a investir e multiplicar suas finanças, e também para quem já é investidor, cujo resultados não são satisfatórios.

O autor exemplifica situações que não deram certo, definições de investidor e especulador, envolve mercados regulados como a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), Banco Central, Comissão de Valores Imobiliários, dentre outros assuntos para qualificar e preparar o investidor.

Se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa se divide em duas partes, com seus 12 capítulos distribuídos, ao longo de suas 256 páginas, e se encontra disponível para compra no link:

 

Sobre o autor

 

O autor Gustavo Cerbasi é mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

É a maior referência em inteligência financeira do Brasil. Consultor, palestrante e autor de 15 livros, escreveu o best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que deu origem aos filmes da franquia “Até que a Sorte nos Separe”, a primeira trilogia do cinema brasileiro.

Obstinado em educar para o enriquecimento, Cerbasi desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos em todo o Brasil. Além disso, possui larga experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

O livro é indicado para quem nunca teve nenhum contato com educação financeira, com uma leitura dinâmica para conduzir suas riquezas, convidativo para entrar no mercado financeiro de maneira consistente, evitando armadilhas e fazendo boas escolhas, boas práticas.

 

Ideias principais do livro

 

Os pontos chaves do livro são:

 

  • Investir é multiplicar seus bens;
  • É importante adquirir hábito de pensar por si mesmo;
  • Pessoas com bom investimento conhece bem o seu próprio negócio;
  • A base de sua política de investimentos deve ser a margem de segurança.

 

Neste resumo, vamos explicar as 6 principais partes do livro, mostrando as ideias relevantes do autor em cada uma delas. Então, vamos começar?

 

Overview – Investir é multiplicar

 

Nesse capítulo, o autor apresenta exemplos das diferenças entre investimento, acumulação, consumo e poupança, essa no sentido de poupar e não caderneta de poupança.

Os riscos não devem ser evitados, entretanto, se estudar bem, conhecer o investimento, conseguirá administrar quando estes surgirem, resultando em ganhos maiores.

Diante disso, o autor afirma que aumentar a riqueza é um investimento, independentemente da forma como o investidor irá fazê-lo, diferenciando a qualidade dos investimentos pelo grau de atenção empregado.

Mais que isso, o autor exemplifica a ideia usando método de aprendizagem para seus filhos. O melhor não é passar imóveis a eles, mas sim transmiti-los uma boa educação financeira, ensinando-os a construir sua própria casa e aproveitando sua poupança para futura aposentadoria.

Não ter visão do todo pode fazer com que o barato saia caro.

 

Overview – O que não fazer

 

Nesse capítulo, foram citados exemplos de investimentos infrutíferos, em que as finanças não foram multiplicadas, erros cometidos pelo autor, tendo como espécimes:

 

  • Investidores com uma única fonte de renda;
  • Esperar ter dinheiro sobrando para investir;
  • Contar com muitas (ou uma) instituições para gerenciar sua riqueza;
  • Querer começar grande;
  • Poupar, em vez de investir;
  • Ter somente um investimento;
  • Sonegar impostos;
  • Contribuir desnecessariamente para o INSS;
  • Não aproveitar as vantagens de um PGBL;
  • Ter giro excessivo nos investimentos;
  • Paralisar seus investimentos;
  • Pedir dinheiro emprestado para investir.

 

Overview – A arte de investir – Qualidades do bom investidor

 

“Para que você pratique, é preciso gostar do que faz.”

 

Gustavo diz que é importante, antes de tudo, investir em algo que lhe dá prazer. Não tente ir contra a natureza. Tenha atenção para que você não seja mais um no mercado de investidores que tomam decisões equivocadas, no embalo das emoções do mercado e da euforia provocada pelas matérias jornalísticas.

