
Com a transformação digital, todos os modelos de negócios foram impactados e a necessidade de adaptação ao meio online aumentou, visto que, quem não está inserido na internet, dificilmente alcança o sucesso.
Dessa forma, uma união muito interessante entre o Marketplace e o modelo de negócios B2B (Business to Business) vem se destacando como uma forte tendência das soluções digitais.
Logo, o objetivo desse artigo é ampliar seus conhecimentos sobre o Marketplace B2B. Por isso, não perca a oportunidade de investir na leitura dos tópicos listados abaixo!
● O que é Marketplace B2B?
● Marketplace B2B x B2C: Quais as diferenças?
● Quais os benefícios de um marketplace para empresa?
● 3 Marketplaces B2B de sucesso no Brasil
Vamos à leitura?
O Marketplace B2B pode ser definido como uma espécie de shopping de produtos e serviços de empresas para outras empresas , ou seja, trata-se de um espaço em que se concentra uma cartela de fornecedores para o ramo empresarial.
Dessa forma, uma variedade de insumos, matéria prima, intermediários e até mesmo produtos finais podem ser comercializados dentro desses tipos de canais de vendas entre pessoas jurídicas.
Esse modelo de negócios ainda é pouco desenvolvido no Brasil, mas nos Estados Unidos é um mercado bem estabelecido e que tem grande sucesso. Além disso, o mercado B2B se mostra muito promissor para o futuro.
Assim, nesse ambiente online é possível encontrar uma vitrine de produtos que sua empresa necessitade forma prática, segura e sem muita burocracia. Portanto, a tomada de decisão sobre o fornecimento pode ser otimizada, o que é muito positivo.
Além disso, é possível fazer uma comparação de preços de diferentes fornecedores através da plataforma, o que auxilia na avaliação do melhor custo benefício e ainda, reduz os custos de produção.
Logo, agora que você já possui um conhecimento prévio sobre esse conceito, saberia distinguir esse modelo B2B e B2C? Para saber mais sobre isso, não deixe de conferir o tópico seguinte!
Antes de entender as diferenças diretas entre o modelo B2B e B2C, é importante alinharmos o que significa essas siglas e quais são as outras variações existentes desse modelo dentro do mundo dos negócios, veja:
● B2C: negociação entre a empresa e o consumidor, sendo a forma mais comum de marketplace;
● B2B: negociação entre uma empresa e outra empresa;
● C2C: negociação entre um consumidor e outro consumidor, sendo muito comum em sites de desapego;
● B2G: negociação entre a empresa e o governo;
● G2C: negociação ou ação feita da empresa para o cidadão;
Diante disso, o que muda entre o Marketplace B2B e B2C é o público para o qual os produtos e serviços se destinam. Isso porque, enquanto o primeiro é focado em pessoas jurídicas, o segundo tem um foco maior em pessoas físicas.
Nesse sentido, as estratégias para direcionar o processo de venda dentro de cada um desses tipos de Marketplace também são diferentes, o que envolve diferenças nas linguagens e formas de marketing, visto que visam negociações distintas.
Vale ressaltar ainda que a busca por um commerce B2B geralmente é feita para fecharem negócios com um orçamento mais alto, visto que uma empresa precisa de compra de insumos em grande quantidade para seu funcionamento.
Já no modelo B2C, essa compra em maior quantidade não é tão comum, pois o consumidor final faz a busca de um produto ou serviço específico que precisa em seu dia a dia através desse tipo de plataforma.
Logo, é importante destacar que existem diversos benefícios para esse tipo de Marketplace B2B. Para conhecer quais são eles e mais detalhes, não deixe de conferir o tópico seguinte!
Dentro do Marketplace B2B, existem tantos benefícios para quem compra quanto para quem vende, ou seja, todas as partes envolvidas têm vantagens. Diante disso, confira os principais benefícios listados abaixo!
