O que é Iterativo?
O que é Incremental?
Como funciona o Processo Iterativo e Incremental?
Quais as vantagens do Processo Iterativo e Incremental?
Relação do Iterativo e do Incremental com entregas
Esteja em melhoria contínua com o treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma

Entenda como funciona o desenvolvimento de um processo Iterativo e Incremental

Entenda o significado dos termos Iterativo e Incremental para impulsionar o seu negócio com a flexibilidade e agilidade proporcionada por essa metodologia.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda como funciona o desenvolvimento de um processo Iterativo e Incremental

Iterativo, no dicionário, é algo repetitivo ou realizado diversas vezes. O desenvolvimento iterativo não foge dessa semântica, pois ele acontece quando repetimos as mesmas etapas de um processo a fim de melhorá-lo continuamente a fim de obter o melhor resultado possível.

Já a palavra incremental remete a acrescentar algo novo. Esse processo diz respeito a adicionar várias partes, ou incrementos, a um projeto para criar algo novo por completo.

Ao falar de métodos ágeis, como o Scrum, tenho certeza que você já ouviu as palavras iterativo e incremental. Esses termos são comumente utilizados nesse meio, mas ainda sim muitas pessoas não compreendem o que eles querem dizer.

Com o objetivo de solucionar os problemas do modelo cascata, as metodologias ágeis formulam um método para que as etapas do projeto aconteçam de forma mais rápida e permitem que entregas funcionais sejam realizadas.

Quer entender a fundo o que significa ser iterativo e incremental e como essas duas expressões trabalham juntas? Então, confira os tópicos que vamos abordar neste artigo para você compreender tudo sobre esses termos.

  • O que é Iterativo?
  • O que é Incremental?
  • Como funciona o Processo Iterativo e Incremental?
  • Quais as vantagens do Processo Iterativo e Incremental?
  • Relação do Iterativo e do Incremental com entregas.

Vamos lá?

O que é Iterativo?

O termo iterativo tem o significado de uma ação repetitiva. Seu processo é aplicado nas metodologias ao longo de todo ciclo de vida do projeto, em que são realizados processos repetitivos até a definição de pronto.

Ciclo de vida iterativo


Dentro dos ciclos, é feito o que chamamos de refinamento, o ato de sempre melhorar o que já foi construído. É possível observar esse tipo de processo em diversas metodologias, um exemplo é o Scrum. Nesse método as interações acontecem por meio das Sprints.

Já que falamos sobre esse assunto, que tal você dar uma conferida no vídeo abaixo para conhecer um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento do Scrum e as Sprints?

O que é Incremental?

Já o termo incremental é a realização de processos em diversas etapas. O desenvolvimento é feito por partes e separadamente. Ou seja, cada etapa da construção se inicia após finalizado o estágio anterior, dividindo em mini projetos.

Ciclo de vida incremental

As partes produzidas, nesse processo, são chamadas de incremento. Além disso, podem ocorrer entregas ou não durante as etapas do projeto, fazendo assim pedaços cada vez mais funcionais. Nesse momento, podem acontecer testes para averiguar a funcionalidade.

No processo incremental, as partes são produzidas pelo seguinte passo a passo: análise, implementação, verificação e manutenção. Logo, é seguindo para a construção da próxima parte.

Como muito dito, os métodos ágeis utilizam desses dois processos e, por isso, no próximo tópico, vamos discutir sobre o funcionamento dos processos iterativo e incremental.

 Como funciona o Processo Iterativo e Incremental?

Agora que você já sabe tudo sobre os processos iterativo e incremental, chegou o momento de entender como eles funcionam na prática. Vamos começar com um exemplo:

Imagine que você trabalha em uma empresa no ramo da engenharia e procura adotar um teste A/B de novas estratégias. Nesse caso, poderá fazer uso do desenvolvimento de um processo iterativo e incremental para aplicar essa mudança.

“Como?”, você pode se perguntar. É simples: lembre-se apenas do significado das duas palavras. Primeiramente, você irá fazer uso do iterativo para testar o processo por repetidas vezes. Depois de cada teste, com certeza terá que modificar e acrescentar algo para que o projeto fique viável na empresa.

Além disso, o funcionamento do processo iterativo e incremental trabalha por meio de um objetivo e necessita de flexibilidade para atender às correções e implementar os testes.

Quais as vantagens do Processo Iterativo e Incremental?

Atualmente, o desenvolvimento de produtos e serviços necessitam, quase que obrigatoriamente, do processo iterativo e incremental. Afinal, o mercado é dinâmico e os consumidores mudam de comportamento a todo o instante. Por isso, saiba que alguns benefícios são:

  • Empresas que adotam metodologias ágeis se adaptam com facilidade;
  • O processo iterativo e incremental promove a melhoria contínua;
  • Ainda na etapa de desenvolvimento, mudanças podem ser implementadas graças à flexibilidade;
  • Os riscos são mais identificáveis e solucionados ainda durante a iteração;
  • O time de desenvolvimento ganha mais agilidade e, consequentemente, produtividade.

Relação do Iterativo e do Incremental com entregas

As metodologias ágeis possuem processos iterativos e incrementais, mas também existem os métodos incrementais iterativos, um exemplo é o RUP. Esse modelo é um padrão de processos para projetos complexos e grandes.

A aplicação do desenvolvimento iterativo e incremental consiste em unir as etapas com o processo de repetição, ou seja, são ciclos de produção. Logo, consiste em desenvolver pensando nas necessidades do cliente, sendo validado por ele.

Um ponto importante é compreender que, a cada iteração, o incremento deve ser funcional, para que seja possível realizar os testes e a validação pelas partes interessadas.

Ciclo de vida iterativo e incremental

Para melhor entendimento, as metodologias que não possuem desenvolvimento incremental e iterativo apresentam uma característica em que a produção acontece de forma linear, sem nenhuma validação.

Isso pode acarretar em um retrabalho, visto que com os testes e as validações em processos iterativos e incrementais, o erro pode ser encontrado logo no início do projeto. Essa é uma vantagem dos métodos ágeis.

Essa união possui um desenvolvimento nas seguintes etapas: requisitos, desenvolvimento, testes e implantação e assim sucessivamente sempre resultando em entregas, até a definição de pronto.

O objetivo em relacionar o incremental com a iteração é auxiliar na resolução de problemas do Mundo VUCA devido às mudanças constantes.

Visto que a satisfação do cliente deve sempre estar em primeiro lugar, esses métodos podem proporcionar ao cliente uma visualização da solução antes mesmo do produto pronto. Além disso, auxilia a fomentar esse mindset.

Esteja em melhoria contínua com o treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma

O que você acha que te diferencia dos outros profissionais no mercado de trabalho?

Dick Costolo, ex-CEO do Twitter, disse que o tipo de habilidade que você ganha com a metodologia do Lean Seis Sigma é exatamente aquela que as grandes empresas mais valorizam nos colaboradores: resolução de problemas.

Com o Treinamento de White Belt você tem acesso a diversos fundamentos do Lean Seis Sigma, suporte técnico personalizado, liberdade para estudar em qualquer lugar, certificado de conclusão com validade em todo o território nacional e poderá compreender e utilizar a ferramenta DMAIC para solucionar problemas.

O treinamento é gratuito e está de acordo com a ISO 13053 - Quantitative methods in process improvement - Six Sigma e alinhado com os requisitos da ASQ (American Society for Quality).

Garanta vários passos frente à concorrência: torne-se um White Belt em Lean Seis Sigma!

Conheça mais sobre clicando na imagem abaixo:

Curs White Belt em Lean Seis Sigma

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.