A aprendizagem ao longo da vida tornou-se um negócio multibilionário, com mais de 60 milhões de adultos atualmente envolvidos em webinars, webcasts, treinamento interno, aulas de educação continuada e muito mais.

Mas, também, é uma indústria em evolução, à medida que os recém-chegados derrubam organizações da velha guarda que não conseguem acompanhar a necessidade de acesso instantâneo a materiais e métodos de entrega flexíveis, além de demandas por comunidade e conexão.

 

Sobre a obra

 

O livro Leading the Learning Revolution (2013), do especialista em ensino eletrônico Jeff Cobb, detalha como planejar, desenvolver e promover um currículo lucrativo de Internet para alunos adultos.

No livro, ele aborda como vender produtos e serviços de ensino online, como fazer uso de uma variedade de ferramentas web para conduzir pesquisa de mercado e como vender praticamente qualquer produto ou serviço via Internet.

Além disso, Cobb explica como monetizar conteúdo de educação online e como funciona o marketing na Internet.

Neste artigo, dividimos o conteúdo em seis diretrizes fundamentais, que são apresentadas ao longo do texto. Se quiser se aprofundar ainda mais, você pode comprar o livro pelo link: Leading the Learning Revolution.

 

Sobre o autor

 

Jeff Cobb, fundador da Tagoras - uma empresa de consultoria especializada em educação contínua - foi cofundador e CEO da organização de ensino eletrônico Isoph e vice-presidente sênior da Quisic.

Ele é defensor da aprendizagem ao longo da vida, do berço ao túmulo, um professor premiado e autor de vários livros e artigos. Atualmente atua no conselho diretivo do NIGP (The Institute for Public Procurement), para o qual ele foi especificamente nomeado como um líder de pensamento de educação.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Recomendamos este guia acessível e inteligente a quem quer vender produtos ou serviços online, sejam eles educativos ou não.

Também indicado para aqueles que querem entender e explorar as potencialidades do ensino digital e a distância.

 

Ideias principais do livro

 

  • Avanços em tecnologia tornaram relativamente barato fornecer educação lucrativa para adultos no mundo inteiro;

  • Educadores empreendedores usam a Internet para vender e apresentar seus cursos;

  • Diferenciação e preços competitivos são desafios que os educadores digitais enfrentam;

  • Companhias online de educação precisam de um modelo de negócios bem concebido com uma forte proposta de valor;

  • Modelos de educação na web incluem o curso básico de “propósito vs. paixão”, introduzindo seu programa com conteúdo grátis, conferências virtuais e palestras de grande audiência;

  • O mercado potencial é vasto: mais de 70% das associações profissionais e comerciais incentivam a continuação de cursos online;

  • Procure por interessados que possam se tornar clientes para a vida toda;

  • Sempre relembre seus clientes o modo como o conhecimento que você oferece beneficia as suas vidas;

  • Uma boa lista de e-mails é a melhor ferramenta para anunciar produtos e serviços educacionais.

 

Overview: 1ª diretriz - Economia do conhecimento

 

 

Mudança é uma constante confiável na economia do conhecimento atual. A natureza do trabalho está em um estado perpétuo de rápida transformação. As pessoas que trabalham nessa área devem, continuamente, adquirir novas informações para se manterem competitivas.

A indústria contemporânea vai destruir aqueles que estiverem desatualizados, mas perpetuar automelhorias requer um alto grau de disciplina e direcionamento.

Todos os trabalhadores devem assumir responsabilidade pessoal para aumentar suas habilidades e desenvolver sua educação.

Qualquer pessoa com um computador e conexão à Internet pode entrar em contato e instruir pessoas ao redor do globo. Avanços tecnológicos - como plataformas confiáveis e de baixo custo para conferências na web - tornam plausível e barato fornecer educação fora da sala de aula.

 

Overview: 2ª diretriz - Modelos valiosos

 

Utilizando ferramentas básicas de web e vídeo, o empresário Salman Khan produziu mais de 2.000 vídeos e proveu aos alunos quase 150 milhões de aulas. Fundador da Khan Academy, ele começou na educação com a intenção apenas de ensinar seu primo.

Atualmente, a lealdade de alunos e professores aos seus materiais educacionais prova seu valor. Ele elenca dois traços necessários para ser bem-sucedido como um provedor de ensino especializado: ampla perícia e um robusto espírito empreendedor.

Stephen Downes e George Siemens iniciaram um curso aberto massivo online (MOOC), oferecendo apresentações incorporando blogs, wikis, e-mail e um sistema de gerenciamento de ensino de código aberto.

