O que é Marketing Orgânico?
Como gerar tráfego orgânico?
Quais os benefícios do Marketing Orgânico?
Marketing Orgânico x Marketing Pago
Essa é a trilha para o sucesso!

Conheça as 5 principais vantagens do Marketing Orgânico para o seu negócio!

Você sabe como adquirir mais visibilidade e valorização para a sua marca? Conheça o Marketing Orgânico e potencialize seus resultados!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça as 5 principais vantagens do Marketing Orgânico para o seu negócio!

O Marketing é uma estratégia muito ampla que visa a promoção de um produto ou serviço. Entre uma das principais formas de colocar essa ferramenta em prática podemos destacar o Marketing Orgânico.

Você sabe em que consiste esse conceito? Trata-se da implementação de estratégias que não precisam de um investimento financeiro direto para que seu conteúdo chegue ao público alvo.

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, invista na leitura desse artigo, pois abordaremos os seguintes temas:


● O que é Marketing Orgânico?

● Como gerar tráfego orgânico?

● Quais os benefícios do Marketing Orgânico?

● Marketing Orgânico x Marketing Pago

Vamos à leitura?

O que é Marketing Orgânico?

De modo objetivo, podemos definir o Marketing Orgânico como uma ferramenta baseada em conteúdo e reputação, onde os melhores conteúdos são promovidos de forma gratuitapelos mecanismos de busca.

Vale ressaltar ainda que esse conceito é originado a partir do princípio fundamental das Relações Públicas, tal que destaca fatores como moralidade, eficiência e publicidade como as principais bases das relações.

Dessa forma, através da organicidade do marketing, é possível proporcionar maior visibilidade para uma marca, aumentar sua reputação, ter acesso a mais oportunidades e ainda, gerar alto impacto.

Para isso, diversas metodologias ágeis podem contribuir para que o Marketing Orgânico seja viabilizado. Além disso, o SEO pode ser destacado como uma ferramenta essencialpara os resultados orgânicos.

Logo, um dos principais objetivos desse tipo de Inbound Marketing é a valorização da reputação digitale em consequência, um aumento das conversões e vendas de produtos ou serviços.

Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, entenda como esse gerar um tráfego orgânico e quais são as principais implicações disso para o seu negócio, confira!

Como gerar tráfego orgânico? 

O tráfego orgânico se refere ao fluxo de visitas espontâneas que o seu site ou Blog pode receber. Dessa forma, ele é necessário para que o seu negócio alcance resultados melhores. Por isso, veja três passos essenciais para gerá-lo: 

1. Entenda os hábitos do seu público-alvo

A análise dos principais mecanismos de interação e comportamento do seu público-alvo vai ser muito importante para aumentar a eficiência do seu marketing de conteúdo, fazendo assim com que o tráfego orgânico seja viabilizado.

Dessa forma, conhecer os principais hábitos do seu público é fundamental para a atração do mesmo, visto que, conteúdos cada vez mais personalizadospoderão ser produzidos, o que é muito positivo para o reconhecimento da marca,

2. Preze por conteúdos atrativos e de qualidade

O Marketing de conteúdo deve ser o maior aliado da estratégia de tráfego orgânico, visto que esse último será determinado de acordo com a qualidade apresentada para o seu público-alvo.

Dessa forma, o investimento em conteúdo de qualidade e a busca por profissionais qualificados para desempenhar esse papel é algo que terá muito retorno positivo.

3. Invista na integração das Redes Sociais

As Redes Sociais podem ser usadas de forma integrada e gerar um tráfego potencializado para o seu negócio. Dessa forma, um conteúdo do Instagram pode direcionar seu público para um conteúdo do seu Blog, por exemplo.

Assim, a criação de links de integração das suas mídias se torna um fator muito interessante para a geração de tráfego orgânico para o seu negócio.

Diante disso, não deixe de conferir no tópico seguinte, quais são os principais benefícios do uso do Marketing Orgânico, de forma que você possa ampliar sua percepção sobre esse assunto, veja!

Quais os benefícios do Marketing Orgânico?

Entender quais são os principais benefícios do Marketing Orgânico vai te estimular ainda mais a investir nesse poderoso meio de promoção do seu negócio. Por isso, conheça as principais vantagens dele:

1. Direcionamento de estratégias

Através da implementação do Marketing Orgânico é possível direcionar melhor as estratégias aplicadas para a promoção do seu negócio. Isso porque, a construção e aperfeiçoamento da persona vai ser viabilizado por meio da análise dos hábitos do seu usuário.

Dessa forma, as demais ferramentas como uso de palavras chaves e link building,  poderão ser usadas com um direcionamento estratégico mais eficiente, o que vai proporcionar melhorias nos resultados.

2. Credibilidade e Reputação Digital

Um bom tráfego orgânico faz com que a visibilidade e reconhecimento daqueles conteúdos sejam ampliados, o que é bom para a credibilidade da marca e para construir um relacionamento positivo com os novos clientes.

Além disso, a criação de uma reputação digital é outro fator que é proporcionado pelo Marketing Orgânico, principalmente diante dos mecanismos de busca que levam em consideração a qualidade dos conteúdos e essa reputação.

3. Aumento de conversões

Com a ampliação da visibilidade, as possibilidades de aumento de conversão de Leads e fechamentos de vendas através das estratégias de marketing digitalorgânicas também devem ser evidenciadas.

4. Auxílio nas demais mídias

Como já dito anteriormente, o Marketing Orgânico é um mecanismo interessante para se trabalhar a integração das redes sociais, o que é muito benéfico para o tráfego das mídias.

Além disso, vale ressaltar que essa integração pode proporcionar melhoria de outras métricas como engajamento, interações, visualizações, etc.

5. Geração de ganhos permanentes

Por fim, vale ressaltar que os ganhos do marketing orgânico não são algo que é notado apenas a curto prazo, mas sim,  são duradouros e muito benéficos a longo prazo.

Dessa forma, é fundamental que qualquer negócio que almeja ter sucesso possa consolidar e investir na ampliação do uso dessa estratégia.

Para finalizar, não deixe de conferir o último tópico que aborda a diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, veja!

 Marketing Orgânico x Marketing Pago

Para que seu conteúdo relevante chegue a sua persona, você pode adotar estratégias orgânicas ou pagas. Como visto no decorrer desse artigo, o Marketing Orgânico se encarrega de entregar espontaneamente seu conteúdo de acordo com a qualidade dele.

Enquanto isso, o Marketing Pago não foca na qualidade do conteúdo, entregando anúncios personalizados para um público mais segmentado, focado na conversão de Leads. Um exemplo de aplicação disso é a utilização do Google Ads.

Já o Marketing Orgânico não tem foco na segmentação, podendo atingir um público maior em quantidade, mas que não esteja interessado no que sua marca tem a oferecer, o que caracteriza uma taxa de conversão mais baixa.

Apesar das diferenças, ambas estratégias agregam para uma empresa, e assim podem ser aplicadas de maneira complementar, potencializando ainda mais os resultados.

Essa é a trilha para o sucesso!

Impacte negócios, desenvolva estratégias e alavanque resultados!


Escolha quais áreas do Marketing (ou todas elas) e aperfeiçoe-se! Os profissionais de Social Media, Copywriting, Growth Hacking e SEO são responsáveis por alavancar resultados de grandes empresas, além de serem bem remunerados, principalmente em multinacionais.


Com a Formação em Marketing da Voitto você tem acesso a 4 cursos + 1 bônus especial, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Seja um profissional indispensável. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Marketing da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.