O investimento em produtos de um Marketplace B2B é algo muito rentável para os compradores, visto que, é possível empregar um alto valor na comercialização de recursos de forma prática, confiável e otimizada.
Diante disso, a falta de flexibilidade que poderia ser um problema na negociação feita com fornecedores de forma tradicional, não é mais um empecilho no marketplace online, pois, é possível fazer mais de uma negociação simultânea e de forma personalizada.
Com a exposição dos produtos variados pelos fornecedores através da plataforma de marketplace B2B, é possível fazer uma comparação de preços eficiente e assim, ter uma decisão de compra assertiva.
Além disso, o tempo em relação a pesquisas de fornecedores também é otimizado, visto que, pode-se encontrar muita variedade de produtos e serviços dentro do mesmo ambiente online de forma rápida e segura.
Como já citado anteriormente, o Marketplace B2B ainda é um mercado iniciante no Brasil. Diante disso, ele se mostra uma ótima oportunidade para quem quer começar a empreendere busca um modelo de negócios com alta rentabilidade.
Isso porque, o Marketplace B2B no Brasil, tem uma grande demanda e uma baixa oferta desse modelo.
Dessa forma, ele se caracteriza como uma boa opção para quem quer começar um empreendimento de sucesso, atendendo as necessidades de um grande público e proporcionando empresas a fazerem negócios entre si de forma eficiente e segura.
Vale ressaltar ainda que o ticket médio de um marketplace B2B é maior que o do modelo B2C. Isso pode ser justificado pelo fato de que as pessoas jurídicas realizam compras da empresa com o orçamento mais alto do que as pessoas físicas.
Para finalizar, não deixe de conhecer empresas que aderiram ao Marketplace B2B e vem obtendo grande sucesso com essa escolha, veja no tópico seguinte!
A maioria dos Marketplaces B2B são empresas multinacionais que expandiram seus negócios para essa modalidade. Por isso, conheça quais são as 3 principais empresas que vem se destacando nessa prática!
A Amazon é um Marketplaces B2C conhecido no mundo todo e se destaca por ser uma das principais pioneiras do e-commerce. Diante disso, a expansão para o B2B vem se mostrando um empreendimento muito rentável para a marca.
A ideia do Amazon Business é semelhante ao modelo B2C oferecido pela marca, sendo diferente apenas no público para que é direcionado e nas condições de negociação que tornam o negócio mais atrativo.
Vale ressaltar que a Amazon Business é acessível desde para as pequenas até para grandes empresas já estabelecidas. Diante disso, ela oferece diversas opções de pagamento, comparação de preços eficientes e ainda, acesso e cadastro gratuito para um novo cliente.
A Ebay é uma das principais líderes dentro da área de compras online, se destacando principalmente na realização de leilões. Vale destacar que o Marketplace B2B dentro da Ebay é focado no setor de aviação.
Dessa forma, para fazer parte do marketplace para empresas dentro da Ebay é necessário solicitar o cadastro como pessoa jurídica, assim, após a aprovação será possível usufruir de suas funcionalidades e benefícios.
O Alibaba é um e-commerce popular chinês que possibilita dentro da modalidade B2B a conexão entre fornecedores brasileiros e compradores chineses, de maneira simplificada e com redução de burocracias.
Além disso, a plataforma conta com uma jornada de aprendizagem em que são disponibilizadas capacitações para potencializar as chances de sucesso no processo de vendas.
Impacte negócios, desenvolva estratégias e alavanque resultados!
Escolha quais áreas do Marketing (ou todas elas) e aperfeiçoe-se! Os profissionais de Social Media, Copywriting, Growth Hacking e SEO são responsáveis por alavancar resultados de grandes empresas, além de serem bem remunerados, principalmente em multinacionais.
Com a Formação em Marketing da Voitto você tem acesso a 4 cursos + 1 bônus especial, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!
Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.
Seja um profissional indispensável. Clique no banner abaixo e saiba mais!
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!