O que é liderança humanizada?
Quais as vantagens de uma liderança humanizada?
Como desenvolver uma liderança humanizada?

Saiba o que é liderança humanizada e como é possível desenvolvê-la

Profissionais disponíveis no mercado atual procuram empresas com uma liderança humanizada. Entenda como se adequar a essa necessidade!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Saiba o que é liderança humanizada e como é possível desenvolvê-la

O mercado tem cada vez mais se transformado, e nos últimos tempos um assunto tem ficado muito em pauta: a liderança humanizada dentro do ambiente de trabalho. 

Isso porque os profissionais estão cada vez mais buscando por empresas que incentivem o seu desenvolvimento e qualidade de vida, ao invés de somente olharem para a remuneração e os benefícios que são oferecidos.

Além disso, com a maior implantação do home office, as pessoas tiveram que passar por um processo de adaptação, por terem que se organizar melhor para lidar com os diferentes aspectos da vida de dentro de casa.

Assim, se faz necessário uma mudança na área de RH e nas lideranças das empresas, a fim de que haja uma compreensão maior por parte desses dos momentos que os colaboradores estão vivendo, e ainda o estímulo de seu bem-estar, produtividade, convívio agradável com a equipe, entre outros.

Ou seja, uma liderança humanizada. Visto isso, para se aprofundar no assunto e entender melhor como funciona esse formato de liderança e como é possível colocá-la em prática, prossiga a leitura nos seguintes tópicos:

  • O que é liderança humanizada?
  • Quais as vantagens de uma liderança humanizada?
  • Como desenvolver uma liderança humanizada?

O que é liderança humanizada?

Liderança humanizada é quando líderes são capazes de enxergar seus liderados com visão empática e solidária. Nela, a produtividade do time não perde sua relevância, mas o bem-estar dos colaboradores é prioritário.

Para que isso aconteça, é importante que o líder se sinta satisfeito em impulsionar o crescimento e desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal de sua equipe.

Antigamente, acreditava-se na possibilidade de separar essas duas áreas da vida, e o foco era mantido na produção, cada vez maior, dos trabalhadores. Postura que era refletida no posicionamento e nas atitudes dos líderes.

Contudo, com as transformações do mercado, hoje percebeu-se que é preciso enxergá-los como pessoas com sentimentos e singularidades, não como máquinas. Além do mais, essas pessoas são o bem mais precioso de uma organização, pois são as que fazem o negócio funcionar.

Desse modo, para ter uma liderança humanizada, é preciso mudar o mindset geralda liderança e do setor de recursos humanos de uma empresa, bem como sua cultura organizacional

Entendido o que é uma liderança humanizada, vamos te explicar no próximo tópico quais são as maiores vantagens de adotar esse tipo de postura em uma organização.

Antes de seguir, que tal dar uma olhada nesse material incrível?

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Quais as vantagens de uma liderança humanizada?

Quando uma liderança humanizada é desenvolvida dentro de uma empresa, diversos efeitos positivos surgem. Os que se destacam entre eles são:

Produtividade elevada e melhoria do clima organizacional

Com uma liderança humanizada, melhores condições de trabalho são proporcionadas aos colaboradores, e assim, eles passam a trabalhar com maior grau de satisfação, o que resulta na elevação da produtividade diária.

Ainda, essa mesma satisfação por parte do time faz com que a atmosfera da organização se torne cada vez mais saudável e agradável e haja um senso de pertencimento. 

Retenção de talentos 

Profissionais que são talentosos passam a pensar duas vezes antes de saírem de uma organização que conta com uma liderança humanizada, já que, contam com líderes empáticos que sabem reconhecer seus esforços.

Aumento do lucro

Dado o aumento da satisfação e produtividade dos colaboradores, a organização também passa a perceber o consequente aumento de seus lucros.

Melhoria do Employer Branding 

Uma cultura de liderança humanizada atrai a atenção dos profissionais presentes no mundo corporativo. Isso tem como resultado a melhoria do Employer Branding do negócio

Essa expressão diz respeito a estratégia que tem como objetivo aprimorar os processos de atração e retenção de talentos. Ou seja, com um Employer Branding bem feito, tanto funcionários quanto profissionais de fora da organização a veem como um excelente lugar para se trabalhar. 

Agora que viu quais são as principais vantagens da liderança humanizada, você aprenderá como é possível implementá-la. Vamos lá:

Como desenvolver uma liderança humanizada?

O primeiro passo para desenvolver uma liderança humanizada é conseguir entender e considerar as necessidades do próximo. Apesar de muitos líderes reconhecerem isso, não sabem como aplicar em suas equipes.

Assim, algumas dicas para conseguir desenvolver essa soft skills e conquistar todos os benefícios provenientes dela são:

Fazendo um autoconhecimento e a autoavaliação

Para entender como se relacionar com o próximo, o primeiro passo é conhecer a si mesmo. Assim, é preciso unir as práticas de autoconhecimento e autoavaliação nesse processo.

Ou seja, saber pontuar quais são seus pontos fortes e fracos, para trabalhá-los a fim de se tornar um exemplo para os colaboradores. Fazer terapia e recorrer a livros que tratam sobre psicologia comportamental são essenciais para essa análise.

Trabalhando comunicação e empatia

A empatia e a comunicação estão diretamente relacionadas entre si. Um líder humanizado e acessível conversa com seus colaboradores praticando uma escuta ativa, e demonstrando empatia para com eles.

Assim, a confiança nesse líder entre os membros da equipe cresce, e o dia-a-dia de trabalho se torna mais agradável.

Promovendo integrações e uma cultura de feedbacks

Assim como trabalhar a comunicação e a empatia, promover integrações e a realização de feedbacks gera uma maior proximidade entre líder e liderado.

Ainda por cima, é possível praticar o chamado feedback reverso, onde o liderado dá sugestões para o líder. Dessa forma, o sentimento gerado é realmente de parceria entre ambos.

Adequando processos 

Por fim, como já mencionamos várias vezes até aqui, cada colaborador tem suas particularidades. Sendo assim, é importante saber adaptar os processos e atividades da empresa ao perfil e as necessidades de cada colaborador. 

Essa é uma maneira de fazer com que eles se sintam valorizados em suas individualidades e ainda se sintam mais empolgados para realizar suas funções.

Se capacitando com a Voitto! 

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.