Inicialmente, tenha qualidade nos seus investimentos. Com atitude correta somada à informação, boas escolhas virão. O autor cita alguns elementos que foram importantes no seu projeto pessoal de enriquecimento e que até hoje faz parte de seus trabalhos, e que vão servir para você também:

  1. Tenha perseverança – “Investir nada mais é do que plantar pés de dinheiro.”
  2. Aborde objetivos claramente definidos – “Saia da arquibancada da vida.”
  3. Faça planejamentos de curso, médio e longo prazos. – “Planejar é preciso.”
  4. Use seu tempo de forma inteligente – “Cobre caro por sua hora.”
  5. Tenha disciplina e seja organizado. – “Ouça sempre os pessimistas.”
  6. Seja um seletivo com diversificação. – “Diversifique, mas não disperse.”
  7. Faça um rebalanceamento. – “Boas escolhas não dependem necessariamente de conhecimento teórico.”
  8. Tenha um Plano B. – “Não esqueça o salva-vidas; nem a cerveja.”
  9. Tenha inteligência tributária. “Conheça melhor seus deveres, para dever menos.”
  10. Faça parcerias. – “Duas cabeças pensam melhor que uma.”

 

Overview – A pergunta de um milhão de dólares



 

Muitas pessoas pensam quem investir é a melhor solução. Não há melhor alternativa para investimento. Existe, sim, alternativas que são mais adequadas a um certo momento. O importante não é saber onde investir, mas COMO investir.

O melhor investimento é aquele que atende a sua necessidade, suas condições financeiras, tolerância ao risco, bem como o prazo que você tem de investimento e conhecimento sobre tal produto.

O autor cita os 7 mitos mais frequentes entre os investidores iniciantes e inexperientes:

Mito 1: O Brasil é um lugar em que se ganha dinheiro facilmente;

Mito 2: O Brasil é um lugar difícil para se ganhar dinheiro;

Mito 3: Investimentos de risco são bons até que apareça uma crise;

Mito 4: Risco deve ser evitado ou minimizado;

Mito 5: Seu perfil não combina com certos investimentos;

Mito 6: É preciso ter timing para investir bem;

Mito 7: Sou um investidor bem informado.

 

Overview – Estratégias inteligentes em rendas fixas

 

A ideia do autor, na segunda parte do livro, é voltada a estratégias específicas usando famílias, produtos e alternativas usuais do mercado e por suas características tão específicas.

Conclui-se com estratégias em renda fixa, incluindo títulos públicos, a própria caderneta de poupança (que voltou a ter usos vantajosos) e similares, as falsas poupanças, os CDBs, debêntures, LCIs e mais.

A questão dos impostos que incidem é tratada com atenção especial, pois muitas vezes faz toda a diferença, mas não é apresentada tão claramente pelos nossos gerentes do banco.

 

Overview – Estratégias Inteligentes para uma vida equilibrada

 

Na conclusão do livro, o autor finaliza com o objetivo de uma vida equilibrada, que os investimentos feitos, a opção de ser tornar investidor não deve ter um peso negativo na vida pessoal, familiar. Isto é, ter uma reserva para emergências facilmente acessível, usar a previdência privada para a sua finalidade básica (previdência), tratar com instituições e pessoas que mereçam a sua confiança, e vários outros toques de quem já tem experiência no assunto.

Ela ainda sugere que você não caminhe pelo escuro, ou seja, que entenda, antes de tudo, para onde está indo seu dinheiro e só depois faça um investimento.
 

O que outros autores dizem a respeito?

 

No livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, a autora Nathalia Arcuri desenvolveu um guia, contendo passo a passo, algumas análises e exercícios práticos para conhecer, de fato, a sua realidade financeira, antes de tomar decisões.

No livro The Dumb Things Smart People Do With Their Money, a autora Jill Schlesinger diz que as pessoas não devem investir seu dinheiro naquilo que elas não conhecem. Deve se ter um bom planejamento e um conhecimento aprofundado de onde vão investir.

Por fim, no livro O Investidor Inteligente, considerado o melhor livro de investimento já escrito, o autor Benjamin Graham explica como investir em ações e as características de um investidor que sabe jogar na bolsa de valores: disciplina e consistência.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Pratique novos investimentos;
  • Tenha qualidade na administração dos seus investimentos;
  • Obtenha melhores informações e estudos sobre finanças;
  • Estude o mercado para planejar o enriquecimento;
  • Procure saber mais sobre investimentos e analise determinados vícios;
  • Invista de forma segura e escolha o investimento certo para você.

 

O que achou?

 

Gostou da leitura? Lembre-se de que o seu feedback é sempre bem-vindo!

Caso queira se aprofundar e realizar os exercícios, você pode comprar o livro clicando na capa abaixo:


 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.