O que são Métricas de Vaidade?
Quais são as Métricas de Vaidade?
Quais são as métricas mais importantes no marketing digital?
Dica de sucesso!

Você sabe o que são Métricas de Vaidade? Entenda porque você deve evitá-las!

Quais métricas são importantes para o seu negócio? Conheça as Métricas de Vaidade e aprenda a diferenciá-las das realmente relevantes!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que são Métricas de Vaidade? Entenda porque você deve evitá-las!

Para o sucesso de qualquer negócio, é importante monitorar as principais métricas e coletar dados para acompanhar o desenvolvimento dos indicadores. Mas, antes disso, é necessário definir quais métricas são realmente importantes.

Para dificultar esse processo de escolha, existem as métricas de vaidade, que são comumente confundidas com indicadores relevantes, quando na verdade não são capazes de medir o desempenho de uma marca.

Você sabe quais são as Métricas de Vaidade? Neste artigo, entenda melhor seu conceito, quais são as principais e em quais métricas é realmente relevante focar. Logo, acompanhe os tópicos:

● O que são Métricas de Vaidade?

● Quais são as Métricas de Vaidade?

● Quais são as métricas mais importantes no marketing digital?

  •   Dica de sucesso!

Vamos à leitura?

O que são Métricas de Vaidade?

As métricas de vaidade referem-se aos dados que não são decisivos na tomada de decisões estratégicas da empresa, ou seja, que são irrelevantes para o acompanhamento e desenvolvimento do marketing digital de uma marca.

Assim, essas métricas não são capazes de gerar insights de implementação de melhorias, e ainda, muitas vezes induzem ao erro por parecerem métricas importantes.

Vale ressaltar ainda que, a saúde de um negócio não pode ser determinada através do acompanhamento destas métricas, assim como elas não geram uma visão sistêmica assertiva da sua marca.

É muito comum que essas métricas sejam encontradas nas redes sociais, tais que as informações coletadas parecem ser relevantes para o algoritmo, mas para os resultados da empresa não interferem.

Além disso, é importante lembrar que o acompanhamento de métricas irrelevantes pode causar grandes prejuízos para sua marca, visto que os recursos podem ser alocados de forma equivocada e muito tempo pode ser perdido.

Diante disso, fica evidente a importância de saber identificar quais métricas são realmente relevantes para o seu negócio, certo?

Por isso, não deixe de entender quais são e como as métricas de vaidade poderiam influenciar seu negócio. Confira o tópico a seguir!

Quais são as Métricas de Vaidade?

As métricas de vaidade não são totalmente insignificantes, elas podem ser usadas para indicar determinadas situações e assim, servir de alerta de ajustes que devem ser realizados. Por isso, conheça quais são elas:

1. Número de curtidas em redes sociais

Os likes são as principais ferramentas de indicação de satisfação do usuário com o seu conteúdo. Apesar disso, essa métrica não é confiável quanto à indicação de sucesso da estratégia de marketing digital.

Isso porque, essa interação com o conteúdo não significa que necessariamente ele gerou engajamento ou conversões, que a longo prazo são as implicações mais importantes.

2. Quantidade de downloads de aplicativos

Para quem é desenvolvedor de aplicativo ou tem um aplicativo para seu negócio, essa métrica pode ser muito facilmente dada como importante, enquanto na verdade se trata de uma métrica de vaidade.

Isso acontece porque o número de downloads a longo prazo não representa sucesso devido a possibilidade de desinstalação ter que ser levada em consideração.

Além disso, apenas a instalação não quer dizer que a aquisição de produtos ou serviços pagos dentro do aplicativo aconteceu.

3. Cliques em Links

A taxa de cliques é um indicador muito comum dentro das redes sociais, afinal, cada vez mais links de redirecionamento para outras páginas são usados como forma de interação e engajamento com o público.

Entretanto, um clique não indica que houve conversão ou permanência em sua página, sendo assim, uma métrica vazia se não for estabelecido um objetivo muito claro para o seu uso.

4. Compartilhamentos de publicações

O compartilhamento de conteúdos é um fator positivo, principalmente para fazer com que ele se torne viral.

Entretanto, ela não representa uma métrica determinante para o sucesso a longo prazo, principalmente se o conteúdo viralizado envolver humor ou apenas algo informativo.

5. Taxa de Rejeição

A Taxa de Rejeição pode indicar tanto o tempo de permanência reduzido do seu usuário no seu site ou blog quanto a falta de interação com os elementos dispostos ao longo do conteúdo.

Dessa forma, essa métrica revela vaidade quando não está alinhada com algum fator estratégico do marketing de conteúdo, afinal, somente a mensuração da taxa de rejeição não é um insight suficiente para implementar uma estratégia.

6. Quantidade de Seguidores

O número de seguidores pode ser considerada uma das métricas de vaidade mais valorizadas atualmente, visto que, na maioria das redes sociais esse número é visto como um indicador positivo de visibilidade.

Entretanto, dentro do marketing digital, o número de seguidores não é um indicador estratégico, afinal, ele não mensura o engajamento e conversões esperados com a publicação dos conteúdos.

7. Quantidade de visualizações de páginas

As Pageviews ou visualizações por páginas contabilizam a quantidade de vezes que seu conteúdo foi visitado, o que não mensura quantas pessoas navegaram na plataforma, mas sim, as visualizações de forma geral.

Dessa forma, essa métrica não te ajuda a tomar nenhuma decisão relevante para a estratégia do seu negócio devido a imprecisão da informação, o que caracteriza um indicador de vaidade.

Então, agora que você sabe o que são as métricas de vaidade e quais são as principais que você deve evitar, chegou o momento de conhecer quais são as métricas relevantes. Para isso, não deixe de conferir o tópico a seguir!

Quais são as métricas mais importantes no marketing digital?

Para um indicador valer a pena para o seu negócio ele precisa facilitar a tomada de decisão estratégica e contribuir para o crescimento do mesmo. Por isso, definir seu conjunto de métricas é essencial.

Diante disso, conheça as outras métricas que são realmente importantes e vão contribuir positivamente para os resultados da sua empresa:

1.Taxa de conversão em campanhas

A conversão do Lead em cliente é o principal objetivo das campanhas de qualificação. Por isso, acompanhar a métrica de taxa conversão vai indicar se as estratégias e ações implementadas por sua equipe estão na direção correta.

2.Taxa de conversões ao longo do funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia com foco no clienteque gera uma taxa de conversão importante para o desenvolvimento do seu negócio, pois envolve a qualificação dos leads que se tornam clientes.

Dessa forma, tal deve ser acompanhada e analisada periodicamente, visando retirar insights para viabilizar a fidelização de clientes.

3. Lifetime Value

O termo “Lifetime Value” pode ser traduzido como “valor da vida útil do cliente”. Essa métrica é muito importante para mensurar os lucros futuros que um bom relacionamento com os clientes podem gerar.

4. Custo de Aquisição por Cliente

O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica importante para mensurar os gastos em estratégias pagas de aquisição de leads, sendo assim, um dos principais indicadores para a saúde de um negócio.

Um exemplo de acompanhamento dessa métrica é a mensuração de custos de uma estratégia de mail marketing, tal que em pouco tempo pode ser alcançado um grande número de pessoas.

5. Quantidade de visitantes

De maneira contrária à visualização por página, a métrica de visitas vai mensurar o número de pessoas que acessaram sua página. Assim, o número de visualizações poderá ser relacionado ao engajamento gerado, o que é uma estratégia positiva.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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