Você já teve vontade de abrir seu próprio negócio, pensando em como os grandes empreendedores alcançaram tamanho sucesso? 

Neste livro, o autor Felix Dennis conta sua trajetória na carreira ao mesmo tempo em que apresenta diversas dicas e conselhos valiosos para quem deseja se aventurar e ganhar muito dinheiro. 

Quer conhecer mais? Continue com a gente!

 

Sobre a obra

 

Publicado originalmente em 2006 com o título “How to Get Rich: One of the World’s Greatest Entrepreneurs Shares His Secrets”, o livro traz a história da jornada do autor Felix Dennis durante a construção do seu patrimônio. 

A obra consiste de 290 páginas, divididas em quatro partes principais segmentadas em 20 capítulos, o que facilita a leitura e serve como um roteiro dos passos a serem seguidos para conquistar sucesso semelhante ao que foi obtido pelo autor. 

Para conhecer todos os detalhes sobre os ensinamentos deste empreendedor, a obra completa está disponível para compra na Amazon:

 

 

Sobre o autor

 

Poeta e empreendedor, Felix Dennis iniciou sua jornada no mundo de publicações com a revista OZ, que tratava de temas alternativos e de contracultura, no fim da década de 60. Em 1974, Felix fundou a sua própria editora, Dennis Publishing, que ganhou notoriedade com revistas sobre computadores.

A editora diversificou suas publicações e, hoje em dia, é responsável por mais de 50 revistas, com temas que vão desde moda e entretenimento até o mundo automotivo. Esse crescimento trouxe a Felix um patrimônio líquido superior a 750 milhões de libras, tornando-o um dos homens mais ricos da Inglaterra.

Em 2014, Dennis faleceu, aos 67 anos, vítima de um câncer na garganta, mas deixou como legado uma das editoras mais bem-sucedidas do mundo, diversas obras e poemas.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Bem, o autor explica, nas primeiras páginas do livro, que sua obra é capaz de aumentar as chances de toda pessoa que deseja ficar rica, desde que ela esteja totalmente determinada e motivada para alcançar esse objetivo.

 

Ideias principais do livro

 

  • Você nunca será verdadeiramente rico trabalhando somente para seu chefe;
  • Uma pessoa não precisa ser brilhante e ter ideias inovadoras para se tornar rica;
  • Ser o dono não é a parte mais importante; é a única parte importante.
  • É melhor pagar mais aos seus funcionários do que vender partes da sua empresa;
  • O fracasso faz parte da jornada, portanto, esteja preparado para aprender com isso a crescer cada vez mais.

 

Overview: Razões para não ficar rico

 

Para a maioria das pessoas, a parte mais difícil da jornada pela riqueza é o início. Os mais jovens citam a falta de experiência e de dinheiro para começar um novo negócio. Enquanto isso, uma pessoa já estabelecida e com mais vivência tem receio de perder tudo aquilo que já conquistou.

Como resposta a tais objeções, o autor explica que o dinheiro é uma das substâncias mais neutras que existem no mundo. 


 

Ou seja, não importa de onde você veio, o que você tem ou quem você é. Com determinação, motivação e seguindo os passos certos, é possível ficar rico.

Dennis acredita que se você for jovem, tem ainda mais chances de alcançar a verdadeira riqueza, principalmente porque não tem nada a perder. Grande parte das maiores fortunas foi construída por pessoas sem muito a perder e, por isso, elas puderam arriscar e encontraram minas de dinheiro ainda inexploradas.

Por outro lado, uma pessoa mais velha e bem estabelecida possui a vantagem da experiência e do conhecimento. Isto, pois provavelmente ela já trabalhou para outras pessoas e viu como uma fortuna pode ser construída. Todavia, ainda falta aquela coragem de arriscar tudo (e talvez a saúde para lidar com as dificuldades do percurso).

Sendo assim, para esse perfil, o autor indica escolher um parceiro mais jovem e com fome de trabalho para ajudar durante a jornada, formando assim uma dupla completa e com boas chances de sucesso. 

 

Overview: Começando


 

Depois de ter superado o medo do fracasso que afasta a maioria das pessoas, está na hora de realmente começar a ficar rico. 

O autor acredita que depois de ter começado um trabalho, metade dele já está feito, e nesse caso não é diferente. Sendo assim, o primeiro passo consiste na procura por algo que possa te trazer dinheiro.

Todos os dias, ao nosso redor, surgem diversas oportunidades de ficar rico. Por isso, é essencial ficar alerta para captar essas brechas e começar a ganhar dinheiro.

De acordo com Felix, suas chances de sucesso são diretamente proporcionais à:

 

  • quantidade de preparação que você monta;
  • sua ousadia de explorar novos mercados;
  • sua autoconfiança nas suas escolhas.

 

Os grandes empreendedores foram capazes de analisar corretamente os riscos de cada oportunidade e tomar as atitudes cabíveis, mesmo que existissem chances de fracassar.

Muitas vezes, essa oportunidade não aparece rapidamente, pode levar meses e meses de procura e engajamento, mas o importante é não deixar de procurar e estar sempre atento a toda oportunidade que se apresenta.

Felix Dennis combate firmemente o que ele considera ser a “falácia da grande ideia”. De acordo com sua experiência, na maioria das vezes, as pessoas obcecadas em encontrar uma ideia brilhante - e que muitas vezes encontram - acabam não sendo aquelas que enriquecem a partir dessa inovação.

