
Saber onde investir os recursos de uma empresa é tarefa básica para o sucesso de um empreendimento. Para auxiliar os gestores a tomar decisões mais assertivas, existe a Matriz BCG.
Neste artigo, além de aprender um pouco do conceito sobre essa ferramenta, você também terá acesso ao download de uma planilha gratuita e completamente editável para que você adapte à realidade do seu negócio.
Portanto não perca tempo e continue acompanhando o artigo para aprender mais!
Muito parecida com a Matriz GE McKinsey, a Matriz BCG ou Matriz de Crescimento/Participação, como também é conhecida, é um método criado pelo Boston Consulting Group (BCG) na década de 70.
A matriz visa demonstrar o posicionamento de determinado cliente ou produto em relação ao mercado em que está inserido e de suas perspectivas futuras de crescimento nesse mercado.
Dessa forma, decisões como em quais áreas investir ou quando encerrar uma linha de produtos por exemplo, podem ser tomadas a partir dos resultados da matriz BCG, proporcionando assim mais segurança para os gestores ao tomarem suas decisões.
Você procura algo que identifique o posicionamento de um cliente ou produto em relação ao mercado/produto em que ele está inserido? Pois essa é a função da Matriz BCG, ou também conhecida como Matriz de Crescimento/Participação.
Agora que descobriu que existe essa ferramenta, temos uma ótima noticia: disponibilizamos para você essa Matriz que pode ser baixada gratuitamente.
Clique no botão abaixo e faça o download!
A página inicial da planilha possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas Análise e Matriz BCG. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
A planilha de Análise servirá para cadastrar informações atuais quanto aos produtos que se pretende analisar. A acurácia da matriz BCG e a fundamentação para tomada de decisões dependem da qualidade e precisão das mesmas.
O início do preenchimento se dá com listagem dos produtos/serviços a serem analisados.
Ao lado estão as informações quanto aos três pilares de mercado: vendas, participação e faturamento. Cada produto deverá ser classificado conforme suas características:
Com base nas informações anteriores, o gráfico da matriz BCG será criado. A interpretação do mesmo é a seguinte:
Eixo X (Vendas): indica a venda, posição mais a direita indica vendas aumentando
Eixo y (Participação no Mercado): indica a participação no mercado, posição mais acima indica alta participação
Dimensão do Círculo: indica o nível de faturamento quanto maior a dimensão, maior o faturamento.
Fácil, né?
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!