Milhares de pessoas ao redor do mundo participaram do MOOC, a primeira de muitas atividades online de larga escala promovidas por Downes e Siemens.

Jogos multijogadores também podem se tornar experiências educacionais. O Institute for the Future supervisiona vários “jogos sérios”, nos quais os participantes competem para desenvolver soluções intelectuais para problemas globais, como a pobreza. De acordo com o instituto, essa forma de participação online promove aprendizado social.

Quando aprendem online, estudantes entram em contato com seus instrutores e outros estudantes via chat, chamadas de vídeo e painéis de discussão. Ao comentar, os estudantes também se ensinam.

Instrução online se tornou algo aceito e considerado importante em grandes faculdades e universidades pelo mundo. A renomada e respeitada conferência TED (Technology, Entertainment and Design) recentemente estreou o TED-Ed, um website educacional.

Aqui no Blog da Voitto, separamos as 11 melhores palestras TED que todo líder deve assistir. Dá uma olhada, pois é bem interessante!

 

Overview: 3ª diretriz - Seu mercado

 

Envie ofertas online do seu produto online apenas para aqueles com potencial para se tornarem consumidores lucrativos de longo prazo. Foque no nicho de audiência que deseja sua especialidade.

Estabelecer uma base de clientes sustentável requer que aproximadamente 1.000 consumidores se tornem “fãs reais” - aqueles que vão comprar qualquer coisa que você produzir, já que esperam que seu material promova e sustente seu crescimento profissional.

Assegurar que os 1.000 consumidores se tornem seus leais seguidores requer uma base de prospecção de 50.000 a 100.000 indivíduos.

Faça simples pesquisas no Google contendo palavras-chave que são relevantes. Por exemplo, se você planeja ensinar empreendedores sobre fluxo de caixa, pesquise por “fluxo de caixa de pequenos negócios”.

Para definir sua audiência, use o SocialMention como ferramenta de pesquisa de menções em redes sociais e realize enquetes online.

Uma vez definida a ideia do seu alvo de mercado, coloque uma propaganda no Google. Não invista muito tempo e dinheiro desenvolvendo produtos educacionais até que você possua uma base sólida de interessados - uma audiência mínima.

Para marketing online, ofereça incentivos ao consumidor na página principal, que também deve conter um botão call to action (chamada para ação). Suas pesquisas de marketing podem ser resumidas em “ouvir, perguntar e testar”.

 

Overview: 4ª diretriz - Modelos de negócios

 

Escolha um modelo sólido para sua empresa de produtos e serviços educacionais. Ele deve abranger variadas opções para criar e sustentar receitas. Alguns modelos populares são:

 

Modelo de comunidade P²

 

Use este modelo para ensinar habilidades básicas que sempre precisam de atualização. P² significa “Propósito x Paixão”, a base primária para atividades educacionais que requerem renovações constantes.

Sua comunidade online precisa ter um propósito bem definido e ser apaixonada para aderir a este método.

 

Modelo invertido

 

Educadores empreendedores usam este padrão para oferecer conteúdo valioso de forma gratuita. O objetivo é se estabelecer como especialista no assunto em que deseja ensinar para, então, começar a cobrar pelos seus produtos.

Esse modelo permite que você desenvolva bastante consciência sobre a marca e lealdade dos consumidores antes de começar a vender.

 

Modelo de conferência virtual

 

Utiliza avançadas técnicas de webinar (seminários online) ou webcast que permitem aos alunos comparecer a conferências educacionais sem que saiam de casa ou do escritório.

Algumas organizações que patrocinam conferências convencionais têm a preocupação de que as conferências virtuais vão diminuir a quantidade de audiência alcançada pelos eventos feitos de forma presencial.

 

Modelo massivo

 

Use esse tipo de negócio baseado na internet para se comunicar com milhões de pessoas a partir de seu computador, praticamente sem custo.

Experiências de aprendizado em massa envolvem conteúdo educacional desenvolvido por especialistas e apresentados pela internet para um vasto número de estudantes. Esses eventos são colaborativos, já que usualmente os alunos criam grupos de comentários.

 

Overview: 5ª diretriz - Diferenciação

 

A abundância de informação grátis na internet torna a competição no ambiente cibernético ainda mais acirrada. Para evitar diminuir muito seus preços, crie a marca que os clientes desejam. Para isso, você precisa:

 

1. Ser característico

 

Desenvolva conteúdo único ou apresente um conteúdo familiar de uma nova maneira.

 

2. Ser memorável

 

Produza algo que seus estudantes jamais se esquecerão.

 

3. Causar alvoroço

 

Faça com que as pessoas falem de você e de seus produtos.

