Você já deve ter ouvido falar dos termos “missão”, “visão” e “valores”, e, provavelmente, deve ter associado isso a grandes empresas. Bem, essas definições devem ser feitas por todo novo empreendedor, seja para grandes ou pequenos negócios.

Pois, através disso, você poderá traçar um planejamento estratégico para seu negócio, integrando a operação da sua empresa com a motivação dos colaboradores no dia a dia.

Mas antes de definir esses conceitos de missão, visão e valores para a sua empresa, você deve saber administrar as finanças do seu negócio, pois isso é essencial para que seu empreendimento possa crescer de maneira sustentável.

Então, vale a pena aproveitar nosso curso gratuito de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira, ideal para você que quer empreender e vai administrar o próprio negócio. Clique no botão abaixo e confira o curso!

Agora vamos entender o que são missão, visão e valores e como uma empresa é definida por isso.

 

O que são “missão, visão e valores” de uma empresa?

 

A missão, a visão e os valores de uma empresa são mais que objetos de enfeite de uma organização. Os termos são ferramentas de estratégia e gestão, que devem ser bem definidos e revistos ao longo do tempo.

Então, vamos para a definição de missão, visão e valores.

 

O que é a missão?

 

A missão é a razão da existência da empresa; afinal, qual o benefício que o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio traz ao seu cliente? A missão está muito relacionada à proposta de valor que seu produto oferece a seu público alvo.

 

Qual a importância da missão?

 

Ao definir uma missão, você está deixando claros os objetivos do seu negócio em relação ao que pretende ofertar a seu cliente. Então, é importante defini-la para que você consiga elaborar um planejamento estratégico que vise sempre manter seu comprometimento com a missão da sua empresa.

 

Como definir a missão da sua empresa?

 

Pense, como já dito, no que o seu produto ou serviço entrega de benefício para seu cliente. Isto será a missão da sua empresa. Você pode analisar a missão de empresas semelhantes às suas ou aquelas que você admira, para ter uma referência.

Mas lembre-se: a missão deve ser curta. Isto porque ela deve ser facilmente lembrada pelas pessoas, pois é a razão de ser da sua empresa. 

Seguindo a sequência de missão, visão e valores, vamos ao conceito de visão.

 

O que é a visão?

 

 

A visão é o objetivo da sua empresa, para um período de tempo definido. É onde sua empresa almeja chegar através dos seus produtos entregando sempre o valor definido na missão. E, não deve ser uma meta inalcançável, ela demonstra o desejo real e possível do seu negócio.

 

Qual a importância da visão?

 

A visão deverá ser utilizada na definição de metas para o seu negócio, na construção de um planejamento estratégico que leve a alcançar o objetivo definido.

Então, é importante que sua empresa tenha e analise indicadores que demonstram os avanços do seu empreendimento. Para que, assim, a visão não seja apenas um sonho.

 

Como definir a visão da sua empresa?

 

Não ache que um objetivo é muito grande para seu negócio, se você está empreendendo tem sempre de buscar pelo crescimento e reconhecimento. 

Mas não adianta só querer chegar a um objetivo, mas não saber como; então, você deve conseguir estabelecer metas para esse objetivo e deve ter indicadores para medir o avanço dessas metas. Além disso, a visão da sua empresa deve ser divulgada, mas não as suas metas e indicadores.

 

O que são os valores?

 

Os valores de uma empresa refletem o comportamento que você espera nas relações da sua empresa com seus colaboradores e clientes. São baseados em princípios que irão refletir nas atitudes do seu negócio.

 

Qual a importância dos valores?

 

Guiar as atitudes da empresa e dos colaboradores, seja nas operações internas ou nas estratégias externas. Mas, é claro que isso vai exigir muito envolvimento e empenho da equipe, e nem todas as empresas definem valores.

Além disso, a definição dos valores pode ser usada nos processos seletivos, para a captação de novos funcionários, que estejam alinhados com a empresa.

 

Como definir os valores da sua empresa?

 

Os valores são definidos através do comportamento que inspira a empresa. Os valores devem ser passíveis de aplicação por todos, utilizados nos processos seletivos e na avaliação dos funcionários.

Então, não adianta sua empresa possuir valores inspiradores se esses valores são inalcançáveis.

Agora que você já sabe definir a missão, a visão e os valores para o seu negócio, vamos citar alguns exemplos de empresas que definiram esses conceitos ou apenas alguns deles.

 

Exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas

 

 

Dentro de cada empresa, existe uma filosofia diferente para missão, visão e valores. Abaixo, vamos citar os casos das empresas Cacau Show e Microsoft, e a missão e visão da Mercedes-Benz:

Cacau Show

Conheça a missão, a visão e os valores desta empresa:

  • Missão: “Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate”;
  • Visão: “Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”; e
  • Valores: paixão por realizar, mais com menos, inovação, atenção aos detalhes, cultivar relações com carinho e pragmatismo.

Se quiser conhecer mais sobre a história de sucesso dessa empresa, você pode conferir na nossa série como tudo começou da Cacau Show.

Microsoft

Abaixo estão citadas a missão, a visão e os valores da Microsoft:

  • Missão: “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial”;
  • Visão: “Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”; e
  • Valores: Integridade e honestidade; empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia; abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento; capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até o final; atitude crítica; dedicação para com a qualidade e o melhoramento pessoal; assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

Você também pode conferir na nossa série como tudo começou da Microsoft, a história de sucesso dessa empresa.

Nem todas as empresas definem os seus valores, como é o caso do nosso terceiro exemplo:

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz é um exemplo de empresa que não definiu o trio missão, visão e valores, mas só a missão e a visão:

  • Missão: “Nossa missão é ser reconhecida como a maior fabricante e fornecedora mundial de veículos comerciais, automóveis, agregados, componentes e serviços”;
  • Visão: “Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços”; e

Para saber mais sobre a história dessa empresa, veja nossa série como tudo começou da Mercedes-Benz.

Por fim, conheça a missão, a visão e os valores da Voitto:

  • Missão: “Impulsionar carreiras através de uma experiência de ensino confiável, prática e direto ao ponto”;
  • Visão: “Ser o maior e mais completo portal de geração de conteúdos de gestão”; e
  • Valores: agilidade na execução, liberdade para inovar, senso de reciprocidade, cliente como prioridade, foco no resultado, pessoas dedicadas e inteligentes.

 

Missão Voitto: impulsionando carreiras

 

Nossa razão de ser é trabalhar para que as pessoas consigam impulsionar suas carreiras através da educação e da capacitação.

Pensando nisso, dentre os cursos que oferecemos, temos um curso completo de formação empreendedora que vai desde a criação da ideia e do valor de um produto, até seu lançamento e manutenção no mercado. Tudo que você precisa saber antes mesmo de definir missão, visão e valores de um negócio.

No curso, então, você terá a oportunidade de seguir um passo a passo do planejamento que envolve a abertura de um novo negócio. 

Pronto para começar a trilhar o caminho que te levará à sua visão? Então clique no botão abaixo e confira o curso!

Mas antes de ir, não se esqueça de deixar um comentário! Seu feedback é muito importante para nós!