Você já se pegou na dúvida sobre o que fazer com seu salário? Invisto em negócios, ações e imóveis ou então compro um carro novo, celular recém-lançado e roupas novas? Muitas pessoas se pegam nesses pensamentos e apresentam sérias dificuldades de gerenciar e refletir sobre as finanças pessoais.

A principal diferença entre elas está na educação financeira, pois o certo é investir em ativos e não em passivos, fazendo com que o dinheiro trabalhe para você!

Esse é um conceito que não é difundido nos sistemas escolares, e existe apenas um caminho para isso, você correr atrás do conhecimento sobre finanças.

Não importa o seu grau de formação, fique sabendo que, para acumular grandes fortunas, só é necessário ter inteligência financeira.

E é exatamente isso que vamos te mostrar neste PocketBook, trazendo os conselhos para cada etapa, em busca de se tornar financeiramente independente e rico.

 

Sobre a obra

 

“Pai Rico, Pai Pobre” (1997), do original em inglês “Rich Dad Poor Dad”, escrito por Robert Kiyosaki, fornece as diretrizes para se obter conhecimento e habilidades sobre gestão financeira, além de mostrar a importância de um mindset ambicioso para conseguir atingir seus objetivos.

O conteúdo é baseado na história de um menino que possuía um pai rico e outro pobre. Com isso, o autor nos conta como ele equilibrou os ensinamentos de ambos para se desenvolver e construir todo seu conhecimento e riqueza.

Este livro, um dos mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de fazermos um planejamento financeiro. 

Aliás, se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa conta com 322 páginas e está disponível para compra no link:

 

 

Sobre o autor

 

Robert Kiyosaki é investidor, escritor, economista e empresário. Conhecido principalmente por suas obras, ele já publicou mais de 20 livros, e o mais famoso é esse que estamos analisando hoje, “Pai Rico, Pai Pobre”, que vendeu mais de 26 milhões de cópias em todo o mundo.

Ele e sua esposa são fundadores da Rich Dad, uma empresa de educação financeira, além de serem criadores de um jogo sobre conceitos financeiros e de negócios, chamado Cashflow.

 

Esse livro é indicado para quem?

 

Esse é um dos livros da categoria “leitura obrigatória” para a maioria das pessoas. Ele apresenta diversos conceitos indispensáveis para gestão financeira, como: entender o funcionamento do dinheiro, mudança de seu mindset financeiro e educar seus filhos de forma consciente.

Além disso, é indicado para os interessados em aprender como os ricos ficam ricos e como alcançar a tão sonhada independência financeira.

 

Ideias principais do livro

 

  • Os ricos fazem com que o dinheiro trabalhe para eles;
  • A educação financeira é indispensável;
  • Sua profissão é totalmente diferente de seu negócio;
  • O trabalho não pode objetivar o dinheiro, o principal foco tem que ser o aprendizado e desenvolvimento;
  • Um ativo é tudo aquilo que gera renda, e o passivo é o inverso, ou seja, constitui em gastos;
  • Aja como pessoa jurídica;
  • Desenvolva conhecimento financeiro em seus filhos(as).

 

Agora vamos ao conteúdo!

 

Overview: “Corrida de ratos”

 

Se fosse para definir uma “corrida de ratos”, como você a definiria?

Bom, vou tentar explicar para você de forma resumida no que ela consiste. No mundo atual, temos aquela pessoa que tira boas notas, entra na faculdade, compra uma casa, um ótimo carro e assim por diante. Mas você acha mesmo que uma pessoa assim tem o espírito de riqueza?

A resposta é não! Bom, ela até pode evitar a pobreza, mas não conseguirá se enriquecer. Pois em todas as etapas de aprendizagem dela, ela não obteve educação financeira, ela apenas seguiu o padrão criado pela sociedade. 


 

Essa pessoa simplesmente recebe seu salário, gasta tudo em bens como carros, casa, celulares, paga cartão de crédito, até ficar endividada. E à medida que ganha mais, as contas e os gastos só vão aumentando.

Nesse momento é que o autor apresenta o principal propósito do livro: fazer você quebrar de vez esse ciclo vicioso e adotar uma nova mentalidade. 

Para que você saia vitorioso da “corrida de ratos”, a principal saída é por meio da educação financeira. Mas em que devo focar? Como vou fazer?

Calma, o autor indica que seu conhecimento deve girar em torno de quatro habilidades: 

 

  • Entender os números;
  • Mercado;
  • Leis;
  • Estratégias de investimentos.

 

Além disso, é ideal que você busque novas fontes de ensino, como as grandes lições de livros, blogs, escolher um mentor e/ou qualquer outra fonte extra que traga verdadeiros ensinamentos financeiros necessários. É importante ressaltar que esse conhecimento e a atualização do mesmo deve ser constante.

 

Overview: Dois lados

 

O autor, Kiyosaki, teve dois pais. Um era seu pai biológico (pai pobre), que era um funcionário do governo e vivia falando para o filho que ele deveria estudar para conseguir um bom emprego. Já seu outro pai, na verdade, era o pai de seu amigo (pai rico) que não tinha nem estudo.

