1. Ambiente de trabalho mais harmônico
2. Aumento da produtividade
3. Funcionários mais bem treinados
4. Potencial máximo
Uma boa liderança faz a diferença!

Qual a importância da liderança na Gestão de Projetos? Descubra como ela é relevante pro seu negócio!

Quer um ambiente de trabalho harmonioso e aumento da produtividade? Invista em uma liderança de qualidade! Descubra mais continuando a leitura!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Qual a importância da liderança na Gestão de Projetos? Descubra como ela é relevante pro seu negócio!

Liderança é uma habilidade cada vez mais requisitada pelas empresas, não é mesmo? Pois bem, para alguns ela pode até ser um diferencial, mas para o gerente de projetos, essa é uma habilidade essencial para a obtenção de êxito no seu trabalho.

Vamos entender a importância da liderança na gestão de projetos e quais são os efeitos desse comportamento no ambiente de trabalho e no andamento dos projetos assumidos pela empresa.

Ter um bom líder à frente de um projeto traz grandes benefícios, e é é justamente isso que você irá aprender hoje!

Ao longo deste artigo você irá conhecer 4 benefícios que fazem com que a liderança seja tão importante:

  • 1. Ambiente de trabalho mais harmônico;
  • 2. Aumento de produtividade;
  • 3. Funcionários mais bem treinados;
  • 4. Potencial máximo.

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

1. Ambiente de trabalho mais harmônico

Um bom líder saberá apaziguar os conflitos que naturalmente surgirão durante a execução de um projeto, promovendo um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo.

Toda vez que lidamos com um grupo de pessoas, há divergência de ideias e isso aumenta com o crescimento do número de pessoas numa equipe de projeto. Além disso, com a alta tendência do trabalho em home office, além das habilidades de um bom líder, também é muito importante saber fazer uma boa gestão de equipes à distância.

Nesse momento, veremos a importância da liderança na gestão de projetos, já que o gerente  precisará ter as habilidades necessárias para chegar num ponto de mútuo acordo entre todas as partes, tentando manter todos interessados.

2. Aumento da produtividade

Para um aumento de produtividade nos projetos de uma empresa, é necessário ter uma estrutura organizacional voltada para projetos, com a figura do gerente bem definida.

Essa estrutura garante que haverá um responsável pelo projeto, ou seja, alguém que tomará as decisões e guiará o planejamento, visando o sucesso das ações. Sem a figura do líder, o projeto fica sem um direcionamento e, como já vimos, surgirão conflitos de interesses, pois cada um tenderá a seguir em uma direção diferente.

O papel da liderança é proporcionar um norte para a equipe de projetos, e muito mais do que isso, é servir e assumir diretamente a responsabilidade pelos resultados obtidos. Por isso, se você deseja ocupar um papel de liderança em projetos, nada melhor do que aprender na prática!

3. Funcionários mais bem treinados

Um bom líder deve treinar a sua equipe para que todos estejam aptos a entender os requisitos do projeto e executar as tarefas de acordo com as especificações. Se o funcionário não compreender bem suas funções, poderá acabar servindo de empecilho para a execução do projeto.

É aí que vemos a importância da liderança, pois a atitude do líder refletirá numa atitude mais positiva e colaborativa da parte dos liderados. Lembre-se de que uma equipe é tão boa quanto o seu líder.

4. Potencial máximo

Um gerente de projetos com uma liderança ativa saberá como aproveitar o máximo potencial de sua equipe, explorando as capacidades de cada um e também se adaptando às características dos colaboradores.

Os liderados devem se sentir importantes para o projeto, devem sentir que sua presença faz a diferença e que não estão ali apenas para compor a equipe. Assim, vemos a importância de se ter uma liderança comprometida com o projeto e a equipe!

Uma boa liderança faz a diferença!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.