O que é Java?
Quais são as aplicações da linguagem Java?
Quais as vantagens da utilização do Java?
Super dica!

Conheça a linguagem de programação Java e suas principais aplicações

Entenda o que é a linguagem de programação Java e quais são as maiores vantagens de sua utilização, além de suas possíveis aplicações.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a linguagem de programação Java e suas principais aplicações

Você sabia que o Java está presente em lugares que você nem imagina?

Pois é, esta linguagem de programação foi criada na década de 90, e até hoje ela é muito popular, devido ela ser super completa e receber diversas atualizações que possibilitaram com que o ela não fosse considerada “ultrapassada”.

Separamos alguns tópicos para ajudar você a entender sobre o que é o Java e suas principais aplicações, sendo eles:

  • O que é Java?
  • Quais são as aplicações da linguagem Java?
  • Quais as vantagens da utilização do Java?

Vamos à leitura?

O que é Java?

Java é uma das linguagens de programação mais usadas nos dias de hoje, ela está presente no desenvolvimento Mobile, WebApps, BigData, Machine Learning, Blockchain, Internet of Things, Programas de Computadores, Sistemas Embarcados e até mesmo dentro dos eletrodomésticos!

A linguagem de programação foi criada em 1995 pela empresa de tecnologia Sun Microsystems, e foi comprada pela Oracle em 2008 por 7,4 bilhões de dólares.

Seu grande diferencial na época de seu lançamento, era a possibilidade de escrever um código e compilar em diversos sistemas operacionais, sem que fosse necessário fazer adaptações, tanto é importante, que essa funcionalidade era estampada em seu slogan, “Write once, run anywhere (WORA)”.

Java é uma linguagem já consolidada no mercado e vem a anos tentando ser desbancada por seus concorrentes, mas que, ainda continua sendo muito forte e popular. Dizem que ela é amada por uns e odiada por outros.

Ela foi uma das grandes responsáveis pela popularização da Programação Orientada a Objetos, a exemplo disso temos também o Python, outra famosa linguagem de programação orientada a objetos.

Realmente não é uma linguagem muito fácil para começar a aprender a programar. Geralmente quem está entrando nesse mundo, começa com linguagens mais simples, como por exemplo: C, C++, C# e Python.

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Como a programação em Java é compilada?

Ao contrário de outras linguagens, o código em Java não é compilado para o código nativo. A compilação é feita para Bytecode, que posteriormente será interpretado pela Java Virtual Machine (JVM).

E é exatamente pela forma que os códigos da plataforma Java são compilados, que ela se tornou tão poderosa e famosa na década de 90. Através disso, é possível, por meio do mesmo código, atender inúmeras plataformas, dispositivos e sistemas, bastando apenas o sistema operacional ter a Java Virtual Machine.

Além disso, outras linguagens de programação também fazem o uso da JVM, como é o caso da Clojure, Lisp, Scala e o Kotlin.

Um outro ponto muito importante para seu sucesso é a sua compatibilidade entre versões, códigos escritos em versões anteriores ainda continuam funcionando em versões mais recentes. Por isso e por questões de segurança que, Bancos e órgãos do governo comumente utilizam essa linguagem de programação.

Diferença entre Java e JavaScript

É comum que exista confusão entre Java e JavaScript, apesar de possuírem a sintaxe e estrutura de escrita parecidas, elas são bem diferentes.

Como foi dito, o Java é uma linguagem de programação orientada a objeto, por um outro lado, o JavaScript é uma linguagem de programação interpretada.

Outras diferenças entre elas é que a programação em Java precisa ser compilada, enquanto o código em JavaScript está apenas em texto. O Java roda as suas aplicações através de uma máquina virtual Java (Java Virtual Machine), enquanto as aplicações em JavaScript são executadas através de um browser de internet.

Quais são as aplicações da linguagem Java?

Sem dúvidas existe uma infinidade de lugares onde é possível aplicar o Java, desde softwares mais simples em um rádio, até softwares super complexos. Porém, vamos focar em algumas principais que mais podemos encontrar.

Aplicativos Android

Talvez este seja um dos principais exemplos aplicações do Java. As aplicações Android são programadas em Java, com a API do Google Android. Hoje, muitos programadores Java passaram a desenvolver aplicativos para este sistema operacional.

Serviços financeiros

Muitos bancos globais desenvolvem seus sistemas em Java, devido principalmente pela sua segurança e por possuir uma alta compatibilidade entre versões. Podemos citar alguns exemplos, como o Goldman Sachs, Citigroup, Barclays e o Standard Charted.

WebApps

O Java também é bem famoso entre as aplicações Web. Diversos departamentos do governo, da saúde, seguros, educação e defesa, possuem aplicativos Web desenvolvidos em Java.

Softwares

Muitos softwares famosos e úteis foram desenvolvidos em Java. A exemplo disso, temos: Oracle, DB2, NetBeans, Eclipse e Vuze.

Big Data

Apesar de o Java não dominar o campo da Big Data, existem tecnologias famosas de Big Data que utilizam o Java, como por exemplo o Hadoop e o ElasticSearch.

Minecraft!

Apesar de existirem outros games em Java, o Minecraft sem dúvidas é o exemplo mais clássico que podemos citar.

Minecraft é um jogo lançado para o público em novembro de 2011 e criado por Markus “Notch” Persson na linguagem de programação Java.

Inicialmente o game foi desenvolvido apenas para desktop e depois foi portado para outras plataformas. Hoje ele é o jogo mais vendido de todos os tempos, com mais de 200 milhões de cópias vendidas e mais de 140 milhões de usuários ativos mensais em 2021.

Em 2014, o game foi adquirido pela Microsoft por 2,5 bilhões de dólares.

minecraft

Fonte: minecraft.net

Quais as vantagens da utilização do Java?

A linguagem Java possui características e funcionalidades que fazem dela ter diversas vantagens, sendo as principais:

Criação de aplicativos mobile

Apesar de ter sido criada em 1995, a linguagem se adaptou e hoje em dia, ela se faz muito útil para a criação de aplicativos mobile, época da ascensão dos dispositivos mobile e queda no uso de desktop.

Criação de Jogos

Como foi visto, o jogo mais vendido da história dos videogames foi feito em java, isso porque, a linguagem oferece diversos recursos que facilitam a criação de diversos tipos de jogos.

Linguagem Multi-Thread

O Java oferece a capacidade de trabalhar com múltiplos processamentos, facilitando muito o trabalho da programação e criando aplicativos mais otimizados que permitem usar de maneira inteligente a capacidade do hardware.

Comunidade grande e disposta a ajudar

É possível encontrar na internet, diversos usuários dispostos a trocar informações e interagir a respeito da linguagem, buscando solucionar dúvidas e dar sugestões de melhoria.

Basta acessar fóruns, redes sociais, vídeos tutoriais no Youtube, webinars e lives, existe muito conteúdo de qualidade a respeito do tema.

Gratuita

A linguagem Java é gratuita e possui alguns ambientes de produção que também são gratuitos, como é o caso do Eclipse, Jcreator e Netbeans.


Por fim, gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o blog Voitto para mais artigos como esse, e não deixe de verificar nossa dica ao final!

Super dica!

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Python Intermediario Para Analise De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.