Fundamentos da liderança autocrática
Como funciona a liderança autocrática?
Vantagens e benefícios da liderança autocrática
Você já conhece todos os tipos de liderança?

Descubra como funciona a gestão sob uma liderança autocrática

Saiba como a liderança autocrática se desempenha como forma de gestão e aprenda mais sobre as suas características e funcionamento.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Descubra como funciona a gestão sob uma liderança autocrática

A liderança autocrática é a forma de gestão que tem como característica a autoridade. Nesse modelo de liderança, o líder autocrático pode ser rígido com seus subordinados e prezar muito para que as decisões sejam sempre levadas a ele.

Um líder autocrático é aquele que toma todas as decisões da empresa e até pode escutar as opiniões dos seus funcionários, mas o que se sobressai sempre é a decisão final dele.

Nessa forma de gestão, podemos dizer que a frase de Nicolau Maquiavel se torna praticamente uma filosofia de gestão. “É bem mais seguro ser temível do que amável.”

Curioso, não é? Continue a leitura e vem com a gente saber mais sobre o assunto nos seguintes tópicos:

  • Fundamentos da liderança autocrática
  • Como funciona a liderança autocrática?
  • Vantagens e desvantagens desse modelo de liderança
  • Você já conhece todos os tipos de liderança?

Vamos lá?

Fundamentos da liderança autocrática 

A liderança autocrática pode ser comparada ao sistema hierárquico. Seu poder é centralizado, a ordem do líder sempre deve ser acatada e todas as decisões precisam e devem ser tomadas unicamente pelo líder.

Esse tipo de pensamento, e de gestão, advém principalmente do período da idade média, aonde reis e rainhas obtinham toda autoridade e poder sob um determinado território e as pessoas que habitavam nele.

O modelo de liderança autocrático tem como base fundamentos semelhantes ao da idade média, e essa correlação é fácil de ser feita como analogia perante ao modo de gerir pessoas que esse tipo de líder opta por adquirir.

Hoje em dia, existem vários tipos de liderança, e temos um leque de opções para escolher a melhor forma de gerir pessoas ao nosso redor, mas isso depende muito também do nosso objetivo.

Cada liderança tem uma particularidade, e cada líder se propõe ao melhor jeito de liderar pessoas de acordo com o seu perfil. Dessa forma, o sucesso de uma gestão está no esforço subjetivo de cada um.

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!

Interessante, não é? Voltando ao nosso assunto principal, continue a leitura e saiba como funciona a liderança autocrática.

Como funciona a liderança autocrática?

Assim como vimos no tópico anterior, entre os tipos de lideranças existentes, a liderança autocrática é a que mais consiste na autoridade. Dessa forma, vamos te mostrar como ela funciona.

Nesse modelo, os membros da equipe recebem bastante demandas de seu superior, e devem cumprir com a meta estabelecida por ele. Geralmente, seus trabalhos são inflexíveis e a comunicação com o líder vai de “pouca” para “nenhuma”.

O funcionamento desse tipo de liderança gira em torno do superior, isso porque o líder é a figura de máximo respeito dentro da corporação.

Com o poder de decisão centralizado, o líder autocrático tem o aval para fazer o que bem entender, mas isso não significa que ele não entrará em contato com os seus subordinados, muito pelo contrário.

Apesar da comunicação ser escassa, o líder autocrático supervisiona de perto os seus funcionários e tende a ser bem rígido com as tarefas a serem executadas!

Conheça agora as vantagens e os benefícios da liderança autocrática.

Vantagens e benefícios da liderança autocrática

Vantagens:

Resultados Contínuos

Dentro da liderança autocrática, pela forma com que o líder é rígido e exige metas de curto prazo para a sua equipe, os resultados geralmente são bem satisfatórios, com altos números e crescimento gradual.

Respeito

Dentro desse modelo de liderança, o respeito é firmado pelo medo, mas funciona. Os funcionários raramente se opõem ao que é dito e acatam as ideias do gestor sem hesitações.

