O que é a Medicina Integrativa?
Importância da Medicina Integrativa
Princípios da Medicina Integrativa
Medicina Integrativa x Alternativa
Vantagens da Medicina Integrativa
Como aplicar a Medicina Integrativa na clínica?
Dica de implantação

Medicina Integrativa: o que é e quais as vantagens de aplicá-la nos dias atuais?

A Medicina Integrativa busca a humanização nos atendimentos e integração com outras áreas da saúde. Entenda mais sobre seus princípios e objetivos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Medicina Integrativa: o que é e quais as vantagens de aplicá-la nos dias atuais?

A área da saúde evolui a cada ano e a medicina integrativa é mais um importante passo para que atendimentos mais humanizados e integrados aconteçam. Isso porque ela traz a prática da medicina tradicional com a integração de tratamentos mais naturais e complementares como nutricional e psicológico.

No entanto, por ela ser uma prática recente, muitos profissionais ficam em dúvida sobre o que ela trata e, principalmente, como ela pode ser útil no dia a dia.

Sejam em clínicas, consultórios, centros médicos ou hospitais, a nova prática médica busca por uma abordagem ainda mais completa, levando em consideração todas as variáveis que podem implicar na saúde do paciente.

Justamente por isso, nós preparamos este artigo com todas as informações que você precisa para entender melhor o que é a medicina integrativa, suas vantagens e como é possível aplicá-la no seu dia a dia.

Durante o texto abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é a Medicina Integrativa?
  • Importância da Medicina Integrativa;
  • Princípios da Medicina Integrativa;
  • Medicina Integrativa x Alternativa;
  • Vantagens da Medicina Integrativa;
  • Como aplicar a Medicina Integrativa na clínica?
  • Dica de implantação.

O que é a Medicina Integrativa?

A medicina integrativa é uma prática que busca um tratamento completo ao paciente, procurando por formas de sanar a doença e também os possíveis impactos psicológicos que possam surgir com ela.

Desta forma, é possível falar que essa prática implica nos cuidados do paciente como um todo, indo muito além do consultório, uma vez que o tratamento considera outros aspectos importantes para a prática da medicina de modo geral.

Além disso, a medicina integrativa se destaca em relação à medicina tradicional justamente por considerar aspectos além da biologia amplamente conhecida e discutida no universo acadêmico.

Através dela, o médico precisa levar em consideração aspectos como a saúde emocional, a faixa social, possíveis transtornos, entre outras características que podem interferir diretamente na cura do paciente.

No entanto, todos esses procedimentos só são possíveis porque o médico responsável acaba trabalhando em conjunto com profissionais especializados de diferentes segmentos, como:

  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Agentes da saúde.

Ou seja, toda a possibilidade de cura para determinado diagnóstico do paciente passa a ser considerada, desde que os profissionais da área consigam trabalhar de maneira conjunta. Veja mais com a Dra. Myrian Echer, no vídeo abaixo.

Importância da Medicina Integrativa

A importância da medicina integrativa vai além de um tratamento pontual, mas sim uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente. Este método mexe com consequências presentes e futuras, colocando como foco o próprio paciente.

Isso acarreta modificações e melhoras no estilo de vida do indivíduo, podendo ajudar com:

  • estresse; 
  • alimentação; 
  • dores;
  • enjoos;
  • sono.

Princípios da Medicina Integrativa

Os princípios da medicina integrativa se iniciaram a partir da criação do Programa de Medicina Tradicional, da Organização Mundial da Saúde, e ganharam força no Brasil a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

Em comum, os dois programas mantiveram alguns princípios inalterados, incentivaram práticas integrativas e mantiveram a promoção da saúde como um dos focos principais.

Os princípios da medicina integrativa são:

  • O paciente é fundamental no processo do tratamento;
  • O entendimento da saúde do paciente leva em consideração o bem estar dele, incluindo corpo, mente e espírito;
  • O médico responsável conta com apoio de outras áreas médicas para o melhor tratamento;
  • Práticas médicas não cirúrgicas são recomendadas antes de intervenções no corpo do paciente;
  • Remédios têm prescrições administradas por todos os agentes de saúde;
  • A promoção da saúde e prevenção de doenças são os maiores objetivos;
  • O atendimento parte do princípio da individualidade e considera unicamente as características únicas do paciente;
  • A exploração da própria saúde e o autodescobrimento por parte do paciente são fundamentais para o sucesso do tratamento;
  • A garantia do autocuidado e da educação saudável por parte do paciente.

