Não é novidade para ninguém que existem inúmeras metodologias com foco em resultado, não é mesmo? Seguir uma metodologia eficiente é fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. O grande problema é que, em muitos casos, esses modelos de trabalho são muito complexos e de difícil implementação.

Em meio a esse cenário, surge a metodologia OKR (Objectives and Key Results), que visa  gerar melhores resultados e maior engajamento dos funcionários, através da simplicidade e da flexibilidade.

Nesse artigo, iremos tratar sobre essa metodologia ágil, que vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. Preparado? Pegue um cafezinho e venha comigo!

 

Como a Metodologia OKR surgiu?

 

A metodologia OKR foi utilizada pela primeira vez na Intel, porém teve uma enorme popularização quando John Doer fez sua implementação no Google. Essa metodologia fez um enorme sucesso no passado, pois era totalmente baseada no planejamento de metas, o que, até então, era algo não tão explorado no mercado.

Para se ter uma noção, quando a OKR foi implementada no Google, a empresa possuía em torno de 40 funcionários. Nos dias atuais a empresa possui mais de 60 mil funcionários e essa metodologia ainda continua a ser aplicada, sinal de que continua dando certo, concorda?

 

O que, é de fato, a Metodologia OKR?

 

Essa ferramenta de gestão é um sistema de definição de metas, que lista tudo o que vai ser feito e como vai ser feito, além disso, os processos de medição de desempenho são muito bem especificados durante todo o procedimento.

A sua grande diferença para os métodos tradicionais é que seus processos são simples e de cadência rápida, necessitando de um grande engajamento de todos os colaboradores para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

Pode ser categorizada dentro dos processos ágeis e de desempenho, com total foco nos resultados. Quando bem-sucedida, ela pode funcionar como uma ferramenta facilitadora da comunicação interna, fazendo com que a equipe esteja totalmente integrada com a empresa e entre si.

Os OKRs devem alinhar todo o time de trabalho, ditando o ritmo da organização. Para que esse método de trabalho funcione, é necessário que todos caminhem na mesma direção, tendo sempre em mente os objetivos a serem atingidos.

 

Como a metodologia OKR funciona?

 

Objectives

 

Os objetivos devem ser claros, pois somente através disso será possível definir onde a empresa almeja chegar. Eles devem ser diretos, além de inspirar e motivar todos os funcionários.

Um bom objetivo deve funcionar como uma forma de estímulo para todos dentro de uma organização.

Como exemplo, imagine que você possui uma rede de lavanderias; um bom objetivo para sua empresa poderia ser o aumento do engajamento de seus clientes.

 

Key and Results

 

Essa parte do processo é essencial para que seus objetivos sejam alcançados. Aqui serão mensurados, de forma eficiente e confiável, todos os parâmetros desejados por sua empresa.

Os Key Results são responsáveis por determinar o quão distante ou o quão perto a empresa encontra-se do objetivo proposto.

Para cada objetivo é necessário ter de 2 a 5 resultados principais - mais do que isso a métrica se tornará de difícil análise e menos do que isso ela será pouco eficiente.

 

Antes de darmos continuidade ao nosso artigo, nós, da Voitto, separamos um material exclusivo para você.

Confira o nosso Ebook, totalmente gratuito, sobre Definição de Metas. Através dele você vai entender a real importância de saber definir metas, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Clique no botão abaixo e tenha acesso. Não perca essa oportunidade!

 


 

As 7 estratégias para adotar a Metodologia OKR 

 

Apesar da simplicidade da metodologia OKR, não é possível aplicá-la somente com os objetivos e os resultados-chave, vistos até então neste artigo.

Para te ajudar, separamos 7 estratégias para que você seja capaz de fazer OKRs que realmente possam gerar resultados.

 

1- Definição de Metas 

 

O primeiro passo é definir metas claras e que sejam possíveis de serem atingidas. Lembre-se de que uma meta deve ter um prazo, então defina uma data de término do processo coerente.

 

2- Priorize os objetivos mais relevantes

 

Após a definição das metas principais, você deve estabelecer os 3 objetivos mais relevantes para os próximos 3 meses. Isso irá fazer com que o todo o trabalho seja subdividido em tarefas menores, fazendo com que os seus funcionários estejam motivados no dia a dia para execução do processo.

Lembre-se de que as pessoas são imediatistas e, portanto, têm dificuldade para trabalhar em prol de algo que vai ocorrer somente daqui a 2 anos, por exemplo.

 

3- Saiba estabelecer prazos

 

Essa etapa do processo requer um bom planejamento estratégico. É muito importante saber definir prazos para a entrega de um projeto de melhoria.

Nessa etapa, deve-se tomar cuidado para que não seja estabelecido um prazo muito longo nem um prazo muito curto. Um prazo muito apertado pode gerar desmotivação devido a um alto nível de estresse na equipe, já uma data de entrega muito distante faz com que os seus funcionários trabalhem com uma baixa produtividade.

 

4- Faça a divisão das tarefas 

 

É necessário dividir as tarefas de trabalho de acordo com os conhecimentos de cada membro da equipe. Não adianta colocar um padeiro para fazer a função de um enfermeiro, não é mesmo?

 

5- Faça o acompanhamento constante

 

Como um bom gestor, você deve fazer o acompanhamento constante do trabalho da sua equipe.  É necessário fazer uma análise semanal completa de todo o trabalho executado, pois isso irá possibilitar correções rápidas em caso de algum processo mal executado.

 

6- Compartilhe os OKRs com todos os membros

 

Para que uma equipe atinja o sucesso, a transparência é algo muito importante. E é baseado nesse conceito que você deve deixar bem visíveis todas as OKRs feitas.

Quando você deixa todos os funcionários informados sobre os rumos da empresa, isso faz com que todos se sintam como uma parte importante da engrenagem, e isso pode trazer muitos benefícios.

 

7- Avalie o resultado e não o esforço

 

É óbvio que o esforço é algo muito importante e que não deve ser deixado de lado. Porém, se há esforço sem resultado, é muito provável que o processo possua algum erro. Portanto, antes de mais nada, foque sua atenção nas métricas, elas serão o norte para que você entenda o funcionamento dos mecanismos da sua empresa.

 

Hora de investir na sua capacitação profissional

 

Agora que você já sabe o que é e como aplicar a metodologia OKR de maneira eficiente, chegou a hora de aprender com a gente.

Nós queremos que você se torne um grande gestor de pessoas e, por isso, trazemos aqui o nosso curso gratuito de Introdução ao Lean Manufacturing. Através dele, você dará os primeiros passos nessa metodologia que está ganhando cada vez mais admiradores pelo mundo.

Não perca essa oportunidade. Clique no botão abaixo e tenha acesso!

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de deixar seus comentários, eles são muito valiosos para nós. Até a próxima!