Luiza Trajano? Who?
Magazine Luiza: um império varejista
3 coisas para aprender com Luiza Trajano
Conheça mais histórias de negócios de sucesso!
Vem estudar!

Conheça a jornada de Luiza Trajano!

Quer entender como Luiza Trajano se tornou referência de inovação, diversidade e liderança no Brasil? Continue lendo e descubra!

Milenna Sara
Por: Milenna Sara
Conheça a jornada de Luiza Trajano!

Na frase “lugar de mulher é liderando” o sujeito pode ser, definitivamente, Luiza Helena Trajano. A Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, conseguiu transformar a grande varejista em referência de inovação e diversidade no Brasil.

A relevância de Luiza é mundial. Em 2021, a empresária entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo no ano da revista norte-americana Time. O perfil de Luiza, onde se narra sua jornada, foi escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O Magazine Luiza, empresa na qual Luiza Trajano é dona, tem mais de 20 mil funcionários e mais de 1000 lojas espalhadas pelo país! Quer saber como se deu a ascensão desse império do varejo sob a liderança de Luiza? Continue lendo e descubra!

  • Luiza Trajano? Who?  
  • Magazine Luiza: o império varejista brasileiro
  • 3 coisas para aprender com Luiza Trajano
  • Conheça mais histórias de negócios de sucesso! 

Luiza Trajano? Who?

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues nasceu em 9 de outubro de 1948 na cidade de Franca, no interior de São Paulo e desde então, passou a compartilhar o nome e a veia empreendedora com a tia, Luiza Helena, primeira dona da empresa que viria a ser uma das maiores varejistas do país, o Magazine Luiza.

Luiza começou a trabalhar na empresa aos 12 anos, durante as férias escolares. Aos 18, se tornou vendedora e, enquanto cursava direito na Faculdade de Direito de Franca, passou a ser encarregada, depois superintendente até, aos seus 40 anos, liderar a empresa.

A empresária e advogada costuma dizer que “a confiança e a criatividade caminham juntas", por isso, assim que assumiu o comando do Magazine Luiza, começou a implementar suas ideias inovadoras.

Em 1999, criou a 1ª loja virtual do país que, hoje, duas décadas depois, é um dos principais representantes do e-commerce brasileiro.

Luiza Helena levou o Magazine Luiza ao topo e não parou por aí. A advogada participa de projetos sociais e lidera o grupo Mulheres do Brasil, que foi criado por 50 mulheres que são destaques brasileiros.

Juntas, criam iniciativas, desde 2012, pela redução da desigualdade de gênero no Brasil, visando um país melhor para todos.

Para entender as ações que a Luiza tomou para tornar o Magazine Luiza nesse império do varejo, segue a leitura!

Magazine Luiza: um império varejista 

Saber vender e mandar muito bem no marketing está no DNA da família Trajano. Luiza Helena, tia da atual Luiza que hoje admiramos, criou até um concurso de rádio para a escolha do nome da empresa que se tornou o Magazine Luiza. Relação com o consumidor é tudo, não é?

Inovação é sinônimo do empreendimento. Além de ser pioneira no e-commerce, quando ainda nem se usava esse termo, Luiza resolveu, em 2010, criar um evento onde as lojas do Magazine abririam às 5 da manhã.

Muitos questionaram se daria realmente certo - inclusive ela -, mas o resultado foi assombroso: pessoas madrugando na porta da loja e mais de 100 milhões de reais vendidos.

Liderando a empresa, Luiza conseguiu enxergar o íntimo dos seus funcionários, e apostou numa cultura pautada em transparência e pertencimento. O resultado foi ver o  Magazine, desde 1998, sendo considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pela Great Place To Work.

E não para por aí: Luiza enxergou sua visibilidade e sucesso como uma oportunidade de ser agente de mudança no país. Além de ser conselheira do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, a empresária quis fazer transformações sociais importantes dentro do Magazine.

Uma das ações foi a criação de um processo seletivo de trainees exclusivo para negros que, por sua vez, levantou vários debates sociais, principalmente a respeito do racismo estrutural e como as empresas brasileiras têm lidado com questões raciais e de diversidade e inclusão.

