O que é Lifelong Learning?
Qual a importância do Lifelong Learning?
Os 4 pilares da Lifelong Learning
Dicas para implementar a Lifelong Learning na sua empresa
Dica Bônus

Conheça a filosofia Lifelong Learning e a importância de nunca parar de aprender

Entenda os conceitos principais da filosofia Lifelong Learning e aprenda algumas maneiras de inserir os ensinamentos no seu dia a dia.

João Henrique
Por: João Henrique
Conheça a filosofia Lifelong Learning e a importância de nunca parar de aprender

Cada vez mais o mercado de trabalho se torna mais competitivo e dinâmico. Afinal, ele está inserido em um mundo repleto de mudanças, essa nova realidade já ganhou até um apelido, VUCA, um acrônimo em inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, o que poderia ser traduzido para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Devido a esse fato, o Lifelong Learning possui extrema importância.

Um dos conceitos que pode ser considerado um diferencial para os profissionais que desejem ingressar nesse novo mundo é o de Lifelong Learning. Essa filosofia aplicada no seu dia a dia pode prover um crescimento no âmbito pessoal, acadêmico e profissional, muito além das salas de aula.

Para conseguirmos facilitar o entendimento dessa filosofia, dividimos o tema em alguns tópicos principais:

  • O que é Lifelong Learning?
  • Qual é a importância do Lfelong Learning?
  • Conheças os 4 pilares da Lifelong Learning
  • Dicas para implementar a Lifelong Learning na sua empresa.

O que é Lifelong Learning?

Lifelong Learning, também conhecida no Brasil pelo termo educação continuada, é uma filosofia que prevê a atualização constante dos seus conhecimentos ao longo da vida, mesmo que seja além da educação formal.

Esse conceito foi criado nos anos 70, mas ganhou popularidade a partir dos anos 90. Nos últimos tempos, ele vem ganhando muita notoriedade no ambiente empresarial e serve como base de muitas metodologias empregadas no cotidiano das organizações.

Na Prática, o Lifelong Learning diz que o ser humano deve estar em constante aprendizado, independente da idade. Esse modo de pensar, também está inserido dentro do meio corporativo.

Um colaborador que está sempre buscando aprender e que entende a importância de qualificações e treinamentos em sua carreira, saberá como se portar melhor dentro de um ambiente empresarial.

Por isso é tão importante que o aprendizado se estenda para além da graduação.

Um dos exemplos dessa aplicabilidade que podemos mencionar é no framework do Growth Hacking. Muitos especialistas falam que o Lifelong Learning é um dos melhores meios para se atingir o growth mindset.

Aliás, você já ouviu falar desse framework? Ele foi criado por Sean Ellis e tem como objetivo aumentar a base de clientes e a retenção de uma empresa, permitindo assim o crescimento da organização.

Ficou curioso e quer conhecer mais? Se sim, chegou a hora!

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

Agora que você já conhece a definição do conceito, que tal se aprofundar mais? Continue lendo o artigo e conheça a importância dessa metodologia

Qual a importância do Lifelong Learning?

Adotar a filosofia Lifelong Learning é importante pois garantirá a você um diferencial competitivo perante ao mercado de trabalho.

Colaboradores que entregam resultado para a companhia estão em constante aprendizado, para tanto é preciso desenvolver não só as hard skills mas também as soft skills, a capacidade de gerenciar pessoas está cada vez mais presente no mercado de trabalho.

Agora imagine você que se formou em Engenharia 20 anos atrás. Já parou pra pensar o tanto de coisa que mudou em relação a engenharia desde de sua formação? Por isso é importante estar em constante aprendizado, conhecer novas tecnologias que estão surgindo e saber como se relacionar com as pessoas.

E se você está lendo este artigo até aqui, mostra que você realmente está comprometido com a filosofia Lifelong Learning. Então gostaria de te dar os parabéns!

