A Matriz BCG ou Matriz de Crescimento/Participação, como também é conhecida, é um método criado pelo Boston Consulting Group (BCG) na década de 70 e visa demonstrar o posicionamento de determinado cliente ou produto em relação ao mercado em que está inserido e de suas perspectivas futuras de crescimento nesse mercado.

O principal objetivo da planilha é proporcionar uma ferramenta prática e objetiva para análises de posicionamento de diversos produtos, perante o mercado.

 

Faça junto com a gente!

 

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Para facilitar sua vida, estamos disponibilizando uma planilha incrível para que você possa colocar todo conhecimento adquirido em prática! Está esperando o que? Baixa logo a planilha, leia os estudos e aproveite!

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas Análise e Matriz BCG. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Análise de Produtos

 

A planilha de Análise de Produtos servirá para cadastrar informações atuais quanto aos produtos que se pretende analisar. A acurácia da matriz BCG e a fundamentação para tomada de decisões dependem da qualidade e precisão das mesmas.

O início do preenchimento se dá com listagem dos produtos/serviços a serem analisados.

 

 

 

 

Ao lado estão as informações quanto aos três pilares de mercado: vendas, participação e faturamento. Cada produto deverá ser classificado conforme suas características:

  • Vendas: aumentando, constante ou diminuindo;

  • Participação no mercado: alta participação, média ou baixa;

  • Faturamento: Valor médio de faturamento com o produto;

  • Classificação: Os produtos serão classificados conforme os três pilares.

 

 

Resultado

 

Com base nas informações anteriores, o gráfico da matriz BCG será criado. A interpretação do mesmo é a que se segue:

 

Eixo X (Vendas): indica a venda, posição mais a direita indica vendas aumentando;

Eixo y (Participação no Mercado): indica a participação no mercado, posição mais acima indica alta participação;

Dimensão do Círculo: indica o nível de faturamento, quanto maior a dimensão, maior o faturamento.

 

 

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