Decisões Rápidas

Na liderança autocrática as decisões são feitas rapidamente, isso porque dependem de uma única pessoa, o líder.

Estabilidade

Em momentos de crise, é necessário alguém que tome as decisões com pulso firme e mantenha o bom ambiente de trabalho, sem desespero ou stress conjunto. O líder autocrático representa justamente isso, pela descentralização do poder no outro, tudo se refere a ele, estabilizando a cultura organizacional.

Desvantagens:

Saúde mental dos funcionários comprometida

O modelo autocrático de funcionamento pode ser prejudicial à saúde mental dos colaboradores pois quando o poder se torna centralizado em apenas uma pessoa, as outras podem se sentir invalidadas.

Além disso, o excesso de tarefas definidas pelo líder e a cultura de resultados contínuos podem ser extremamente prejudiciais, afetando o bem estar do funcionário uma vez que exposto a cargas excessivas pode até mesmo desenvolver a síndrome do burnout.

Equipe desmotivada

Uma das maiores técnicas utilizadas principalmente por startups, é fazer com que as equipes se tornem unidas pois é cientificamente comprovado que um ambiente em harmonia gera maiores resultados, além de estimular também a criatividade.

Na liderança autocrática os funcionários geralmente se sentem desmotivados, e sem objetivo a longo prazo, uma vez que não possuem poder de decisão algum, e trabalham apenas para ver o resultado sendo feito por outro (o líder).

Dependência Profissional

Uma das desvantagens da liderança autocrática é que pelo fato do líder ter o poder centralizado nele, isso acaba gerando uma dependência dos funcionários quanto a sua figura.

Por exemplo, se algum dia o líder tiver que se ausentar, essa equipe terá dificuldades para se organizar pois já está acostumada a recorrer a palavra do líder em todas as situações.

Falta de comunicação

A grande filosofia de preferir ser temido do que amado é adotada muitas vezes pois isso dá respeito e autoridade para a figura, mas isso gera, sem dúvidas, a falta de comunicação.

Isso porque, se você é uma figura autoritária raramente os seus funcionários irão querer se comunicar com você, pois possuem medo.

O temor, por sua vez, diminui além da liberdade de expressão, a criatividade do indivíduo, que se tivesse o livre acesso para se comunicar, poderia até propor melhorias para a empresa.

Você já conhece todos os tipos de liderança?

Existem diversos tipos de liderança, e a autocrática é apenas uma delas.

Se você deseja ser um bom líder e tornar a sua empresa maior, procurar um bom entendimento sobre o assunto é essencial.

Se você precisasse hoje assumir um cargo de liderança, você saberia qual tipo de liderança deveria exercer?

Com esse curso que preparamos especialmente para você, é possível identificar de acordo com o seu perfil qual o melhor jeito de ser um líder eficaz para a sua equipe!

Faça como os alunos da Voitto e conheça mais sobre o curso “Liderança no Chão de Fábrica”. Você está preparado para iniciar essa jornada?

Você sabia que o que mais tira a motivação das pessoas no trabalho não é um salário baixo e nem excesso de atividades? Um estudo feito pela consultoria Bamboo mostra que 44% das pessoas pedem demissão por causa da presença de um chefe tóxico.

Portanto, se você é um líder ou está almejando essa posição, deve se preocupar com isso.

Transmitindo os conceitos essenciais para ser um bom líder, o curso Liderança no Chão de Fábricate prepara para enfrentar os desafios de um líder de alta performance.

Com o curso Liderança no Chão de Fábrica você aprenderá desde a importância da liderança no chão de fábrica, até como usar a comunicação para gerenciar, motivar e dar feedbacks.

Interessante, não é? Então não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no nosso curso sobre Liderança no Chão de Fábrica!

Liderança no Chão de Fábrica

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança No Chão De Fabrica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.