Mas, primeiramente, o que é Lean e UX?
Presente da Voitto para você!
O que é Lean UX?
Fundamentos da Lean UX
Boas práticas do Lean UX
Como funciona a Lean UX?
As vantagens do Lean UX
Qual a importância da Lean UX?
Destaque-se no mundo dos negócios

Aprenda com a metodologia Lean UX como inovar de forma enxuta e ágil

A Lean UX é uma metodologia que auxilia o lançamento de um MVP no mercado de forma ágil e iterativa, baseada nas experiências do usuário.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Aprenda com a metodologia Lean UX como inovar de forma enxuta e ágil

A Lean UX é um processo que auxiliar empresas e startups na produção de novos produtos, para que o seu lançamento seja cada vez mais. O diferencial desse método é a preocupação com a experiência do usuário.

Se você sabe o que é UX, logo vem à cabeça o Agile UX, o Design UX, ou User Experience Design, que é um profissional especializado em desenvolver o produto com o foco no usuário.

Mas a Lean UX possui outra ideia! O seu foco é uma produção ágil, que prioriza a experiência do usuário. Sendo assim, nesse artigo, você vai compreender o que é a Lean UX e como ela funciona, confira os tópicos a serem abordados:

  • Mas, primeiramente, o que é Lean e UX?
  • O que é Lean UX?
  • Fundamentos da Lean UX
  • Boas práticas do Lean UX
  • Como funciona a Lean UX?
  • As vantagens do Lean UX
  • Qual a importância do Lean UX?

Vamos lá?

Mas, primeiramente, o que é Lean e UX?

O termo Lean UX surgiu da união de duas metodologias: Lean e UX, e, por isso, primeiro, vamos conhecer um pouco sobre essas metodologias e quais são os seus princípios, para entendermos de onde surgiu cada característica desse método.

Lean

Lean é um conceito que surgiu a partir do Sistema Toyota de Produção (TPS), no qual resultou na criação da filosofia de gestão Lean Manufacturing. O seu objetivo é estimular uma maior produtividade dos processos de forma enxuta com o foco em eliminar ou reduzir os desperdícios.

Quer aprender como funciona os processos de produção enxuta? Com o Curso de Introdução ao Lean Manufacturing, você será capaz de enxergar os pontos de melhoria em qualquer processo e alavancar os resultados da sua empresa.

Presente da Voitto para você!

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

UX (User Experience)

A sigla UX é um acrônimo para User Experience, que, no português, significa Experiência do Usuário. Esse termo é uma disciplina responsável por enriquecer a jornada do cliente no processo de experiência com o produto ou serviço.

A função do user experience é priorizar a satisfação do cliente diante do produto. Para isso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de realizar testes de usabilidade e certificar que o produto atenda todos as necessidades propostas.

O que é Lean UX?

A Lean UX, ou Lean User Experience, é um método iterativo que propõe uma mudança de cultura organizacional a fim de construir um fluxo de trabalho colaborativo e cíclico.

De forma enxuta e simples, a Lean UX executa os seus processos com o objetivo de produzir produtos entregáveis baseado na experiência do usuário.

Esse método surgiu a partir do desenvolvimento de softwares para gerar processos mais eficientes com o foco em melhoria contínua, fazendo com que as equipes elaborem um trabalho mais produtivo.

Fundamentos da Lean UX

A Lean UX possui uma mistura de fundamentos desta metodologia Agile, Design Thinking e Lean Startup, além do Lean e UX.

Para compreender a relação da Lean UX com essas metodologias, vamos ver uma breve introdução de cada um desses fundamentos.

Design Thinking

O Design Thinking está presente no processo inicial da Lean UX, cuja metodologia é utilizada para o desenvolvimento de produtos inovadores. Ela auxilia a equipe ter uma visão de quais as necessidades dos usuários e como organizar todas as suas ideias.

Agile

Já no Agile, a semelhança está no modo de trabalho da Lean UX, visto que a última possui práticas ágeis baseadas no manifesto ágil. Para melhor entendimento, os valores do Agile são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software funcional mais que documentação abrangente
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Lean Startup

O Lean Startup é um conceito que tem origem do livro "A Startup Enxuta". Ela é fundamentada pela metodologia Lean Manufacturing mas com o foco em um modelo de negócio para startups.

Dessa forma, a sua relação com o Lean UX é o ciclo construir-medir-aprender para o desenvolvendo de um Produto Mínimo Viável (MVP).

Boas práticas do Lean UX

As boas práticas da Lean UX são inspiradas em todas nas metodologias ditas no tópico acima, sendo assim, são elas:

  • Validação de hipóteses com stakeholders
  • Execução de Produtos Mínimos Viáveis (MVP) que resolvam os problemas do usuário
  • Construção do protótipo de forma rápida e colaborativa
  • Protótipos ágeis sobre wireframes pesados e folhas de especificações.

Como funciona a Lean UX?

A principal entrega da Lean UX é baseada na metodologia Lean Startup, em que, logo após validado o plano de trabalho, é iniciada a construção de um MVP. O processo é contínuo e dividido em 4 etapas.

Essas etapas são chamadas de, que são:

1. Coleta de suposições e hipóteses

É nessa etapa inicial que é feita uma coleta de dados e são criadas hipóteses e suposições das premissas e restrições do projeto. Para a coleta de dados, é importante compreender quais são as personas, ou seja, o público que se interessa pelo seu produto.

2. Desenho da solução

A segunda etapa do ciclo Lean UX consiste em decidir a arquitetura do produto, prezando por equipes colaborativas. Por isso, é necessário que todo o time esteja alinhado e tenha uma visão das necessidades do usuário, ou seja, que se pense como o dono do produto.

3. Criação do MVP

É nessa etapa em que a equipe coloca todas as ideias das etapas 2 e 3 em prática. É o momento de construir o protótipo, e é importante que esse processo seja feito de forma ágil e otimizada.

4. Pesquisa e aprendizado

Após prototipado o MVP, é feito o lançamento do produto e os stakeholders são os responsáveis por enviar feedbacks. É aqui que entra o conceito do UX, visto que o usuário avalia sua experiência e, se necessário, são realizadas as melhorias retomando o ciclo Lean UX.

As vantagens do Lean UX

Por se tratar de uma metodologia que se preocupa com o trabalho de forma enxuta, pode se dizer que a Lean UX possui uma grande vantagem na economia de tempo e no baixo custo de produção.

Isso ocorre porque o processo de entregas é constante e a coleta de feedbacks dá suporte para que sejam feitas as modificações necessárias. Assim, agrega-se mais valor ao produto, evitando desperdício de trabalho e recurso.

Qual a importância da Lean UX?

Em meio a um evolução tecnológica constante, a Lean UX é uma metodologia que tem a finalidade de esclarecer as dúvidas de forma mais rápida e clara. A produção de novos produtos acontece depressa, isso, em um mundo VUCA, é um grande fator competitivo no mercado.

A Lean UX proporciona uma produção de baixo custo por se tratar de uma produção adaptativa, em que as equipes estão sempre em constante aprendizagem e agregando valor aos produtos.

Além disso, essa metodologia incentiva as equipes a adquirirem uma visão ampla, que facilita o entendimento do porquê e qual a funcionalidade do produto que está em desenvolvimento.

Destaque-se no mundo dos negócios

Durante a leitura desse artigo, falamos de diversas metodologias e vimos que é possível uni-las. Quando isso ocorre, chamamos de metodologias híbridas.

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.