 

4. Explorar seus pontos fortes

 

Identifique aquilo que você faz de melhor. Contrate um terceiro para te fornecer uma avaliação objetiva.

 

5. Redefinir seu mercado

 

Insira a sua personalidade no seu produto. Tenha certeza de que seus alunos percebem que seu trabalho foi desenvolvido com o coração e que por isso ele é único.

 

6. Definir o padrão

 

Aprenda pelo exemplo do Project Management Institute, que se tornou conhecido como o padrão ideal para gerenciamento de projetos através de seu programa de certificação profissional.

TED alcançou um patamar semelhante ao promover conferências de criatividade, design e inovação.

 

7. Escolher um nicho

 

Não tente ser especialista em todas as coisas para atrair a todos os clientes. Defina, desenvolva e tenha orgulho do seu nicho de mercado.

 

8. Criar uma história

 

O Starbucks estabeleceu uma boa história ao estigmatizar seus clientes como “pessoas sofisticadas que entendem o valor de uma experiência de cafeteria no estilo europeu”.

Ofereça seus produtos de modo que seus clientes possam se sentir parte de uma comunidade especial.

 

9. Adaptar-se de maneira criativa

 

Gary Vaynerchuk aumentou a receita da empresa de bebidas da família de 4 milhões de dólares para 60 milhões de dólares anuais ao criar o Wine Library TV, um canal onde apresenta e avalia vinhos.

Ao fazer isso, ele atraiu seguidores leais para seu empreendimento.

Utilize produtos como o Mozilla Open Badges para testar se seus alunos aprendem com as aulas do seu curso online. Adapte seu material de forma que os ajude a conseguir.

 

Overview: 6ª diretriz - Criando uma plataforma de ensino

 

Desenvolva um relacionamento de longa data com sua clientela. Forneça a ela oportunidades para mudanças significativas em conhecimentos, habilidades e comportamento.

Para construir uma relação assim, crie uma plataforma de ensino adaptada aos seus interessados, pois ela é a base para adquirir respeito e confiança.

Aprenda quem são seus alunos. Engaje-os e empodere-os para que seus produtos educacionais se tornem um componente essencial de suas vidas.

Seja um agente de mudança - e um líder de ensino - para sua comunidade online. Quando isso acontecer, você terá atingido a essência do aprendizado social e sua empresa triunfará.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

 

Já o autor de Traction, Gino Wickman explora como os empreendedores de sucesso possuem uma visão atrativa e bem definida para o seu negócio. Além disso, eles sabem como comunicar essa mensagem aos colaboradores. A partir disso, é criada uma diretriz a ser seguida por todos dentro da organização, utilizada sempre para desenvolver as soluções e guiar as ações estratégicas.

Para John C. Maxwell, autor do Livro de Ouro da Liderança os melhores líderes são aqueles que sabem ouvir. Ouvintes sabem o que está acontecendo porque são atentos. Eles aprendem melhor que os outros porque absorvem de vários lugares. Além disso, bons ouvintes têm a capacidade de enxergar melhor os pontos fortes e fracos das outras pessoas.

No livro De Zero a UM, o autor Peter Thiel dá a seguinte dica: quando se há concorrência, as empresas não possuem poder sobre o mercado. Por isso, elas precisam vender seus produtos pelo preço regulado pelo mercado ou serão massacradas pela concorrência. Já quando se detém o monopólio, quem dita as regras é você.

 

Certo, mas como posso aplicar isso à minha vida?

 

Trabalhe com objetivos específicos de aprendizado, do tipo: como usar os relatórios financeiros da sua empresa para apontar problemas no reconhecimento de receitas?

Combine os objetivos certos com sólida instrução para dar aos seus clientes o que eles desejam e o que necessitam. Ajude-os a entender como o conhecimento que você oferece vai gerar benefícios para eles.

Edite seu material nos mínimos detalhes, repita as informações mais básicas e cruciais algumas vezes. Segmente seu material em parcelas que auxiliem na memória.

Faça uso de variadas formas de mídia - vídeos, fotos, músicas, gráficos. Envolva seus alunos ao fornecer atividades, listas de afazeres e outras ferramentas.

Grande parte do aprendizado acontece de maneira informal. Para se manter presente na mente de seus fãs, especialmente no intervalo entre as aulas, contate-os com conteúdo educacional leve, como blogs, enquetes e quizzes.

Faça uso de e-mail para se manter conectado aos seus clientes e para promover seus produtos e serviços.

A fórmula AIDA - “atenção, interesse, desejo e ação” - se aplica no marketing de produtos educacionais assim como em outra categoria qualquer.

Seu objetivo como educador online é gerar impacto duradouro e positivo na vida dos seus consumidores.

 

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