Marketing one to one está no dia a dia de todos nós e nem percebemos sua aplicação, isso porque, o conceito de ser bem atendido e oferecer um bom relacionamento com os clientes é algo indispensável.

Certeza que você, assim como eu, sempre que é bem atendido faz algum comentário do tipo: "nossa aquela loja tem um atendimento excelente" ou "fui muito bem atendido(a) por aquela empresa".

Pensando no ambiente digital temos os brindes. Não tem nada melhor que fazer uma compra pela internet e ao abrir o pacote, você ter a sensação de que a empresa pensou em você e te enviou algo como um brinde. Isso nos passa um sentimento de carinho, não é mesmo?

É com esse pensamento que funciona o marketing one to one, oferecendo um atendimento especializado e com atenção exclusiva nos clientes. Pensando nisso, nesse artigo, vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre marketing one to one, confira os tópicos:

  • O que é o marketing one to one?

  • Tipos de marketing one to one;

  • Vantagens do marketing one to one;

  • 3 passos para aplicar o marketing one to one;

  • Case de sucesso.

E aí, está preparado(a) para entender como obter um relacionamento personalizado aplicando as estratégias do marketing one to one? Vamos começar então!

 

O que é o marketing one to one?

 

Marketing one to one é uma estratégia comercial para oferecer algo de forma específica para um cliente. Esse alcance especializado com seu cliente, basicamente, é uma forma de se comunicar individualmente com cada usuário.

Os princípios do marketing one to one são diferentes em relação ao marketing tradicional, visto que o termo one to one, que significa um a um, é baseado em usuários individuais e o tradicional é uma persona ou público alvo.

Para dar início de como funciona a estratégia do marketing one to one, existem dois métodos e a escolha deles vai depender de qual a impressão que a empresa quer passar.

 

Tipos de marketing one to one 

 

Na hora de utilizar o marketing, é sempre bom analisar quais os métodos e quais são os seus objetivos para aplicar as técnicas que sejam de acordo com os objetivos do seu negócio.

O marketing one to one pode ser aplicado com dois focos: na personalização e na customização.

 

Marketing one to one de personalização

Para utilizar a modalidade de marketing one to one de personalização, é preciso que a empresa faça uma busca para compreender as preferências de cada cliente.

É por meio desses dados que a equipe de marketing traçará um plano para a personalização do serviço ou produto e, assim, oferece para cada consumidor de acordo com as informações.

 

Marketing one to one de customização

A técnica de customização não é algo a ser oferecido pensando naquele usuário, mas sim, na forma de disponibilizar para o cliente a opção de escolher de acordo com as suas preferências.

 

Vantagens do marketing one to one

 

Atualmente existem várias estratégias como: marketing tradicional, marketing digital, marketing de relacionamento, geomarketing, endomarketing, entre outros.

Mas para você escolher quais são as que agregam valor na sua empresa, é preciso saber quais os benefícios que cada uma oferece. Com isso vamos falar sobre as vantagens do marketing cara a cara.

 

Segmentação do público

Como o foco do marketing one to one é selecionar o público específico e executar uma estratégia para esse usuário, é muito importante utilizar dos seus recursos de busca da maneira certa.

Por isso, utilizando do marketing cara a cara será possível segmentar o seu público e, assim, você terá conhecimento sobre quais os tipos de clientes que você possui.

Mas esteja preparado para tudo, pois é fazendo isso que você terá conhecimento de quais clientes estão satisfeitos ou não. É assim que vem o crescimento, é enxergar as críticas de forma positiva e procurar a melhoria contínua.

 

Redução de custos com marketing em geral

Esse contato com o cliente cara a cara favorece a empresa a conhecer melhor as dores do seu cliente e facilita a comunicação com os mesmos.

Pensando em redução de custos, temos um Kit de Planilhas de Marketing e Vendas que vai te ajudar a aplicar algumas estratégias.

Nesse kit contém  7 planilhas para controle e comunicação com clientes, indicadores de marketing digital, e-mail marketing, pesquisa de mercado e de satisfação e para registro de reclamações.

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E aí, fez o download? Bom demais! Agora é a parte mais importante: como aplicar o marketing one to one. Tenho certeza que esse kit de planilhas vai te auxiliar.

 

3 passos para aplicar o marketing one to one

 

Para aplicar o marketing cara a cara, seja o tipo personalização ou customização, existem 3 passos para que você percorra e, assim, tenho certeza que vai ter sucesso nas suas estratégias.

 

1. Atributos

 

O primeiro passo é o atributo, é com ele que você vai identificar o comportamento e a jornada do seu cliente e descobrir qual o objetivo de cada um dos seus clientes.

 

2. Coleta

 

O segundo passo é a coleta dos atributos, e para extrair essas informações existem vários meios, alguns são:

Essas ferramentas são bancos de dados valiosos para seu negócio, com elas é possível segmentar o seu público.

 

3. Interface

 

O terceiro passo é a apresentação da solução para as queixas dos clientes ou melhoria do serviço. O mais importante agora é a forma que você vai anunciar para seu cliente, tem que ser de forma direcionada de acordo com os dois primeiros passos.

 

Cases de sucesso

 

Amazon

A Amazon utiliza o marketing one to one e consegue dispor de um sistema eletrônico que utiliza a suas buscas e histórico de compras para que ofereça os produtos ideais para você.

Nos Estados Unidos e em outros países, a empresa utiliza da ferramenta Amazon Dash Wand que, juntamente com a Alexa, consegue realizar as compras e ter o controle de estoque dos seus suprimentos. Muito legal não é mesmo?

 

Dell

A Dell também aplica as estratégias de marketing one to one, mas de uma forma diferente. Além do produto no seu e-commerce ser oferecido mais barato, também utilizam a técnica upsell e cross-sell.

A estratégia cross-sell é a venda cruzada, que se baseia no oferecendo produtos para serem adicionados na sua compra que vão, de alguma maneira, agregar valor.

Já o upsell se baseia no oferecimento de uma personalização do seu produto. No caso da Dell, ela possui o sistema que você pode escolher as peças separadamente do seu produto, ou seja, você pode montar todo o seu computador, peça por peça.

 

E agora, como personalizar o seu negócio?

 

Com todo esse conhecimento de marketing one to one, agora é hora de começar a aplicar, e eu já sei por onde você pode começar!

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Nesse curso você será capaz de conhecer todos os gatilhos e selecionar o correto de acordo com a estratégia da sua empresa, além de estar preparado para vender seu produto diante de qualquer situação.

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