O que é Lean Thinking?
Os cinco princípios do Lean Thinking
Como aplicar os conceitos do Lean Thinking na sua empresa
Introduza o pensamento enxuto na sua empresa!

Lean Thinking: aprenda a aplicar a mentalidade enxuta para a sua empresa!

Descubra quais são os 5 princípios do Lean Thinking e entenda quais ferramentas ajudarão a sua empresa a aderir a este conceito.

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Lean Thinking: aprenda a aplicar a mentalidade enxuta para a sua empresa!

O Lean Thinking é um conceito que advém da filosofia de gestão do Sistema Toyota de Produção, ou seja, o Lean Manufacturing. O Lean Manufacturing, por sua vez, foi criado no Japão por Taiichi Ohno, no pós guerra, baseado em princípios de produtividade já aplicados por Henry Ford e Frederick Taylor.

A metodologia proposta por esta filosofia se fundamenta principalmente em dois pilares: a produção com qualidade e a eliminação de desperdícios.

Além disso, o mais interessante é que, hoje em dia, o Lean Manufacturing deixou de ser uma filosofia exclusiva da Toyota ou das empresas de linhas de produção, passando a ser aplicável nos mais variados setores.


Nós da Voitto preparamos um presente especial e gratuito para você! Baixe agora nosso Ebook Lean Manufacturing de A a Z, e aprenda tudo sobre essa poderosa ferramenta focada em redução de desperdícios.

Com esse ebook você aprenderá quais são os tipos de desperdícios existentes, quais as métricas Lean, quais as ferramentas de melhoria, como adotar o Lean Manufacturing na sua empresa e muito mais!

Gostou? Clique logo abaixo para fazer o download!

Ebook do Lean Manufacturing de A a Z

O que é Lean Thinking?

O Lean Thinking, traduzido como "pensamento" ou "mentalidade" enxuta (termo lean), visa maximizar o valor do cliente e reduzir a zero (ou ao mínimo possível) os desperdícios de uma organização.

Mas como fazer isso?

Se o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que baseia-se na redução de 8 desperdícios, o Lean Thinking por sua vez se baseia na adoção de 5 princípios.

Por meio destes princípios, o Lean Thinking é capaz de identificar e proporcionar medidas benéficas para a produtividade e o bom rendimento dos recursos da empresa. Veja a seguir quais são os 5 princípios do Lean Thinking.

Os cinco princípios do Lean Thinking

Valor

Um dos principais pontos a serem definidos pelo Lean Thinking para o sucesso de um negócio, seja ele de produção ou prestação de serviços, é definir o que é valor neste produto ou serviço com foco no cliente.

Muitas empresas falham nessa etapa, pois acreditam que o benefício que entregam gera valor divergente do observado pelo cliente. O problema é que, quando isso acontece, ocorre também um descompasso muito grande entre o preço cobrado e o que o cliente está disposto a pagar.

Sendo assim, é fundamental definir o valor mínimo a ser cobrado para atingir lucro com a atividade prestada e buscar entender, sob a ótica do cliente, quais os valores realmente observados e sentidos por eles, que consomem os seus serviços.

Fluxo de valor

Esta etapa destina-se a analisar o processo produtivo, buscando identificar quais etapas realmente acrescentam valor e incrementam algum tipo de melhoria no produto ou no serviço a ser entregue para o cliente.

Dessa maneira, é possível descobrir quais etapas acrescentam pouco ou nenhum valor ao produto, tornando-se dispensáveis. Como a filosofia enxuta prega a eliminação de desperdícios, etapas identificadas como não agregadoras de valor devem ser eliminadas do processo.

Fluxo Contínuo

Agora que você já determinou qual o valor do seu produto, quais as etapas da produção que agregam este valor e eliminou as demais, você deve se esforçar para transformar o modelo de produção em um fluxo contínuo, onde você seja capaz de produzir sem pausas ou perdas de tempo em processos logísticos.

Aqui pode ser necessário remodelar o layout de fábricas e repensar estratégias de produção do dia a dia para produzir com velocidade e estar sempre preparado para atender o cliente da maneira mais rápida possível.

Produção Puxada

A produção puxada é um conceito que pode ser muito bem traduzido e sintetizado com o "Just in time"

Ou seja, a produção puxada vai visar reduzir ao máximo a quantidade de produtos prontos em estoque.

Assim, evita-se que se tenha perdas com promoções, descontos ou outras ações especiais "desesperadas" para dar vazão ao estoque parado e, consequentemente, vazão à produção.

Perfeição (Kaizen)

O último, porém talvez o mais importante princípio do Lean Thinking, baseia-se na perfeição.

Neste momento você pode pensar: "mas não existe perfeição". E você está completamente correto.

A perfeição citada aqui também compreende isso. Ela entende que, em um mundo em constante mudança e inovação, não existe esta perfeição estática a qual nós logo imaginamos, mas sim, uma perfeição baseada na melhoria contínua, ou no japonês: o Kaizen.

O Kaizen é um conceito que sugere a melhoria contínua e progressiva dos processos de uma empresa, buscando sempre a otimização dos produtos, serviços e processos. Dentro do Lean Thinking o Kaizen vai buscar a melhoria contínua de tudo o que envolve o fluxo de valor.

Como aplicar os conceitos do Lean Thinking na sua empresa

Acredito que tenha ficado claro o imenso valor que o Lean Thinking pode agregar na sua empresa, não é mesmo? Sendo assim, você deve estar empolgado para saber como você pode aplicá-lo. Na lista a seguir você vai descobrir algumas ferramentas que o ajudarão a fazer isso, veja:

  • Kaizen: é a metodologia de melhoria contínua já citada anteriormente. Seguir os seus princípios é um grande passo para a implementação do Lean Thinking
  • Kanban: é um método que se baseia no termo de origem japonesa que significa "quadro de sinais. Consiste na programação da produção a partir de dispositivos de sinalização que buscam gerir a produção em um sistema puxado
  • Gemba: é um conceito japonês que quer dizer "verdadeiro lugar" e que, aplicado na manufatura, indica as pessoas e lugares na fábrica mais propensos a realizar melhorias no processo
  • Mapa do Fluxo de Valor: é um diagrama com todas as etapas envolvidas no fluxo de materiais e de informações para atender aos clientes, ou seja, no fluxo de valor
  • Programa 5S: este é mais um método de origem japonesa, este visa a promoção de hábitos e valores eficientes na criação de um melhor ambiente de trabalho.

Introduza o pensamento enxuto na sua empresa!

Apesar de nascido na manufatura, o Lean Thinking se encontra hoje no mercado das mais diversas áreas e aplicações.

Neste artigo, espero tê-lo feito perceber como essa maneira de pensar, somada as atitudes e ferramentas do Lean Manufacturing, podem potencializar os ganhos financeiros e de qualidade, além da redução de custos na sua empresa.

Na atualidade o modelo de gestão mais utilizado é a junção do Lean Manufacturing com o Seis Sigma, outra metodologia que visa maximizar a qualidade dos processos e produtos das empresas e reduzir os níveis de variabilidade dos processos a partir de análises profundas de dados e melhorias contínuas.

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.