Liderança é uma habilidade cada vez mais requisitada pelas empresas, não é mesmo? Pois bem, para alguns ela pode até ser um diferencial, mas para o gerente de projetos essa é uma habilidade essencial para a obtenção de êxito no seu trabalho.

Vamos entender a importância da liderança na gestão de projetos e quais são os efeitos desse comportamento no ambiente de trabalho e no andamento dos projetos assumidos pela empresa.

 

Ambiente de trabalho mais harmônico

 

Um bom líder saberá apaziguar os conflitos que naturalmente surgirão durante a execução de um projeto, promovendo um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo.

Toda vez que lidamos com um grupo de pessoas, há divergência de ideias, e isso aumenta com o crescimento do número de pessoas numa equipe de projeto.

Nesse momento veremos a importância da liderança na gestão de projetos, pois o gerente de projetos precisará ter as habilidades necessárias para chegar num ponto de mútuo acordo entre todas as partes, tentando manter todos interessados.

 

Aumento de produtividade

 

Para um aumento de produtividade nos projetos de uma empresa, é necessário ter uma estrutura organizacional voltada para projetos, com a figura do gerente de projetos bem definida.

Essa estrutura garante que há um responsável pelo projeto, alguém que tomará as decisões e guiará esse projeto para o rumo que ele deve tomar. Sem a figura do líder, o projeto fica sem um direcionamento, e como já vimos, surgirão conflitos de interesses, pois cada um tenderá a seguir em uma direção diferente.

 

Funcionários mais bem treinados

 

Um bom líder deve treinar a sua equipe para que todos estejam aptos a entender os requisitos do projeto e executar as tarefas de acordo com as especificações. Se o funcionário não compreende bem suas funções, poderá acabar servindo de empecilho para a execução do projeto.

É aí que vemos a importância da liderança na gestão de projetos, pois a atitude do líder refletirá numa atitude mais positiva e colaborativa da parte dos subordinados. Lembre-se de que uma equipe é tão boa quanto o seu líder.

 

Potencial máximo

 

Um gerente de projetos com uma liderança ativa saberá como aproveitar o máximo potencial de sua equipe, explorando as capacidades de cada um e também se adaptando às características dos colaboradores.

Os subordinados devem se sentir importantes para o projeto, devem sentir que sua presença faz a diferença, que não estão ali apenas para compor a equipe. Nisso, vemos a importância de se ter uma liderança comprometida com o projeto e com o grupo trabalhando nesse projeto.

 

Uma boa liderança faz a diferença

 

Como pudemos ver, a liderança tem grande importância na gestão de projetos. Ou seja, antes de ter as habilidades técnicas, o gerente de projetos precisa ser um bom líder, para que assim o projeto possa atingir sua total produtividade, os colaboradores se sintam importantes e o ambiente esteja propício ao trabalho.

Agora que você já viu a importância das habilidades interpessoais para o gerente de projetos, que tal aproveitar para aprender sobre o Microsoft Project, o melhor software para gerenciamento de projetos, com um curso gratuito que nós da Voitto disponibilizamos para você? Aproveite!