O que é a Metodologia OKR?
Como a Metodologia OKR surgiu?
Como a metodologia OKR funciona?
As 7 estratégias para adotar a Metodologia OKR
Hora de investir na sua capacitação profissional

O que é a metodologia de OKRs? Entenda o seu funcionamento e como utilizá-la!

A metodologia de OKRs se popularizou quando John Doer fez sua implementação no Google. Leia este artigo e entenda o que o motivou a adotar essa metodologia.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
O que é a metodologia de OKRs? Entenda o seu funcionamento e como utilizá-la!

Não é novidade para ninguém que existem inúmeras metodologias com foco em resultado, não é mesmo? Seguir uma metodologia eficiente é fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. O grande problema é que, em muitos casos, esses modelos de trabalho são muito complexos e de difícil implementação.

Em meio a esse cenário, surge a metodologia OKR (Objectives and Key Results), que visa gerar melhores resultados e maior engajamento dos funcionários, através da simplicidade e da flexibilidade.

Neste artigo, trouxemos bastante conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre a metodologia de OKRs. Confira, abaixo, os tópicos que abordaremos:

  • O que é a Metodologia OKR?
  • Como a Metodologia OKR surgiu?
  • Como a metodologia OKR funciona?
  • As 7 estratégias para adotar a Metodologia OKR
  • Quais os benefícios das OKRs?

Preparado? Pegue um cafezinho e venha comigo!

O que é a Metodologia OKR?

Essa ferramenta de gestão é um sistema de definição de metas, que lista tudo o que vai ser feito e como vai ser feito, além disso, os processos de medição de desempenho são muito bem especificados durante todo o procedimento.

A sua grande diferença para os métodos tradicionais é que seus processos são simples e de cadência rápida, necessitando de um grande engajamento de todos os colaboradores para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

Pode ser categorizada dentro dos processos ágeis e de desempenho, com total foco nos resultados. Quando bem-sucedida, ela pode funcionar como uma ferramenta facilitadora da comunicação interna, fazendo com que a equipe esteja totalmente integrada com a empresa e entre si.

Os OKRs devem alinhar todo o time de trabalho, ditando o ritmo da organização. Para que esse método de trabalho funcione, é necessário que todos caminhem na mesma direção, tendo sempre em mente os objetivos a serem atingidos.

Como a Metodologia OKR surgiu?

A metodologia OKR foi utilizada pela primeira vez na Intel, porém teve uma enorme popularização quando John Doer fez sua implementação no Google. Essa metodologia fez um enorme sucesso no passado, pois era totalmente baseada no planejamento de metas, o que, até então, era algo não tão explorado no mercado.

Para se ter uma noção, quando a OKR foi implementada no Google, a empresa possuía em torno de 40 funcionários. Nos dias atuais a empresa possui mais de 60 mil funcionários e essa metodologia ainda continua a ser aplicada, sinal de que continua dando certo, concorda?

Como a metodologia OKR funciona?

Objectives

Os objetivos devem ser claros, pois somente através disso será possível definir onde a empresa almeja chegar. Eles devem ser diretos, além de inspirar e motivar todos os funcionários.

Um bom objetivo deve funcionar como uma forma de estímulo para todos dentro de uma organização.

Como exemplo, imagine que você possui uma rede de lavanderias. Um bom objetivo para sua empresa poderia ser aumentar em 57% o número de clientes.

Key and Results

Essa parte do processo é essencial para que seus objetivos sejam alcançados. Aqui serão mensurados, de forma eficiente e confiável, todos os parâmetros desejados por sua empresa.

Os Key and Results são responsáveis por determinar o quão distante ou o quão perto a empresa encontra-se do objetivo proposto.

Para cada objetivo é necessário ter de 2 a 5 resultados principais - mais do que isso a métrica se tornará de difícil análise e menos do que isso ela será pouco eficiente.


Antes de darmos continuidade ao nosso artigo, nós, da Voitto, separamos um material exclusivo para você.


Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!

A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.

Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!

definicao de metas

As 7 estratégias para adotar a Metodologia OKR 

Apesar da simplicidade da metodologia OKR, não é possível aplicá-la somente com os objetivos e os resultados-chave, vistos até então neste artigo.

Para te ajudar, separamos 7 estratégias para que você seja capaz de fazer OKRs que realmente possam gerar resultados.

1- Definição de Metas 

O primeiro passo é definir metas claras e que sejam possíveis de serem atingidas. Lembre-se de que uma meta deve ter um prazo, então defina uma data de término do processo coerente.

2- Priorize os objetivos mais relevantes

Após a definição das metas principais, você deve estabelecer os 3 objetivos mais relevantes para os próximos 3 meses. Isso irá fazer com que o todo o trabalho seja subdividido em tarefas menores, fazendo com que os seus funcionários estejam motivados no dia a dia para execução do processo.

Lembre-se de que as pessoas são imediatistas e, portanto, têm dificuldade para trabalhar em prol de algo que vai ocorrer somente daqui a 2 anos, por exemplo.

3- Saiba estabelecer prazos

Essa etapa do processo requer um bom planejamento estratégico. É muito importante saber definir prazos para a entrega de um projeto de melhoria.

Nessa etapa, deve-se tomar cuidado para que não seja estabelecido um prazo muito longo nem um prazo muito curto. Um prazo muito apertado pode gerar desmotivação devido a um alto nível de estresse na equipe, já uma data de entrega muito distante faz com que os seus funcionários trabalhem com uma baixa produtividade.

4- Faça a divisão das tarefas 

É necessário dividir as tarefas de trabalho de acordo com os conhecimentos de cada membro da equipe. Não adianta colocar um padeiro para fazer a função de um enfermeiro, não é mesmo?

5- Faça o acompanhamento constante

Como um bom gestor, você deve fazer o acompanhamento constante do trabalho da sua equipe. É necessário fazer uma análise semanal completa de todo o trabalho executado, pois isso irá possibilitar correções rápidas em caso de algum processo mal executado.

6- Compartilhe os OKRs com todos os membros

Para que uma equipe atinja o sucesso, a transparência é algo muito importante. E é baseado nesse conceito que você deve deixar bem visíveis todas as OKRs feitas.

Quando você deixa todos os funcionários informados sobre os rumos da empresa, isso faz com que todos se sintam como uma parte importante da engrenagem, e isso pode trazer muitos benefícios.

7- Avalie o resultado e não o esforço

É óbvio que o esforço é algo muito importante e que não deve ser deixado de lado. Porém, se há esforço sem resultado, é muito provável que o processo possua algum erro. Portanto, antes de mais nada, foque sua atenção nas métricas, elas serão o norte para que você entenda o funcionamento dos mecanismos da sua empresa.


Quais os benefícios das OKRs?

Como vimos anteriormente, a metodologia das OKRs é usada em grandes potências do mercado mundial. Isso não aconteceria, se ela não fosse capaz de trazer inúmeros benefícios e trazer bons resultados para as organizações. Quer entender um pouco melhor sobre os benefícios das OKRs, então, confira os itens abaixo:

Mais agilidade

Na metodologia das OKRs, as metas possuem prazos mais curtos. Isso permite que os ajustes possam ser feitos de forma mais rápida e que a adaptação às mudanças ocorra da melhor forma possível.

Funcionários mais engajados

Por ter uma abordagem Top Down (de cima para baixo), os colaboradores se sentem muito mais conectados com os objetivos da empresa. Eles conseguem entender como as ações desempenhadas influenciam no crescimento da organização. Isso promove o engajamento dos funcionários.

Facilidade ao definir metas

A metodologia das OKRs apresenta um processo muito simples de definição de metas. Diante disso, é muito mais fácil e mais rápido definir metas assertivas para a organização.

Transparência

Dentro dessa metodologia, é comum que as OKRs de todos os times seja de conhecimento de toda a empresa. Isso permite uma maior colaboração entre colaboradores e, até mesmo, entre os times.

Autonomia e responsabilidade

Quando as equipes recebem os seus objetivos, os seus membros têm a liberdade de decidirem de que forma irão alcançá-los. Dar autonomia aos colaboradores aumenta o engajamento da equipe e extrai todo o potencial dos funcionários.

Aumento do foco e da disciplina

Como, na metodologia das OKRs, o número de metas é reduzido, os colaboradores conseguem ter mais foco e, consequentemente, mais disciplina.

Metas ambiciosas

Nessa metodologia, um dos pontos mais importantes durante o processo de definição de metas é a necessidade de metas audaciosas. É importante que a organização crie metas capazes de motivar e tirar os colaboradores da zona de conforto.

Hora de investir na sua capacitação profissional

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.