Luiza preparou seu filho, Frederico Trajano, atual CEO do Magazine Luiza, para liderar a empresa. Desde 2016 ele tem mostrado que o DNA Trajano é, definitivamente, empreendedor. Em 23 meses de gestão, Frederico conseguiu uma grande façanha: multiplicou o valor de mercado da empresa por 30!

Frederico também foi o responsável pelo lançamento da Lu, a influenciadora digital do Magazine Luiza que já acumula mais de 5 milhões de seguidores no Instagram.

Percebeu que os resultados só existem quando há uma liderança baseada na ação? Sim, não é? Portanto dê o primeiro passo e baixe o nosso eBook 5 Práticas Exemplares de Liderança e veja a diferença na sua vida e no seu negócio!

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!

Melhor que apenas ler sobre a história de sucesso da Luiza Trajano é aprender de forma prática com a empresária! Então segue o fio:

3 coisas para aprender com Luiza Trajano 

Seja responsável socialmente

Que a Luiza Trajano apoia causas sociais importantes você já sabe. Mas você sabia que, dentro do Magazine Luiza, existe um canal para captação de relatos de violência contra a mulher? Pois é! Ele é chamado de “Canal da Mulher” é completamente sigiloso e confidencial.

Ele foi criado após a perda de uma funcionária da empresa e auxilia financeiramente nos casos necessitados, além de buscar facilitar e melhorar a vida da vítima,  oferecendo, assim, suporte para mantê-la distante do agressor.

Não se chega muito longe sozinho. A sua equipe precisa de um ambiente seguro para atuar. Portanto, traga as causas sociais que você já apoia na vida para o seu negócio! A busca por um Brasil melhor é diária e extremamente necessária.

Escute sua equipe

Feedback é o segredo. Logo, ouça aqueles que estão, diariamente, atuando na sua empresa! No Magazine Luiza, quinzenalmente ocorre o “Sync”, um encontro onde os colaboradores agregam sugestões de melhorias para o negócio, sejam elas técnicas ou não.

Faça! 

Sem ação, nada acontece. Parece óbvio, não é? Mas quantas vezes você não esperou o momento ideal para dar o start em um projeto? É difícil dizer: mas o instante perfeito não existe. Luiza teve diversas dúvidas sobre algumas das suas ações, mas acreditou nelas e deu continuidade. O resultado vocês já sabem: sucesso!

Conheça mais histórias de negócios de sucesso! 

Que o Magazine Luiza é um império varejista brasileiro você já sabe. Mas existem mais alguns grandes negócios do Brasil - que você provavelmente já conhece, mas não sabe a história. Então,  partiu dar uma olhada e colher insights desses empresários e empresas de sucesso?

O Magazine Luiza usa de metodologias ágeis para otimizar seus projetos, beneficiar a empresa e os seus clientes! E você, quer fazer entregas rápidas, com foco nas exigências do cliente e de forma adaptável? Use a metodologia Scrum e veja o seu desenvolvimento profissional atingir outros patamares!

Vem estudar! 

Vivemos um mundo marcado pelas mudanças constantes, com novas tecnologias e novos modelos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Logo, para lidar com tudo isso, é preciso ser adaptável e ágil, características que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pesando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN que te tornará o potencializador da implementação e execução do Ágil! Ou seja, com o intuito de te qualificar, separamos questões comentadas, simulados e experiências do consultor que ajudarão no seu aprendizado das práticas deste framework!

Se você deseja estar preparado para o exame de certificação, inscreva-se agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum Master EXIN

Milenna Sara

Milenna Sara

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe - campus São Cristóvão, atuou por dois anos com Negócios para o Consumidor e liderança de times de Social Media na AIESEC. Atuou em criação de projetos de branding e rebranding, além de possuir certificação em Branding, Copywriting, Produção e Marketing de Conteúdo. Acredita que a busca pela liberdade e o protagonismo são os motores de uma carreira de sucesso!

[ebook] 50 Engenheiros para seguir em 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

50 Engenheiros Para Seguir Em 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.