O que é Lean Leadership, suas áreas, suas vantagens e como aplicá-lo com eficiência?

Saiba mais sobre as áreas da Liderança Lean, qual é a sua importância na melhoria contínua e como aplicá-la em seu negócio.

Alícia Soares 11/04/2022 - 6 mins de leitura

O Lean Leadership está relacionado a uma liderança colaborativa dentro de uma empresa, em busca de resultados efetivos e da melhoria contínua dos processos. 

Parte da filosofia Lean, o Lean Leadership possui o intuito de contribuir na identificação de atividades ou de etapas desnecessárias no processo produtivo, reduzindo custos e tornando a produção mais eficiente. 

Continue neste artigo e confira a importância do Lean e da liderança Lean por meio dos próximos tópicos: 

  • O que é Lean?
  • Quais são as áreas do Lean? 
  • Quais são as vantagens do Lean?
  • Como ser um líder Lean? 
  • Seja um especialista Lean!

Boa leitura! 


O que é Lean?


O Lean é uma metodologia de gestão em negócios com o objetivo de melhorar a produtividade de uma empresa. 

Nisso, estão incluídos métodos, aplicações e práticas que aperfeiçoem e simplifiquem os processos, evite desperdícios e reduza custos. 

Além disso, o Lean busca a satisfação do cliente por meio de melhorias da experiência do usuário, realizadas ao longo da cadeia produtiva. Para tal, são identificadas atividades ou etapas que não agregam ao serviço ou ao produto final.


Quais são as áreas do Lean? 


Apesar de os conceitos do Lean serem universais e se aplicarem a qualquer tipo de empresa, a metodologia possui algumas áreas de acordo com o trabalho realizado em cada tipo de produto ou serviço. Confira quais são a seguir!

  • Lean Manufacturing: a produção manufatureira necessita de redução de desperdícios e aperfeiçoamento dos processos;
  • Lean Healthcare: médicos, enfermeiros e gestores de clínicas e de hospitais utilizam a metodologia para mapear e aperfeiçoar processos dentro do ambiente hospitalar;
  • Lean Construction: a construção civil utiliza o Lean para reduzir desperdícios e prazos, contribuindo para a satisfação do cliente;
  • Lean Government: é responsável pela melhoria contínua e integração dos trabalhadores no processo produtivo da administração pública; 
  • Lean Higher Education: está presente no ensino superior, buscando o aperfeiçoamento do fluxo de trabalho e da tomada de decisões. Permite autogestão e autonomia de professores e de funcionários;
  • Lean Integration: é responsável pela interligação dos setores de uma empresa por meio da automação de dados e de sistemas, simplificando e agilizando processos;
  • Lean Product Development: mapeamento do fluxo produtivo no processo de desenvolvimento de um produto, possibilitando redução de desperdícios e valorização final. 

Mas por que eu devo aplicar o Lean no meu negócio? Continue com a gente e confira quais são as vantagens dessa metodologia!


Quais são as vantagens do Lean?


Como dito anteriormente, a filosofia Lean é responsável pela melhoria contínua através do aperfeiçoamento dos processos produtivos. 

Dessa forma, uma de suas vantagens é possibilitar o mapeamento desses processos, indicando para os seus colaboradores onde começam e onde terminam suas funções e suas responsabilidades, evitando ruídos de comunicação. 

Outro benefício é a eficiência desses processos. Identificando desperdícios de atividades no processo possibilita a redução de custos e de funcionários, simplificando o fluxo de trabalho. 

Com esse mapeamento, o trabalho do gestor em orientar os seus colaboradores torna-se mais simples porque cada um sabe exatamente o que deve ser feito e, dessa forma, poucas são as alterações realizadas. 

Por fim, mas não menos importante, é a identificação mais assertiva das necessidades do cliente. Isso contribui para a melhor personalização do produto ou do serviço, adequando-se ao que o cliente espera dele. 

Os recursos economizados pela metodologia Lean podem e devem ser utilizados em outras áreas que possibilitem a melhoria contínua do processo, como aquisição de novos maquinários e realização de capacitações e de treinamentos à equipe. 

Agora é hora de descobrir como um líder Lean trabalha e o que o difere dos demais líderes! 


Como ser um líder Lean? 


Todos nós sabemos como a tarefa de liderar pessoas é difícil e ela deve ser realizada com maestria para que os colaboradores continuem motivados e alcancem os resultados desejados para a empresa. 

Na liderança Lean, o líder faz parte da equipe produtiva e compartilha a sua responsabilidade com ela, tomando as decisões e resolvendo problemas em conjunto. 

Dessa forma, ele também possibilita que outros colaboradores também se tornem líderes, além de desenvolver outros tipos de conhecimento importantes para a gestão de processos. 

Um líder deve entender e saber como motivar as pessoas. Isso pode ser realizado por meio da personalização de experiências relacionada a cada indivíduo da empresa. Em consequência, cada pessoa também desenvolverá a liderança em seus processos e contribuirá para a melhoria contínua dentro da empresa. 

Assim, conhecer a cultura da empresa é essencial para realizar essas atividades. Entender como cada pessoa - e elas em conjunto - pensa e age é muito importante para identificar o que deve ser aperfeiçoado em cada processo. 

A avaliação dos resultados é realizada por meio de métricas: produtividade, serviço, qualidade e retorno sobre investimento. Com a sua interpretação, estratégias e ações são definidas em busca da melhoria desses processos. 


Pilares de um líder Lean

O líder Lean deve seguir quatro pilares para obter o sucesso em sua atividade. São eles:

  • Autoconhecimento: o líder deve conhecer a sua equipe (e se conhecer) para avaliar as opções de crescimento nos processos produtivos e na empresa;
  • Coaching: o líder deve se desenvolver e desenvolver a sua equipe. Os pontos fortes e fracos de cada um devem ser mapeados de maneira personalizada em busca da excelência do time. 
  • Busca pela melhoria contínua: um líder deve buscar o aperfeiçoamento constante para que a evolução e o crescimento da equipe (e de seus processos) aconteçam. 
  • Metas: o líder deve ter em mente quais são as metas da empresa - e da sua equipe - e mapear a sua estratégia baseada nelas. 

Ferramentas Lean

Algumas ferramentas são utilizadas para o desenvolvimento da metodologia e da liderança Lean. Confira a seguir algumas delas:

  • Just In Time (JIT): todas as etapas são alinhadas para serem realizadas em dado momento certo. Contribui para a redução de estoques e de custos;
  • Kanban: os cartões contribuem para o controle da produção. É responsável pela redução do estoque e melhoria de fluxos. 
  • Gemba Walk: pertencente ao Lean Leadership, consiste em “caminhar” no ambiente de produção para identificar pontos de melhoria e soluções para problemas; 
  • Manutenção Produtiva Total (TPM): utiliza a manutenção dos processos para o autoconhecimento da equipe sobre o maquinário e sobre o processo de produção. 

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Alguns pontos apresentados por Anderson durante a entrevista foram:

  • Como desenvolver uma cultura de melhoria contínua?
  • O siginficado da palavra Kaizen em japonês e sua importância;
  • Dicas para mulheres que querem alcançar altas posições em empresas;
  • A importância de ser confiante; 
  • As melhores ferramentas para guiar a jornada de melhoria contínua para minimizar os impactos das constantes mudanças nos negócios.


Seja um especialista Lean!


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