Ele lembra que não é possível patentear uma ideia, apenas o método pelo qual uma ideia é implementada. Sendo assim, não existe um “dono” de uma ideia, o que possibilita o uso de tal conhecimento por outras pessoas capazes de aprimorarem e com maior disposição para gerar lucro a partir disso.

O passo seguinte é, segundo o autor, a parte mais dolorosa da jornada: conseguir capital. Basicamente todo empreendedor precisou pedir dinheiro emprestado em algum momento da sua carreira. 

É um processo difícil e pode ser até mesmo humilhante, mas é o que separa quem realmente tem determinação e motivação para desenvolver seu negócio.

Por isso, é importante nunca desistir ao ouvir um não (isso vai acontecer!) e evitar acreditar em atalhos que facilitam demais o seu percurso, pois provavelmente isso vai se voltar contra você no futuro. 

 

Overview: Ficando rico


 

Na terceira parte da obra, Dennis explica que além de muita determinação e trabalho duro para conquistar seu negócio, é praticamente certo que os grandes empreendedores contaram também com a sorte, ao menos uma vez. 

No entanto, ele lembra que não é por isso que você deve ficar apenas sentado com os braços cruzados esperando um golpe de sorte. Pelo contrário, suas experiências mostram que a sorte acaba “sorrindo” mais para aqueles que se empenham e lutam mais por seus objetivos. 

O fator determinante para se tornar rico, de acordo com as ideias do livro, é ser o dono. Trabalhar para outras pessoas, mesmo que seja em um cargo elevado, raramente te tornará verdadeiramente rico.

Quando você é dono do seu próprio negócio, você acaba entrando em um outro nível de construção de riqueza. Isto, pois, além de lucrar com o fluxo de caixa da empresa, você também possui um ativo que está ficando cada vez mais valioso. 

Dessa maneira, Dennis cita que uma das melhores formas de gerir o seu negócio para que ele fique mais valioso e gere cada vez mais lucro é entender a importância de se delegar tarefas. 

O tempo é muito limitado e não pode ser recuperado. Portanto, seu uso precisa ser otimizado para você conseguir aprender, trabalhar e executar as suas ideias da maneira mais rentável. 

Por isso, se você deseja escalar o seu negócio e sua riqueza, contratar outras pessoas competentes é essencial, pois permite que sua empresa em geral seja mais produtiva. Além disso, você se torna mais apto a pensar de forma mais estratégica, focando seu tempo no que realmente importa para seu empreendimento. 

 

Overview: Continuando rico


 

Por fim, na parte final do livro, Dennis trata dos cuidados a serem tomados para se manter rico depois que o sucesso financeiro foi alcançado. De maneira geral, o autor acredita que a melhor maneira de se continuar rico é através do equilíbrio.

É importante equilibrar os diversos pontos da sua empresa. Por exemplo, não deixar de valorizar os seus funcionários mais competentes, mas também sempre manter-se a procura de novos talentos que podem agregar para o negócio. 

Outro ponto essencial é dar a devida atenção à contabilidade e ao pagamento de impostos de acordo com as leis do seu país. Isto para que você não seja pego de surpresa por algum problema fiscal e corra riscos com sua empresa. 

Além disso, é fundamental cuidar da sua saúde, ainda mais nos dias atuais em que a comunicação é tão fácil. Durante alguns dias, é uma boa ideia se “desligar” de tudo e concentrar-se em você. Mantenha sempre um tempo disponível para a realização de exercícios físicos dentro de sua rotina. 

Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios que o dinheiro pode trazer sem que você precise se preocupar em perdê-lo ou que isso custe a sua saúde. 

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Paulo Vieira, autor do livro “Fator de Enriquecimento”, diz que a jornada de enriquecimento é feita de picos e vales, esteja preparado e disposto a não parar no meio do caminho. Lembre-se que o não desistir é que fará de você um milionário. Faça com que você tenha uma mentalidade de sucesso, seja capaz de ver a adversidade e seguir em frente, fazendo o que tem que ser feito. 

Já Napoleon Hill, em seu livro “Quem Pensa Enriquece”, relata que uma característica comum entre os entrevistados de sucesso é que eles são capazes de tomar decisões de forma rápida, e ficam confiantes dessa decisão.

Para finalizar, Robert Kiyosaki, autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, diz que a jornada para o enriquecimento deve começar o mais cedo possível, e ela consiste na avaliação de suas finanças, criação de metas pessoais e busca pelo conhecimento necessário para atingir seus objetivos.

 

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

 

  • Não se preocupe em ter ótimas ideias, concentre-se na execução;
  • Mantenha sempre o foco;
  • Contrate pessoas mais talentosas que você para delegar as tarefas;
  • Afaste-se de influências negativas e de pessoas que estão te tirando do curso determinado;
  • Lidere e não seja liderado. Ser dono é o que importa, por isso mantenha a posse da maior parte do seu negócio.
  • Não tenha medo de nada e nem de ninguém.

 

Gostou dessa análise?

 

A jornada para o enriquecimento só depende de um fator: você! E para que trilhe este caminho com mais sabedoria, que tal levar esse guia consigo? “Fique Rico! Você Pode” está disponível para compra na loja da Amazon. Adquira já!

Não esqueça de deixar o seu feedback nos comentários. A sua opinião é o nosso guia para oferecer os melhores conteúdos para você!

 

                   

 

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.