A história da LG
Por que a LG vai parar de fabricar celulares?
Quais impactos essa decisão causará?

LG decide encerrar a produção de celulares e impacta o Brasil e o mundo

Descubra o porquê da LG decidir parar de fabricar celulares, conheça a trajetória da empresa e veja as consequências disso.

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
LG decide encerrar a produção de celulares e impacta o Brasil e o mundo

A LG é uma empresa com ampla atuação em diversos segmentos de mercado. Desde eletrodomésticos, celulares, televisores, até mesmo componentes eletrônicos para veículos e soluções de negócio fazem parte do seu portfólio de produtos.

Mas nos últimos dias, a LG anunciou que encerrará sua produção de celulares em todo o mundo.

Ficou curioso para saber por que isso aconteceu e quais serão os impactos causados por essa decisão? Continue lendo esse artigo para descobrir:

  • A história da LG;
  • Por que a LG vai parar de fabricar celulares?
  • Quais impactos essa decisão causará?

A história da LG

A LG é uma empresa coreana, fundada por Koo In-Hwoi em 1947. Na época a empresa se chamava Lak-Hui Chemical Industrial.

Mas o mais engraçado não era esse nome, e sim o ramo em que a empresa atuava: fabricando cremes para o rosto. Já imaginou ter seu skincare fabricado pela LG? Bem distante da realidade atual da empresa, não é mesmo?

Com o passar do tempo, a Lak-Hui ampliou o portfólio de produtos na área de higiene e limpeza, vendendo sabonetes, pasta de dente e até mesmo detergentes. Mas como a LG chegou a ser uma das grandes empresas do ramo de eletrônicos?

Por volta de 1950 ocorreu a chamada Guerra da Coreia, e a Lak-Hui foi muito afetada por isso. Então, a empresa decidiu investir também na criação de uma indústria de eletrônicos chamada GoldStar, que ajudou a recuperar a economia do país.

A GoldStar foi pioneira no lançamento de diversos produtos na Coreia, como rádio, telefone, refrigerador, ar condicionado e máquina de lavar roupas. Após isso, a empresa expandiu sua atuação para o mercado europeu e norte-americano.

Como o ramo de cosméticos e de eletrônicos estava dando certo, as empresas se fundiram em uma só, formando a LG.

Depois disso, a LG expandiu sua atuação para o mercado global, chegando ao Brasil em 1977. No nosso país, a empresa possui dois grandes complexos industriais: um em Manaus (AM) e o outro em Taubaté (SP).

Mas por que um dos maiores produtores de equipamentos eletrônicos como a LG decidiu parar de fabricar celulares no mundo todo? Vamos entender melhor!

Por que a LG vai parar de fabricar celulares?

No anúncio feito pela LG no último dia 5, a empresa afirmou que a decisão de parar de fabricar celulares no mundo todo foi tomada pensando em “fortalecer a competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”.

Em comunicado à imprensa, a LG disse que:

“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares até o final de 2020.”


Por conta disso, a empresa decidiu encerrar a atuação no mercado mundial de celulares e dedicar-se à produção dos outros produtos comercializados pela fabricante.

Para o futuro, o foco da LG deve ser o investimento em componentes para carros elétricos, inteligência artificial, robótica, soluções corporativas e fornecimento de componentes e tecnologias para outros fabricantes.

Após a decisão do encerramento da fabricação de smartphones, a LG anunciou ainda que fechará a unidade fabril localizada em Taubaté, transferindo a produção de monitores e notebooks que era realizada no local para a fábrica de Manaus.

E quais serão os impactos causados pela decisão da LG de parar de fabricar smartphones no Brasil e no mundo? Veja a seguir alguns deles!

Quais impactos essa decisão causará?

O fim da produção de smartphones da LG causará fortes impactos no Brasil e no mundo.

No Brasil, a fábrica de Taubaté possui cerca de mil funcionários, sendo que 400 trabalham exclusivamente na produção de celulares. Além disso, cerca de 430 colaboradores atuam em fábricas terceirizadas na produção de peças para a unidade.

Com a decisão de fechar a unidade de Taubaté, apenas o setor de call center permaneceria atuando no local. Isso  impactará o emprego de mais de 1100 pessoas, incluindo as afetadas de forma direta e indireta.

O encerramento das atividades da fábrica de Taubaté será outro  grande impacto na região do Vale do Paraíba neste ano, já que a Ford também encerrou as suas atividades no local após a decisão de sair do Brasil.

A prefeitura de Taubaté está em processo de negociação para a diminuição do imposto ICMS, pois a LG tem a pretensão de reativar a produção de geladeiras e lavadoras na cidade, visando a garantia de empregos na região.

Além do número de empregos afetados, os usuários de smartphones da LG estão apreensivos para saber como serão impactados com a decisão. A empresa afirma que manterá o suporte e a atualização de softwares aos aparelhos dos consumidores.

O Procon de São Paulo comunicou à LG que a empresa terá que fornecer informações sobre o tempo de vida útil dos dispositivos móveis vendidos e deverá comprovar a continuação do funcionamento do serviço de atendimento.

Já com relação ao cenário mundial, temos uma concorrente a menos competindo no mercado de smartphones, deixando o caminho mais livre para as principais concorrentes como Apple, Samsung, Motorola e Xiomi.


Gostou de saber mais sobre os impactos que a decisão da LG causará?

Para ficar por dentro das maiores novidades, dicas, e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, se mantendo sempre atualizado, participe agora do nosso canal do Telegram!

Não perca tempo e se inscreva, clicando na imagem abaixo!

canal do telegram da voitto

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.