As maiores características de uma liderança emergente
Como nomear um líder emergente
A importância de ter uma liderança emergente

Descubra a importância de ter uma liderança emergente e suas maiores características

Conheça a liderança emergente e desvende o seu papel, bem como também a sua importância para o eventual gerenciamento de crises.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Descubra a importância de ter uma liderança emergente e suas maiores características

A liderança emergente é um tipo de liderança que se destaca pelo posicionamento diante de crises e geralmente são formadas por uma pessoa (líder) ou um grupo de pessoas específico para tratar de questões de instabilidade.

Toda empresa tem seus momentos difíceis e que são complicados de passar, nessas circunstâncias, um líder emergente atua na facilitação da compreensão desses processos e age também para que a motivação dos colaboradores continue forte mesmo em situações adversas.

Um líder emergente não necessariamente precisa ser uma pessoa de cargo superior, ele pode ser um colaborador comum, mas que se destaca entre os demais por sua influencia e inteligência emocional.

No modelo de liderança situacional, os integrantes já são preparados para lidar com situações negativas e devem trabalhar de modo que isso já seja previsto de acontecer em algum momento. Por isso, dentro da liderança situacional é comum encontrarmos diversos líderes emergentes, pois são instruídos a isso.

Quer saber mais sobre a liderança emergente e quais características um líder emergente deve possuir? Confira os próximos tópicos conosco!

  • As maiores características de uma liderança emergente
  • Como nomear um líder emergente
  • A importância de ter uma liderança emergente

As maiores características de uma liderança emergente

Comunicação efetiva

Uma liderança emergente mantém os seus canais de comunicação abertos para escutar e também falar quando for preciso. Esse tipo de líder tem como característica a comunicação efetiva, isto é, a facilidade em se comunicar de forma clara e concisa.

Sabe lidar com a pressão

Uma das principais características de uma liderança emergente é também a facilidade em lidar com a pressão. Em situações adversas é comum ficarmos preocupados e estressados, mas um líder emergente consegue manter a calma e a positividade mesmo nessas situações, não deixando influenciar em seu trabalho.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é também um ponto forte nessas lideranças. Elas são capazes de agir com maturidade nos negócios e antes de qualquer decisão, pensam, refletem e observam o seu exterior com cautela para que suas ações sejam positivas para a corporação.

Assertividade

Líderes emergentes são adeptos a assertividade e usam da sua comunicação efetiva para ponderar seus pensamentos e as situações de uma forma que seja benéfica para todos. A assertividade é o que possibilita que a comunicação seja clara e respeitosa, levando em consideração o outro e seu pensamento.

Entusiasmo

O entusiasmo é também uma importante características para esses líderes que são conciliadores e geralmente gerenciam as crises. Um líder entusiasta consegue manter as expectativas do time altas mesmo em situações adversas.

Por mais que haja um evento estressor, eles agem com positividade para que a produtividade não seja afetada.

Proatividade

Lideranças emergentes são inevitavelmente proativas. Quando falamos em liderar uma equipe, falamos em alguém que se responsabiliza e orienta um grupo de pessoas. Toda liderança é proativa. Isso porque, além de seus afazeres, lidam e mediam também os dos outros.

Um líder emergente deve estar pronto para ajudar quando preciso!

Autoconhecimento

O autoconhecimento é também uma importante característica desse tipo de liderança. O simples fato de não se deixar ser abalado pelas crises e se manter para influenciar as pessoas ao redor requer muito autoconhecimento para não deixar que fatores externos ditem quem você é e como você se enxerga.

Compreensível

Uma liderança emergente é compreensível consigo e com os outros. A partir da consciência dos fatos, conseguem ter uma visão ampla sobre a situação e entendem os aspectos emocionais que dizem respeito a ela.

Interessante, não é mesmo?

Aprenda a ser um líder de alta performance!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Como nomear um líder emergente

Como visto ainda nesse artigo, um líder emergente não necessariamente precisa ser alguém com nomeação para tal função, mas caso haja a necessidade de nomear e capacitar uma pessoa para isso, você pode fazer sem problemas.

No entanto, na maioria dos casos, lideranças emergentes surgem sem influência de outros colaboradores para determinar suas funções. São funcionários que se destacam e pegam esse papel para si sem obrigação ou responsabilidade alguma. Eles apenas são o que são.

Ainda nos processos seletivos para retenção de novos talentos, é interessante procurar as características citadas no tópico anterior para que, caso seja necessário alguém assumir essa função emergente, haja pessoas que você previsivelmente saberá que terão um papel importante e poderão assumir essa responsabilidade.

Com o traçamento dos perfis dos candidatos, é possível fazer uma análise preditiva e entender com antecedência quais comportamentos cada um é mais propício de ter, dada determinadas situações.

A importância de ter uma liderança emergente

Uma liderança emergente é o pilar para um bom gerenciamento de crises. Visto isso, é muito importante que alguém dentro da equipe assuma esse papel mesmo sem que seja pedido.

O que muito acontece dentro das empresas é que, em uma situação de crise, os funcionários fiquem desestimulados e o clima organizacional fique pesado. Entretanto, tudo acontece como um efeito manada, aonde em determinado momento todos já se sentirão desgastados e sem perspectivas.

A liderança emergente atua diretamente nessas situações, promovendo o otimismo para a  equipe e ajudando na resolução de problemas com muita inteligência emocional e pensamento crítico a respeito.

Amplie o seu conhecimento!

Quer saber mais sobre como gerir pessoas com excelência e ir em busca de resultados melhores? Confira o nosso curso sobre Liderança para Gestores!

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores  irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!!

Liderança para Gestores

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.