Agora vamos conhecer os 4 pilares presentes na filosofia de Lifelong Learning.

Os 4 pilares da Lifelong Learning

A Lifelong Learning Council Queensland, uma das organizações pioneiras da disseminação da filosofia pelo mundo. Além disso, o instituto é uma grande referência no assunto e divide o conceito em 4 pilares fundamentais.

1. Aprender a conhecer

Esse pilar se diz respeito ao nível de conhecimento sobre os temas que interessam a você. Muito se fala que quanto mais você conhece as suas preferências, mais fácil será tornar a busca por aprofundamentos prazerosa e também um hábito.

Nesse aspecto é muito importante conhecer aquilo que não te interessa, tendo esse pilar consolidado podem trazer benefícios como uma escolha de uma formação e até mesmo de carreira.

2. Aprender a fazer

Ter o conhecimento teórico é muito importante, mas é necessário aplicá-lo na prática também. Fazendo isso, você conseguirá exercitar a aplicação, colaborando assim para que aquelas informações e técnicas, as hard skills, se tornem intrínsecas ao seu perfil.

Um outro fator essencial nesse pilar é desenvolver aspectos pessoais, soft skills, que facilitem a aplicação dos seus conhecimentos em situações diversas.

Ninguém aguenta aquele colega "sabe tudo", mas que é impossível de conviver. Isso nos leva ao próximo pilar.

3. Aprender a conviver

Em todo lugar existem diversas opiniões, novos conhecimentos e adversidades que moldam a cultura daquela organização. É fundamental que você consiga conviver com outras pessoas, conciliar conflitos e a retirar aprendizados por meio das relações humanas empregadas.

4. Aprender a ser 

O último pilar, também considerado o mais importante, é referente a aplicação dessa série de procedimentos no seu dia a dia para que esses pilares comecem a fazer parte da sua personalidade. Assim, não será um sacrifício exercer o processo de aprendizagem contínua e sim uma necessidade.

Dicas para implementar a Lifelong Learning na sua empresa

Para que o seu colaborador seja incentivado a se tornar um lifelong learner, ele precisa estar inserido em um ambiente propício para que essa vertente seja desenvolvida. Separamos algumas táticas fáceis de serem implementadas e que podem agir para que esses fins sejam alcançados. Confira abaixo:

Gamificação

A gamificação é um conceito muito interessante para se aplicar no ambiente de trabalho com o fim de incentivar os colaboradores a estarem buscando melhorar, inovar e novos conhecimentos que podem ser implementados na empresa.

Ela funciona de uma maneira bem simples, normalmente aqueles funcionários que desempenharem ações de além das obrigações acumulam pontos em um sistema que futuramente poderão ser revertidos em benefícios e recompensas.

Muitas empresas o utilizam para que os funcionários façam pós-graduação e outras especializações.

Encontros informais

Muitas empresas apostam em encontros rápidos que foram popularizados pelo Vale do Silício, os famosos meetups, com a finalidade de discutir sobre um tema pré-definido. Esses eventos podem despertar a curiosidade e o interesse dos colaboradores em se aprofundar naqueles assuntos.

Muitas empresas convidam especialistas sobre o tema para agregar a troca de conhecimentos proporcionados pelo evento ou incubem funcionários específicos para mediar a pauta.

Treinamentos

Ter um sistema de treinamentos e aperfeiçoamentos de hard e soft skills é algo importantíssimo para o sucesso de qualquer organização. Isso serve tanto para manter o funcionário atualizado, quanto para que ele não se acomode na busca pela melhoria contínua dos processos existentes e aquisição de novas habilidades.

Dica Bônus

Você já deve ter percebido que a aquisição de conhecimento é a chave para a Lifelong Learning. Uma das melhores consequências dessa filosofia para os usuários é a especialização em alguma área ou tema.

Já que você já conheceu o framework Growth Hacking, que tal se aprimorar ainda mais?

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.