Notícias como essas começaram a aparecer com uma maior frequência no noticiário brasileiro: “Mercedes-Benz contrata 600 colaboradores para produção de caminhões em 2019”, “Fábrica da Fiat em Betim vai receber investimentos de R$ 8 bilhões e gerar 8 mil empregos”.

Logo, surge a esperança de que o mercado de trabalho finalmente vai melhorar em 2019, não é mesmo?

De acordo com os especialistas em finanças, 2019 será um bom ano para a economia brasileira, até porque 97% dos empresários dizem que pretendem investir nesse próximo ano.

Então, se você está sem emprego ou deseja alavancar a sua carreira em 2019, continue lendo este artigo. Nele, eu vou te contar o que o mercado de trabalho espera de você no próximo ano e como você pode atender essas expectativas.

 

Altos investimentos, retornos maiores ainda!

 

Com um mercado altamente competitivo, ninguém joga para perder, concorda? Todos os empresários que irão investir no Brasil querem um “retorno a altura”.

 

 

Sendo assim, profissionais especializados em determinadas áreas serão indispensáveis para compor esse novo cenário econômico.

Mas você deve estar pensando: “como eu vou investir em uma especialização se com essa crise financeira o dinheiro está pouco?”

A resposta para essa pergunta é mais simples do que você pode imaginar: procure opções que estejam dentro das suas condições financeiras.

Na internet, é possível encontrar cursos gratuitos e com alto nível de qualidade para auxiliar na sua capacitação profissional.

Então, vamos fazer uma listinha de cursos que você pode fazer para se preparar para o mercado de trabalho?

 

1 - MBA e pós-graduação;

2 - Cursos de idioma;

3 - Cursos de especialização na área de gestão da qualidade;

4 - Cursos de softwares.

 

Listei apenas 4 itens, mas pode ter certeza que eles são poderosos e podem SIM te auxiliar a conseguir aquela tão sonhada vaga ou promoção no trabalho.

Aliás, você não precisa se preocupar. Nesse artigo, eu irei te dar dicas de cursos gratuitos e pagos para você escolher a melhor opção, aquela que “cabe no seu bolso”. O importante é se capacitar!

 

1 - MBA e pós-graduação

 

O MBA (Master in Business Administration) é um curso voltado para o público que possui uma certa experiência no mercado de trabalho e deseja obter uma visão estratégica mais ampla de uma determinada área dentro do mundo dos negócios.

Durante o curso, os alunos se deparam com um sistema de ensino mais dinâmico, no qual são ensinadas ferramentas necessárias para que os mesmos possam discutir e aprender com os mais diversos estudos de caso da área escolhida.

A maioria dos cursos de MBA oferecidos nos EUA e na Europa equivale ao título de mestre, possuem carga horária integral e, para que o aluno adentre, é necessário passar por um exame em inglês (TOEFL), possuir cartas de recomendação e Essays.

Já no Brasil, o MBA é um curso de Lato Sensu, também conhecido como curso de especialização, detém uma carga horária de meio período e as instituições mais sérias possui como critério de aceitação uma análise curricular, carta de recomendação, teste de lógica e de inglês.

Além do MBA, há outros cursos de pós-graduação que podem ser feitos por quem deseja se especializar em uma determinada área e conquistar mais espaço no mercado de trabalho.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são indicados tanto para recém formados no curso superior quanto para quem já tem uma certa experiência profissional.

É importante ressaltar que, no momento de pesquisar um bom curso de pós-graduação, você deve averiguar o histórico, corpo docente, infraestrutura e também se a instituição tem o parecer do MEC.

 

2 - Curso de idiomas

 

Hoje em dia, saber falar um segundo idioma é indispensável, ainda mais se você pertence a algumas áreas, como a Engenharia.

Então, se você não é fluente em outra língua, eu aconselho que você comece já a sua jornada de aprendizado. Comece pelo inglês, um dos idiomas mais falados no mundo.

Lembra dos cursos gratuitos disponíveis na internet? Vamos a uma lista dos mais recomendados:

 

1 - Duolingo

 

O Duolingo apresenta uma maneira divertida de aprender inglês. Nessa página, as lições são semelhantes a um jogo de videogame, visto que cada lição é uma fase, onde você perde uma vida quando erra e ganha pontos quando acerta.

