O que é uma landing page?
Quais são os principais elementos de uma landing page?
Como criar uma landing page?
Exemplos de landing page
Aprenda mais sobre marketing com a Voitto!

Saiba o que é e qual a importância da landing page para a sua empresa

Aprenda neste artigo o que é uma landing page e qual é a importância dessa ferramenta dentro da sua estratégia de marketing.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é e qual a importância da landing page para a sua empresa

Uma grande ferramenta da estratégia de inbound marketing é a landing page. Pois é através dela e dos materiais ricos que você converte seus usuários em leads.

Muitas empresas têm números incríveis no Google Analytics e Search Console de visitantes, porém, não há conversão. E o gap pode estar acontecendo pela não existência de landing pages ou pela falta de otimização delas.

Ficou interessado em aprender mais sobre landing page? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é uma landing page?
  • Quais são os principais elementos de uma landing page?
  • Dicas de como criar uma landing page?
  • Exemplos de landing page

Vamos à leitura?

O que é uma landing page?

A landing page é uma página de internet que tem o principal objetivo de converter o visitante, fazendo com que ele realize uma ação.

Essas páginas também costumam ser conhecidas como páginas de captura, por ser o primeiro lugar que o usuário acessa ao entrar em um site.

Em geral, estas páginas possuem poucos elementos e são inteiramente focadas em um CTA (Call to Action) principal, evitando que o visitante tenha distrações e garantindo com que ele de fato, converta.

Sua empresa trabalha com Marketing de Conteúdo e não consegue converter seus usuários? Talvez esteja faltando o investimento na criação de landing pages.

Imagine que você tenha um blog com conteúdos excelentes sobre Lean Seis Sigma, no qual recebe milhares de visitantes todos os dias, mas, você não consegue levar seu visitante para a próxima etapa do funil de vendas.

Acaba que você tem um grande número de visitas, mas, não consegue gerar leads e resultados financeiros com ela.

Com o objetivo de solucionar este problema, são criadas as landing pages, que eliminam diversos elementos que podem distrair a atenção do visitante, como por exemplo: menu ou grande quantidade de informação.

Desta forma, o grande objetivo é fazer com que o usuário realize uma ação. Normalmente, essas páginas de conversão buscam fazer com que o visitante preencha um formulário com algumas informações relevantes em troca de um conteúdo.

No entanto, também podemos encontrar landing pages com uma oferta para que o usuário compre um produto, ou qualquer outra ação que a empresa deseje.

Como vimos anteriormente, uma landing page possui poucos elementos, e é exatamente por isso que devemos saber quais são estes elementos. Separamos o tópico seguinte para tratar deste assunto.

Quais são os principais elementos de uma landing page?

Criar uma landing page pode ser mais simples do que você imagina, ao todo, ela possui apenas 5 elementos principais, vamos conferir cada um deles?

1. Título

Podemos considerar o título e subtítulo como um dos elementos principais de uma landing page, sendo que grande parte das pessoas só lêem estas informações dentro de uma página web.

Desta maneira, é necessário que o título consiga transmitir o valor da página de forma clara e direta, para que o usuário pense se interesse em ler mais e preencher o formulário.

2. Imagem

Uma imagem pode fazer toda a diferença em uma landing, tanto para o lado bom, quanto também para o lado ruim.

É necessário que a imagem transmita de maneira clara a proposta de valor e ajude na conversão, ao contrário, uma imagem qualquer poderá desviar a atenção do usuário, fazendo com que ele desista de preencher o formulário.

Existem até mesmo landing pages de ótima qualidade minimalistas e que não possuem imagem.

3. Descrição

Uma boa landing page precisa descrever de uma maneira clara sobre a oferta, buscando vender a ideia, eliminar dúvidas e alinhar as expectativas com o usuário.

Perceba que no exemplo mostrado no começo deste artigo. A landing page traz todo o conteúdo que será abordado no ebook de maneira clara e objetiva.

4. Formulário

O formulário é um dos principais elementos de uma landing page, pois é ele quem torna possível o aumento das taxas de conversão.

É importante que ao criar o formulário você se atente à quantidade de informações solicitadas e o número de Leads que será obtido.

Colete apenas as informações essenciais! Nenhum usuário deseja preencher dezenas de informações para baixar um ebook, não é mesmo?

O e-mail por exemplo é uma ótima informação, principalmente se a sua empresa usa estratégias de e-mail marketing.

5. Botão de CTA

O botão será o lugar onde o visitante irá clicar para de fato converter em um lead. É fundamental que este esteja destacado na página, com alguma cor diferente e com verbos que estimulem o usuário a realizar aquela ação.

Como mostrado acima, um botão laranja, escrito “Receber material”.

E que tal conferirmos algumas dicas para criar a sua landing page e converter mais? Vamos lá?

Como criar uma landing page?

Separamos um passo a passo incrível para você criar suas landing pages, confira abaixo:

Defina a meta de conversão

A ação da landing page pode mudar conforme seu negócio. Sendo assim, é necessário que você defina qual o principal objetivo da empresa.

Dentre os objetivos, podemos citar:

  • Compra de produto ou serviço;
  • Assinatura de um plano;
  • Download de aplicativo.

E para que o objetivo principal seja alcançado, você poderá criar landing pages para:

  • Baixar um ebook;
  • Baixar o conteúdo de um webinar;
  • Assinar o serviço gratuitamente por 30 dias;
  • Receber cupons de desconto.

Conheça seu público e suas características para direcionar os esforços para criar a melhor landing page possível e atingir o objetivo principal.

Frases promocionais de grande valor

Utilize frases curtas e específicas para demonstrar a importância e o valor da solução, além disso, dê as informações de qual conteúdo o usuário poderá esperar ao realizar a ação.

Botões de CTA incríveis

Todo landing page precisa de um botão CTA visível para que o usuário entenda perfeitamente o que ele está fazendo. Sendo este, um elemento chave dentro da estratégia de landing page e automação de marketing.

Evite o uso de menus ou links

Como falamos anteriormente, é preciso que a landing page direcione toda a atenção do usuário para a conversão. Utilizar links e menus poderá prejudicar sua estratégia.

Pois com esses elementos a mais, o usuário poderá simplesmente ser direcionado para outra página e não preencher o formulário ou clicar no botão.

Exemplos de landing page

Vamos agora, conferir alguns exemplos de landing page para você se inspirar e construir a sua?

Landing page para capturar leads

O exemplo mais clássico e mais utilizado são as landing pages para a captura de leads, que buscam fornecer algum tipo de material em troca de informações do usuário.

landing page do ebook as principais ferramentas do lean seis sigma

Landing page de eventos

Essas landing pages são utilizadas para organizar as informações para seu público sobre um evento. Nela, é possível incluir as atrações, horários e a programação completa do evento. Com objetivo também de conseguir informações lead.

Confira abaixo o exemplo de landing page do evento Carreiras da Nossa Geração.

landing page do evento carreiras da nossa geração

Landing page de vendas

A landing page com o objetivo de vender deve ser usada para promover alguma oferta, sendo uma forma de direcionar o usuário para a etapa final do funil de vendas. Tendo como principal meta a conversão da venda.

Aprenda mais sobre marketing com a Voitto! 

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.