O que é a SmartHint?
Por que a Magazine Luiza comprou a SmartHint?
E você, quer desenvolver as suas habilidades de gestão?

O superapp da Magazine Luiza comprou a SmartHint e pretende crescer ainda mais

Como uma de suas aquisições, Magazine Luiza comprou a SmartHint, startup de inteligência artificial. Entenda qual foi a motivação da compra.

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
O superapp da Magazine Luiza comprou a SmartHint e pretende crescer ainda mais

Recentemente, foi anunciada a notícia de que a Magazine Luiza comprou a SmartHint, uma startup que trabalha com inteligência artificial. Mas você sabe quais os motivos que colaboraram para essa decisão?

Se ficou curioso para descobrir, continue lendo esse artigo para ver mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é a SmartHint?
  • Por que a Magazine Luiza comprou a Smarthint?

O que é a SmartHint?

A SmartHint é uma empresa que trabalha com sistemas de recomendações aos usuários de e-commerces. Utilizando a inteligência artificial, ela oferece as seguintes ferramentas:

  • Busca inteligente: consiste em agregar diversas funcionalidades para garantir a assertividade da busca feita pelo usuário, como busca por voz e por cor, busca comportamental, similaridade fonética e com alta velocidade;
  • Vitrines de recomendação: são os famosos “recomendados para você” ou “o que as outras pessoas estão vendo”, que são produtos indicados para o seu perfil com base na sua navegação pelo e-commerce;
  • Pop-ups de retenção: são utilizados para evitar o abandono de carrinhos, que é muito comum em plataformas de compra online. Para isso, são lançados na tela banners do tipo “Não vá embora, temos um cupom de desconto para você” e entre outros.

Essas são formas de personalizar a experiência do usuário em uma plataforma e garantir a satisfação com a experiência de compra.

Utilizando essas ferramentas, é possível persuadir o cliente a comprar o produto que ele buscava e, possivelmente, até outros que ele não estava pretendendo comprar, mas achou as recomendações interessantes.

Agora que você já entendeu o que a empresa faz, ficou mais fácil entender os motivos do porquê a Magazine Luiza comprou a SmartHint, não é mesmo? Mas vamos conferir melhor quais são os motivos a seguir!

Por que a Magazine Luiza comprou a SmartHint?

Por ser uma startup de apenas 40 funcionários, o anúncio de que a Magazine Luiza comprou a SmarHint pode ter causado surpresa para algumas pessoas. Afinal, por que a Magalu comprou essa empresa?

Separamos 5 motivos para que você entenda melhor essa decisão. Confira agora!

Foco em inteligência artificial

Um dos principais motivos que a Magazine Luiza comprou a SmartHint foi por conta da inteligência artificial.

Essa tecnologia já está presente em vários aspectos no mundo de hoje. Seja no reconhecimento facial dos smartphones, nas redes sociais, nas plataformas de streaming, tudo está relacionado com a internet das coisas.

A Magazine Luiza é uma empresa que já tem um foco grande na inteligência artificial e entende a importância disso para um negócio digital. A famosa Lu do Magalu também é fruto dessa tecnologia que faz muito sucesso.

Por esse motivo, a gigante decidiu investir na compra da startup para melhorar ainda mais esses processos digitais, tanto relacionados com o processo de compra, quanto com relação à divulgação do aplicativo de vendas.

Melhoria da experiência do usuário

A Magazine Luiza comprou a SmartHint com o foco principal na melhoria da experiência do usuário.

Quando se fala em experiência do usuário, diversos aspectos estão envolvidos, como o design e a interface de um aplicativo, as formas de busca do usuário e a resposta a essa pesquisa, a avaliação de erros e bugs, entre outras características.

É certo que se um aplicativo é de fácil navegação, possui um serviço de compra otimizado, é visualmente agradável ao usuário e possui um bom serviço de atendimento ao cliente, a satisfação do mesmo será alcançada de forma mais fácil.

Por isso, é de extrema importância que o serviço da experiência do usuário esteja em constante atualização em busca de melhorias para o consumidor, pois isso aumentará as chances de fidelização do cliente.

Otimização dos mecanismos de busca

A otimização dos mecanismos de busca é popularmente conhecida como SEO (Search Engine Optimization), uma prática do marketing digital.

Para buscas na web, existem várias práticas de rankeamento de sites e blogs, como a qualidade e o tamanho do conteúdo, escaneabilidade, linkbuilding, relevância do site e do tema abordado, entre outros.

No caso dos aplicativos de venda essa prática também é de extrema importância. O anunciante deve estar atento à qual etapa da jornada de compra o seu produto ou anúncio se refere, qual é o público-alvo e como estão as avaliações dos produtos.

Para a Magazine Luiza, essa otimização também é muito importante, porque com o sistema de buscas otimizado será muito mais fácil apresentar o produto específico que o consumidor está procurando, aumentando muito as chances de venda.

Consolidação como SuperApp 

Outro motivo muito interessante que explica por que a Magazine Luiza comprou a SmartHint é o foco em se consolidar como um super aplicativo, fortalecendo o mercado de varejo.

Um superApp é um aplicativo que reúne vários tipos de produtos em um só lugar, oferecendo possibilidade de comprar desde eletrodomésticos ou vestuário, até mesmo compras de mercado.

Por isso, a Magalu quer desenvolver ainda mais o seu super aplicativo, fazendo com que o cliente encontre de tudo em um mesmo lugar.

Aumento das vendas

Certamente, o aumento das vendas é o principal motivo que explica por que a Magazine Luiza comprou a SmartHint. A consequência dos outros 4 motivos citados anteriormente é fazer com que os consumidores comprem ainda mais.

Por isso, a Magalu está investindo tanto na compra de outras empresas para ampliar ainda mais o seu portfólio de produtos e conseguir abranger um público ainda maior de clientes.

E você, quer desenvolver as suas habilidades de gestão?

Para alcançar esses resultados e ser uma empresa de sucesso, a Magazine Luiza precisou investir em uma gestão ágil e eficiente.

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos de MS Project para Gerenciamento de Projetos - Inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Ms Project Para Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.