O pai rico nunca tinha terminado o ensino médio, mas mesmo assim se tornou um dos homens mais ricos do Hawaii. Já o pai pobre tinha especialização e vários diplomas, mas acabou deixando grandes dívidas quando faleceu.

E o que ambos tinham em comum?

Eles sabiam da importância dos estudos, mas eram distinguidos pelo foco no conhecimento financeiro.

Dessa forma, fica claro o que o autor pretende transmitir: “os ricos não trabalham pelo dinheiro, pois os ricos trabalham para aprender”. 

Logo, somos inseridos em dois conceitos-chave do livro: ativos e passivos.

 

Overview: Ativos e Passivos

 

Segundo Robert, para que você fique rico, existe um caminho de que não se tem como fugir: é a busca pelo conhecimento financeiro. E se isso não for repassado por seus pais, você mesmo tem de correr atrás dessa capacitação, pois os sistemas de ensino atual não entregam esse conhecimento.

Assim, um dos principais conceitos financeiros abordados no livro são os ativos e passivos.

De maneira resumida, podemos entender que um ativo é tudo aquilo que gera renda, e o passivo é o inverso, ou seja, constitui em gastos. Agora vamos conhecê-los mais a fundo!

A grande diferença entre ricos e pobres está onde investem seu dinheiro; enquanto os ricos possuem conhecimento financeiro e investem em ativos, os pobres continuam a comprar passivos acreditando que sejam ativos e, assim, perdendo todo o controle financeiro.

Vamos tentar exemplificar. Quando você compra um carro, ele pode ser considerado como um ativo?

Na verdade, não, pois com o tempo ele se desvaloriza, tem taxas anuais, manutenção, combustível e por aí vai, ou seja, você mais gasta do que ganha. Portanto, é um passivo!

Então uma casa também pode ser considerada como um passivo, certo?

Bom, aí temos duas perspectivas. Se a sua casa é a sua própria moradia, ela acaba sendo um passivo, pois gera despesas. Agora, caso você a alugue, ela se torna um ativo, pois passa a gerar dinheiro.

 

Overview: Seu negócio

 

Atualmente, está muito difícil buscar segurança em seus negócios, pois hoje é necessário entregar mais do que seu líder combina com você. Por isso, o autor diz que é necessário possuir o espírito de empreendedores e investidores.

Dessa forma, é necessário que fique claro que a sua profissão é aquilo a que você se destina semanalmente, durante as 40 horas, mas ela acaba te fornecendo apenas o necessário para pagar suas contas. Se você realmente deseja algo mais, é fundamental focar em seu negócio.

O seu negócio é o que vai te fazer ficar rico, ele vai ser onde você investe tempo e dinheiro a fim de aumentar seus ativos.

O autor cita o exemplo do McDonald’s: o negócio em que eles atuam é do ramo imobiliário. Mas como assim?

Na verdade, o McDonald’s vende as franquias para que o franqueado construa sua loja.

 

Overview: História dos impostos

 

O autor sugere que o gerenciamento de seus ativos e passivos seja feito por meio de sociedades anônimas. 

Pois isso altera a ordem como você investe seu dinheiro. Vamos entender melhor: quando você é empregado, você primeiramente ganha o dinheiro, depois pagam os impostos e só por último gasta. 

Já como sociedade anônima isso muda um pouco, você ganha o dinheiro, gasta e só depois paga os impostos.

Dessa forma, isso garante que os impostos sejam diminuídos por conta dos valores gastos. Ou seja, você age como pessoa jurídica e não física, fazendo com que as taxas sejam menores.

 

Overview: Ensine seus filhos

 

Como tem sido a relação financeira com seu filho(a)? Tem dado mesadas a eles e celulares de última geração?

Olha, é melhor que você comece desde já com os conceitos de educação financeira com eles, para que não passem por dificuldades futuras e tenham uma boa estabilidade financeira. Afinal, são raros os pais que ensinam seus filhos a investir e gerenciar o dinheiro. Na maioria dos casos não é porque não querem, mas é porque não detêm o conhecimento. 

Você acredita que não tem todo esse conhecimento para repassar a eles também?

Então vamos logo aprender sobre. Vamos te apresentar as principais características dos pais ricos; são elas:

 

  • Estimular o empreendedorismo;
  • Fazer o dinheiro trabalhar ao seu favor;
  • Assumir riscos;
  • Buscar a independência financeira e ir em busca do que mais deseja;
  • Ter um serviço que aumente seus ensinamentos sobre o dinheiro;
  • Ter reciprocidade.

 

Se você já possui alguma dessas características, ótimo, vamos intensificar ainda mais. Mas caso não tenha ainda, você já sabe onde focar e os bons exemplos que deve dar aos filhos.