Fora esses princípios da medicina integrativa, existe ainda a portaria nº 702 do Ministério da Saúde que desde março de 2018 serve para definir as técnicas integrativas que estão presentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as técnicas estão:

  • Apiterapia;
  • Aromaterapia;
  • Bioenergética;
  • Constelação familiar;
  • Cromoterapia;
  • Geoterapia;
  • Hipnoterapia;
  • Imposição de mãos;
  • Medicina antroposófica.

Medicina Integrativa x Alternativa

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse tipo de medicina, fica a questão: qual a diferença entre medicina alternativa e integrativa?

Podemos responder isso de maneira bem simples, a alternativa utiliza de métodos não convencionais e até, por vezes, métodos não comprovados pela comunidade científica para medicar e curar um paciente (relação: paciente e crença)

Já a integrativa é a medicina tradicional em conjunto aos cuidados posteriores (relação: médico e paciente).

Vantagens da Medicina Integrativa

Cada vez mais clínicas e consultórios médicos buscam adotar a medicina integrativa por conta dos benefícios tanto para os profissionais, mas, principalmente, pelos excelentes resultados alcançados com os pacientes.

Por isso, separamos nesta lista as principais vantagens dessa prática médica antes de você saber como implementá-la. Entre os principais pontos positivos, selecionamos alguns para que você conheça de maneira mais aprofundada.

Melhora o bem-estar do paciente

Ao contrário da medicina convencional, que atua de forma pontual, a medicina integrativa busca manter estável a saúde da mente, do corpo, do físico e do mentalsempre que possível.

Recuperação mais rápida

Através da implantação da medicina integrativa, o paciente conta com ainda.

Com isso, os resultados de um tratamento mais rápido e acelerado são mais garantidos.

Menor dependência de medicamentos

As intervenções naturais acabam sendo priorizadas dentro deste cenário de trabalho, reduzindo assim a dependência de medicamentos para o processo de cura.

Ajuda na otimização de custos

Neste processo, as técnicas integrativas contam com vários agentes de saúde, implicando assim na redução de erros.

Este cenário, inclusive, acaba diminuindo os custos do consultório ou da clínica.

Preserva a individualidade do paciente

Aqui, como as práticas cirúrgicas são evitadas, o paciente acaba garantindo o direito do uso de técnicas menos invasivas em seu tratamento.


Além de todos esses pontos, vale mencionar ainda que a medicina integrativa garante que todas as áreas da saúde da sua clínica ou consultório trabalhem de forma unificada.

Ou seja, todos os agentes de saúde estão a par da situação do paciente e trabalharão em razão do melhor tratamento possível, investigando não somente a doença, como também as possíveis causas e transtornos físicos e mentais que podem ter causado no paciente.

Isso tudo não de forma imediata, mas também a longo prazo, priorizando sempre a melhor qualidade de vida possível ao paciente.

Como aplicar a Medicina Integrativa na clínica?

Para você aplicar a medicina integrativa na sua clínica ou consultório médico, é preciso que você recrute mais do que um tipo de agente da saúde.

Ter um time completo com psicólogos, nutricionistas, terapeutas, entre outros tipos de profissionais faz toda a diferença neste processo de integração da medicina integrativa.

Uma vez que você conte com diferentes tipos de colaboradores, é necessário enfatizar entre eles que os diagnósticos dos pacientes e seus respectivos tratamentos fiquem todos alinhados.

Ou seja, que as técnicas de recuperação sejam prescritas a partir de todos os envolvidos no processo de cura do paciente.

Dica de implantação

Uma alternativa fácil para implementar a medicina integrativa na sua clínica é criar uma cadeia de processos com finalidade de entender todos os tipos de consultas que podem ser solicitadas.

A partir disso, você pode contratar os profissionais que faltam para a sua clínica ou consultório centralizar todas as suas consultas apenas em um único lugar.

Se por um acaso não seja possível contratar mais profissionais, uma alternativa que vale a pena tentar é buscar por parcerias clínicas especializadas.

Desta forma, você garante acesso ao paciente para outros tipos de atendimentos.

Capacite-se para um sucesso na implementação!

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.