Conhecida como uma das palavras “da moda”, Mindset tem sido um termo cada vez mais usado quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre como é importante passar por uma mudança de mentalidade para que certos objetivos sejam alcançados. 

Isso porque a transição apresenta-se como o primeiro passo para fomentar o desejo de se empenhar e aprender coisas novas, de aceitar desafios e evoluir sempre por meio do lifelong learning.

Mas o mindset ágil, de que você entenderá mais a respeito por aqui, possui um viés um pouco diferente: o gerenciamento de projetos através de métodos ágeis

Com diversas vantagens em relação ao modelo de gestão tradicional, o mindset ágil é a garantia de que o projeto tenha adaptabilidade e flexibilidade, tornando-se muito mais assertivo e próximo às expectativas do cliente. 

Para incorporar os princípios desse novo paradigma, é necessário adotar algumas práticas no desenvolvimento de um projeto. São elas que iremos abordar neste artigo. Além disso, você vai ver também como desenvolver o mindset ágil em uma equipe e como ele pode beneficiar a sua empresa. Bora? 

 

Ser ágil significa:

 

  • Simplificar o Mindset: mude sua forma de pensar, comunicar-se e visualizar um projeto. 
  • Pensar de “cima” para “baixo” (metodologia Top Down): após identificar qual será o valor mínimo do produto, é hora de destrinchá-lo em pequenas entregas, e não em requisitos, ok? 
  • Planejar de forma interativa: para garantir a melhoria contínua, o manifesto ágil defende a participação ativa de todos da equipe durante a fase de planejamento. 
  • Ser receptivo à ideia de combinar as metodologias, frameworks e boas práticas existentes: tenha em mente que não existe uma metodologia superior à outra. Assim, um gerente de projetos deve conhecer todas as boas ferramentas, podendo, inclusive, adotar métodos híbridos, que mesclam o tradicional com o ágil.
  • Entender que as pessoas precisam ser mais lideradas e menos gerenciadas: o líder, diferentemente do chefe, deve ser seguido de forma natural. Cabe a ele dar apoio, atuar como um facilitador e fortalecer a motivação da equipe. 

 

Características de um projeto com mindset ágil:

 

Agora que você viu o que constitui um mindset ágil, confira alguns dos pilares de sua aplicação em um projeto: 

 

  • Iteratividade: característica que garante processos cíclicos e monitoramento contínuo;
  • Avanço incremental: conforme o projeto vai evoluindo, entregas contínuas vão sendo realizadas e sujeitas à validação do cliente;
  • Times auto-organizados: todos sabem o que têm que fazer, fazem com maestria e trabalham de forma organizada. Não é papel do gerente ficar ditando o que deve ser feito, seu objetivo é orientar e atuar como um facilitador da equipe;  
  • Equipes multifuncionais: o time agile deve ser formado por profissionais com conhecimentos em diferentes áreas;
  • Inspeção de usuários: é um dos grandes diferenciais do mindset ágil. Defende que as mudanças sejam feitas de forma imediata, tornando o projeto totalmente adaptado às demandas do cliente; 
  • Maximizar valor: a equipe agile deve estar sempre pensando em agregar valor à solução proposta e evitar que ações de desperdício sejam realizadas.

 

Transição para o mindset ágil e a análise ADAPT

 

Primeiramente, vamos ver algumas das situações que indicam que o gerenciamento de projetos por métodos ágeis como o Scrum devem ser adotados. Para isso, podemos fazer uma análise “ADAPT”, formada pelos seguintes requisitos: 

 

AWARENESS: consciência de que o processo atual não está fornecendo resultados aceitáveis; 

DESIRE:  desejo de adotar o Scrum como uma maneira de resolver os problemas atuais da organização; 

ABILITY: habilidade para ter sucesso com o Scrum, que deve ser adquirida através de estudo e capacitação;

PROMOTION: promoção do Scrum e de seus resultados, através de repasses e relatos frequentes; e

TRANSFER: transferência das implicações do uso do Scrum em toda a empresa.

 

Desenvolvendo o mindset ágil na equipe

 

Tenha em mente que a mudança começa com a consciência de que o status quo não é mais desejável. 

No entanto, conscientizar as pessoas de que o que funcionou no passado não é mais a melhor opção pode ser extremamente difícil. Então, procure:

 

  • Comunicar a existência do problema para a empresa; 
  • Usar métricas; 
  • Executar um projeto piloto; 
  • Concentrar a atenção dos colaboradores nas razões mais importantes para mudar.
  • Alinhar incentivos (ou pelo menos remover desincentivos);
  • Criar um senso de urgência; e
  • Fazer com que a equipe leve o Scrum para um test drive.

 

Toda a conscientização e o desejo do mundo não levarão uma equipe a nenhum lugar se ela também não adquirir o mindset ágil. Ter sucesso com o Scrum requer que os membros não apenas aprendam novas habilidades, como também desaprendam as antigas. 

Assim, é necessário fornecer mentorias e treinamentos, responsabilizar os indivíduos, compartilhar informação e definir metas razoáveis.  

 

Como o mindset ágil do Scrum oferece adaptabilidade?

 

  • Os Sprints permitem previsibilidade, garantindo os pilares Scrum (Inspeção, Transparência e Adaptação) e a progressão para uma meta de Sprint em uma caixa de tempo de, no máximo, 30 dias; 
  • Trabalhar em time-boxes restritos possibilita o alcance de maior previsibilidade, já que as datas nas quais os próximos Sprints serão lançados são conhecidas, de modo que se torne uma questão meramente de que Sprint será trabalhada no pedido.

 

Pronto para desenvolver o mindset ágil?

 

Para desenvolver o mindset ágil, outro ponto extremamente necessário é conhecer o funcionamento dos métodos ágeis, pois, assim, desenvolvê-lo se torna natural. 

Como você viu, há diversos benefícios que podem ser desfrutados por quem adota o Scrum, uma metodologia que vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas.

Então, não perca a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre Scrum fazendo o curso Introdução ao Agile Scrum da Voitto! Com certeza vai ser um grande diferencial, tanto para o seu currículo, quanto para sua atuação profissional! 

Para saber mais, clique no botão abaixo: