Você já parou pra pensar o quão importante é o papel das indústrias para a economia de um país? Só para que você tenha noção disso, saiba que a indústria representa 21,6% do PIB do Brasil e é responsável por 70,8% de todas as exportações no país. Além disso, responde por 67,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.

Tendo em vista toda sua importância no cenário econômico e social, é fundamental que as empresas trabalhem em processos de melhoria contínua, para que sejam criados cenários mais eficientes, em que se produza cada vez mais e se gaste cada vez menos e, lógico, sempre com respeito ao meio ambiente.

Para que todos esses objetivos sejam alcançados, é crucial que existam grandes líderes de chão de fábrica, pois eles são os responsáveis por liderar e gerir equipes altamente eficazes. 

Um líder de chão de fábrica deve possuir algumas características fundamentais, e aqui nesse artigo vamos te apresentar 7 estratégias para se tornar um líder de chão de fábrica de sucesso. Está preparado? Então vamos nessa!

 

1- Liderar através do exemplo

 

 

Antes de mais nada, um líder é tido muitas vezes como um exemplo a ser seguido. Por isso, é fundamental que você lidere através dos bons exemplos. Se, todos os dias, o líder é pontual, se veste com roupas adequadas para o ambiente onde trabalha (usa EPI’s no caso de uma indústria), a chance de que seus liderados copiem seus bons hábitos é grande.

Essa primeira estratégia, apesar de ser a mais óbvia, é uma das mais importantes que eu poderia lhe dar, pois, se você não dá o bom exemplo, pode ser bem difícil corrigir o erro de um funcionário.

 

2- Desenvolver continuamente suas habilidades de liderança

 

Para se tornar um grande líder de chão de fábrica, é necessário que você possua autoconhecimento, sabendo quais são as suas qualidades e limitações. Tendo isso em mente, você deve perseguir o desenvolvimento das habilidades que você não domina, além de utilizar as qualidades que possui a seu favor.

É papel do líder se desenvolver continuamente, para que, assim, sua equipe também amadureça e alcance os objetivos propostos. Para te ajudar com isso, nós, da Voitto, temos diversos materiais gratuitos e de grande qualidade.

Clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso ebook sobre as 5 práticas exemplares de liderança. Através dele você receberá dicas valiosas para aprimorar essa competência tão importante.

 



 

3- Saber ouvir 

 

Um líder de chão de fábrica de sucesso deve saber ouvir seus colaboradores. É impossível gerenciar uma equipe sem que essa estratégia seja seguida. É um desafio para qualquer organização saber quais são as reais necessidades dos funcionários, quais são suas maiores dificuldades e quais são suas sugestões de melhoria.

A capacidade de escutar seus colaboradores estabelece uma relação de proximidade entre líder e liderado e, além disso, faz com que o líder passe a imagem de uma pessoa acessível, que está sempre disposta a buscar soluções para resolver problemas.

 

4- Ser tecnicamente capacitado 

 

 

Na liderança no chão de fábrica, é fundamental que o responsável pela equipe possua um grande conhecimento técnico. 

Para ser um líder efetivo, você deve estar um passo à frente do restante do seu time, pois, assim, você será capaz de resolver os mais diferentes tipos de problemas dentro da indústria.

Se você é um líder de chão de fábrica responsável pela manutenção mecânica, por exemplo, você deve ter total conhecimento de todos os processos mecânicos da indústria, ou, se você é responsável por gerir os processos de automação, você deve estar por dentro de todas as tendências tecnológicas do mercado.

 

5- Investir na capacitação do seu time

 


 

Para que você tenha um time altamente eficiente e eficaz, é necessário investir na capacitação técnica deles. Através dessa ação, eles serão capazes de tomarem ações por conta própria, proporcionando um maior rendimento da equipe.

Um time eficiente deve ser capaz de efetuar mudanças por conta própria, sem que o líder, a todo instante, cobre por melhorias e resultados. Somente através da capacitação da mão de obra e do alinhamento de ideias isso é possível.

 

6- Mantenha sua equipe informada 

 

É necessário que você mantenha sua equipe informada sobre os números da empresa, pois isso irá passar a sensação de que eles são parte fundamental do time. Essa atitude, apesar de simples, pode gerar ótimos resultados.

Mantendo o chão de fábrica orientado sobre os rumos da empresa, fica muito fácil realizar um planejamento estratégico eficaz.

 

7- Não tenha medo de delegar tarefas 

 

Um dos grandes desafios de qualquer líder é saber delegar tarefas. Se você deseja se desenvolver no chão de fábrica, você deve aprender essa competência, e digo mais, o quanto antes.

Ninguém consegue fazer tudo sozinho e, por isso, é crucial delegar tarefas para as pessoas corretas.

 

Chegou a hora de aprender com a gente!

 

Agora que você já aprendeu como se tornar um grande líder de chão de fábrica, chegou a hora de ir além.

Conheça o nosso clube de assinatura, o Voitto Premium. Através dele você terá acesso exclusivo a diversos materiais, como cursos, materiais educativos, ciclos de mentoria e muito mais.

Clique no botão abaixo e tenha acesso. Estamos esperando por você!

Por último, não se esqueça de deixar seus comentários, eles são muito importantes para nós. Até a próxima!