No Duolingo, você aprende a ler, escrever, falar e compreender um idioma de qualquer lugar, visto que esse site possui um aplicativo disponível para Iphone e também para Android.

 

2- Busuu

 

O Busuu apresenta uma versão gratuita para quem deseja aprender um idioma e também uma versão paga. De acordo com essa empresa, mais de 80 milhões de usuários fazem parte da comunidade deles.

Para quem está disposto a pagar pelo serviço, o Busuu disponibiliza alguma vantagens, como: fichas de vocabulário, conversação com falantes nativos, curso para viagens, aplicativos móveis com modo offline e quizzes e certificados oficiais.

Já a versão gratuita contém somente fichas de vocabulário.

 

3 - My English Online

 

O My English Online é o curso de inglês online do Programa Idiomas sem Fronteiras.

Nessa página, você tem acesso a diversos materiais, como: livros interativos, exercícios de gramática com correção imediata, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

 

3 - Cursos de especialização na área da gestão da qualidade

 

Ao sugerir que você faça um curso de especialização na área da gestão da qualidade, eu fui um pouco mais especifica. Isso porque empresas como a Fiat e a Mercedes-Benz possuem postos de trabalho voltados para profissionais especializados nessa área.

Além delas, todas as organizações que desejam melhorar continuamente seus processos também possuem.

Dessa forma, conheça mais a respeito do Lean Seis Sigma, uma das metodologias mais aplicadas para a melhoria contínua de processos.

 

Lean Seis Sigma

 

O Lean Seis Sigma é a junção da metodologia Seis Sigma com o Lean Manufacturing.

O Seis Sigma é uma metodologia trabalha com três grandes objetivos: redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

Já o Lean Manufacturing é uma filosofia operacional que visa a diminuição de desperdícios no meio organizacional, através da eliminação de processos que não agregam valor para o cliente.

Logo, um profissional que realizar um curso de Lean Seis Sigma, estará apto a conduzir um projeto com o objetivo de melhorar os resultados da empresa por meio da redução da variabilidade nos seus processos e também por meio da eliminação dos desperdícios e de atividades que não agregam valor.

O primeiro passo para se certificar como um profissional Seis Sigma é a escolha do nível de treinamento. São eles:
 

 

A Voitto possui cursos de especialização em todos esses níveis. Se você não conhece a metodologia Lean Seis Sigma e deseja dar o primeiro passo para alavancar a sua carreira, eu recomendo que você faça já o curso gratuito de White Belt.

 

 

Os White Belts são profissionais do nível operacional, os quais possuem conhecimento dos fundamentos Seis Sigma e estão aptos a executar atividades de rotina desta metodologia.

Mas, se você deseja dar um passo ainda maior rumo ao sucesso profissional, faça o nosso treinamento de Black Belt em  Lean Seis Sigma.

 

 

Os Black Belt estão ligados à área de gestão da organização e disponibiliza, preferencialmente, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma. Além disso, eles trabalham principalmente na execução e no monitoramento de projetos.

 

4 - Cursos de softwares

 

A maioria das vagas de emprego pede o domínio de certos softwares, como os do Pacote Office. Logo, saber utilizá-los é indispensável.

Dentro do pacote office o Excel é “carro-chefe”. Então, que tal aprender agora mesmo a utilizar esse programa?

A Voitto possui um curso gratuito de Introdução ao Excel 2016.  Faça já a sua inscrição e comece o estudo deste software tão utilizado no meio empresarial para promoção de agilidade e produtividade.

 


 

E que tal ir além? Se você tem interesse de se tornar um especialista em Excel, se inscreva no nosso curso de Formação Master em Excel e desvende todos os segredos desse programa.

 


 

Por meio desse curso você será capaz de ter maior agilidade em análises que envolvem grande volume de dados, ou que precisam automatizar cálculos, decisões e atividades repetitivas.

Além disso, um outro curso do Pacote Office fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução dos projetos é MS Project .

A Voitto possui um curso gratuito desta ferramenta. Faça a sua inscrição e comece já a sua experiência com o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos.

 

 

Pronto para conquistar o mercado de trabalho em 2019?

 

Faça com que o mercado de trabalho desse ano seja o palco das suas melhores conquistas.

 

 

Para isso, não se esqueça de se capacitar e mostrar todo o seu potencial. Lembre-se de que o mercado está de portas abertas para profissionais de sucesso.