Temos uma dica de ouro para você!
Afinal, o que preciso saber sobre o mapa de raciocínio Seis Sigma?
Quer saber mais sobre o Lean Seis Sigma?

O que é Mapa de raciocínio Seis Sigma?

Descubra o que é o mapa de raciocínio e veja os 3 principais benefícios que você terá ao utilizá-lo dentro da metodologia seis sigma.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Mapa de raciocínio Seis Sigma?

Já percebeu que na maioria das vezes para conseguir organizar uma ideia você precisa colocar ela no papel? Na sua mente parece tudo claro, mas ao tentar elaborar uma cronologia, você se perde se não tiver as informações anotadas em algum lugar.

Essa é justamente a ideia do mapa de raciocínio! Ele é um documento dinâmico onde você vai estruturar todas as ideias do seu projeto, sendo de extrema importância para garantir o engajamento de toda a equipe em busca dos melhores resultados possíveis!

Nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como utilizar essa ferramenta incrível durante a aplicação da metodologia Lean Seis Sigma!

Temos uma dica de ouro para você!

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Afinal, o que preciso saber sobre o mapa de raciocínio Seis Sigma?

A ideia principal dessa linha de raciocínio é nortear o decorrer do processo, de forma que qualquer pessoa possa ler e entender qual foi o projeto, quais foram os resultados e também as melhorias alcançadas.

Vamos ver então os 3 principais benefícios de seguir essa linha de raciocínio!

1. Documentação mais adequada das informações do projeto

Ao fazer o mapa de raciocínio, você coloca todas as informações do seu projeto no papel. Isso permite que sejam abordados de forma mais precisa os detalhes e garante que todos os dados serão colocados em pauta.

Ao documentar de forma adequada essas informações, conseguimos também listar todas as ferramentas que poderemos usar na execução desse projeto, sejam elas qualitativas ou quantitativas.

Isso torna possível que o problema seja atacado de forma mais precisa, mais eficiente. Afinal, ao ter todas as ferramentas listadas conseguimos facilmente identificar qual a melhor para determinado problema!

2. Exige que o Green Belt ou o Black Belt desenvolva o modelo mental correto na condução do projeto Lean Seis Sigma

Ao seguir o prescrito no mapa de raciocínio, o responsável pelo projeto será impelido a usar o método DMAIC, que é o modelo mental base na metodologia Lean Seis Sigma.

Cada etapa do método DMAIC vai estar devidamente documentada, afinal, o preenchimento do mapa de raciocínio deve ser feito ao mesmo tempo em que o projeto vai sendo conduzido.

ATENÇÃO: Essa é uma questão de extrema importância! De maneira alguma você deve deixar para preencher sua documentação ao final do projeto. Esse é um erro que pode custar muito caro, afinal, provavelmente você não se lembrará de tudo que aconteceu no decorrer de cada uma das etapas.

E por falar nas fases do método DMAIC, vamos analisar cada uma delas dentro desse mapa?


A etapa de definição


Nesse momento é onde você vai preencher algumas informações como:

  • Nome da empresa;
  • Onde ela atua;
  • Qual a equipe de projeto;
  • Descrição do problema.

Como podemos ver no seguinte exemplo:

etapa definição


Podemos perceber claramente as informações que acabamos de falar sendo detalhadas no documento. Não fica muito mais fácil você assimilar as ideias quando elas estão bem documentadas?

Observando o problema, notamos que há um atraso no pagamento de notas fiscais, gerando multas e juros. Portanto, é preciso estabelecer uma meta, um objetivo que você irá trabalhar para alcançar.

definição


Agora que temos a meta estabelecida através da avaliação histórica do problema e a lacuna de performance, você precisa também estabelecer um cronograma do projeto.

Ao estipular datas, você gera na sua equipe de projeto o engajamento necessário e o compromisso de entregar os resultados desejados, garantindo que não vai haver complicações que podem se transformar numa bola de neve.


Medir, Analisar, Melhorar e Controlar


Seguindo adiante com o mapa de raciocínio temos a etapa de medição. Nela vão ser coletadas uma séria de informações a respeito do seu processo que também serão documentadas.

Portanto, você vai passar pela etapa de Medição, Análise, Melhoria e Controle utilizando o mesmo raciocínio que usamos na etapa de definição. Ou seja, no mapa de raciocínio você irá seguir o método DMAIC documentando todas as informações necessárias, assim como o início e o fim de cada etapa.

3. Constrói a base de apresentação do projeto

Esse é um benefício fundamental de utilizar o mapa de raciocínio dentro da metodologia Seis Sigma!

Ao ir documentando as informações no decorrer do processo, você constrói uma base sólida e confiável para quando for apresentar o projeto dentro da empresa. Todos os dados, o cronograma, as análises, as ferramentas, tudo estará organizado, permitindo uma apresentação clara e precisa!

Quer saber mais sobre o Lean Seis Sigma?

Agora que você conhece o mapa de raciocínio Seis Sigma, que tal aprender mais sobre essa metodologia?

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.