 

Overview: Atitudes que impedem de ser ricos

 

Se você se considera uma pessoa que não está feliz no trabalho e gasta todo dinheiro que ganha, provavelmente você está entre as pessoas “pobres”, nem que seja pelo lado emocional.

Até entendemos o seu ponto de vista, e o autor acredita que isso é consequência de duas razões: medo e a ganância. Essas acabam sendo barreiras comuns na trajetória de quem deseja ir progredindo e obter maior conhecimento financeiro. 

Enquanto as pessoas “pobres” ficam imersas nessas duas características, as pessoas “ricas” demonstram atitudes diferentes, elas buscam oportunidades a todo momento, tem pensamento de empreendedor e buscam novas formas e atitudes que fazem o dinheiro trabalhar para si.

Antes de mais nada, é bom te dizer que as pessoas ricas já perderam dinheiro, e, em alguns casos, muito dinheiro mesmo. Mas elas consideram isso apenas como uma etapa de aprendizado.

Para que você consiga sair desse labirinto, é necessário focar em sua mente e não no seu dinheiro. Dessa forma, temos de tornar a nossa mente o nosso maior ativo e fazer com que ela tome decisões estratégicas voltadas para abertura de novas portas e geração de oportunidades. 

Veja as dicas do autor para que você altere seu mindset para a riqueza:

 

  • Comece cedo e faça o planejamento de tudo;
  • Entenda o real valor e tudo o que você ganha quando realiza um investimento;
  • Avalie e elimine as barreiras de um possível investimento.

 

Overview: Não devemos trabalhar para ganhar dinheiro, mas sim para aprender novas habilidades

 

Em muito dos casos, existe uma pequena diferença entre um negócio bem-sucedido e um mediano. Essa diferença, na maioria das vezes, é dada pela desproporção entre as habilidades.

Logo, as principais habilidades são:

 

  • Comunicação;
  • Gestão de pessoas;
  • Negociação;
  • Marketing.

 

Essas habilidades vão fazer com que você propague seu produto/negócio a mais pessoas e elas comprem a ideia. Portanto, vá em busca dessas competências.

 

O que outros autores dizem a respeito?

 

Em “Inabalável”, Tony Robbins dá um conselho valioso: se você não tiver cuidado, os impostos podem eliminar facilmente 30% ou mais de seus retornos sobre os investimentos. Por isso, é importante prestar atenção somente no montante líquido que você, de fato, vai conseguir manter. 

Todos os bilionários que o autor conheceu têm uma característica em comum: eles e seus consultores são realmente inteligentes nesse tema dos impostos. 

Segundo a autora Lynda Gratton, do livro “The 100 Year Life”, é necessário planejamento financeiro a longo prazo, com a crença em suas habilidades e autocontrole para um plano de poupança e investimento.

Napoleon Hill, em “Quem Pensa Enriquece”, relata uma característica comum entre os entrevistados de sucesso: eles são capazes de tomar decisões de forma rápida, e ficam confiantes com essa decisão.

 

Certo, mas como posso aplicar isso à minha vida?

 

O conteúdo do livro nos desperta para o alcance da independência financeira, no entanto, esse desejo só pode ser alcançado se você começar a se mexer, e o mais importante, que comece hoje!

Nesta etapa, lembre-se de que o network pode ser muito valioso para ajudar na sua caminhada pelo conhecimento financeiro e pelo mercado que você deseja participar com o seu negócio. Converse com especialistas no assunto e aprenda cada vez mais.

É importante também que você mantenha o controle de suas finanças pessoais, com informações e detalhes sobre suas receitas e despesas, além da listagem de todos os seus ativos e passivos. 

Lembre-se de investir em ativos e mais ativos, afinal, essa é a alma dos ricos, e não um alto salário. Por fim, vamos recapitular alguns insights práticos do livro; são eles:

 

  • Encontre o verdadeiro motivo pelo qual você deseja se tornar rico;
  • Defina como você quer utilizar o seu dinheiro de forma bem detalhada;
  • Encontre a sua fonte inspiradora, algum bem que deseja ou pessoas de sucesso;
  • Pague a si mesmo primeiro;
  • Tenha cautela em selecionar os amigos, priorize aqueles com sentimentos positivos e que tenham atitudes exemplares;
  • Tenha amizades que agreguem valor e lições financeiras;
  • Você deve se ajustar frequentemente às alterações do sistema;
  • Tenha bons mentores ao seu lado, contrate pessoas que já chegaram onde você deseja chegar!
  • Procure fontes para se capacitar nos meios financeiros;
  • Tenha pensamento positivo, crie e invista em grandes oportunidades.

 

Gostou dessa análise?

 

Chegamos ao fim deste PocketBook. O que você achou?

Deixe o seu comentário! O seu feedback é fundamental para a nossa melhoria contínua. Além disso, você pode aproveitar para adquirir essa obra completa agora mesmo; basta clicar em uma das imagens abaixo:

 

               

 

Finalmente você terá a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 
Nota:
O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).
Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A Voitto respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.
Este conteúdo é de propriedade exclusiva da Voitto e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.